Logística

Qual é a importância de ter uma gestão de fretes?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em março 22, 2022 por Talitha Adde

Gestão de frete é uma estratégia que utiliza softwares para tornar o armazenamento, a circulação e a distribuição de mercadorias mais eficientes.


 O valor da entrega de produtos é um assunto sensível, que pode impactar tanto a decisão de compra de um determinado fornecedor quanto a expectativa do cliente no caso de não receber os produtos dentro do prazo acordado. Por isso, fazer a gestão de frete se torna cada vez mais necessário. 

Mas você sabe o que é a gestão de frete? De forma resumida, essa é uma estratégia que utiliza softwares para tornar o armazenamento, a circulação e a distribuição de mercadorias mais eficientes. 

Então, se você se interessou pelo assunto e quer saber a importância de ter uma gestão de fretes no e-commerce, continue com a leitura deste artigo, porque vamos explicar tudo sobre o tema! Vamos lá? 

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    Qual a importância da gestão de fretes no e-commerce?

    Para se diferenciar dos concorrentes, quem vende pela internet deve pensar em alternativas de entregas. Afinal, as maiores vantagens que você pode oferecer são distribuição rápida da mercadoria e valor de frete competitivo. E tudo isso uma gestão de logística eficiente pode oferecer. 

    Além disso, a estratégia pode te ajudar a melhorar outros aspectos da sua loja virtual, como:

    Centralização das informações

    Quando os dados sobre armazenamento de produtos de uma empresa são concentrados em um software, como o WMS, o resultado é um melhor controle de estoque

    Com as informações sobre o armazenamento de mercadorias em mãos, é possível gerar valores de frete com mais assertividade e, principalmente, rapidez.

    Melhora dos processos de logística

    Com a gestão de fretes, é possível melhorar o processo de logística do e-commerce, já que a adoção de softwares permite: 

    • Realização de cálculos mais precisos, evitando multas por erros na emissão de documentos fiscais, como o ICMS;
    • Aumento da produtividade na gestão de fretes, permitindo que o time responsável pelo setor concentre esforços em outras áreas do negócio; 
    • Informações atualizadas para tomada de decisões assertivas
    • Maior controle sobre os processos.

    Isso tudo permite que um e-commerce lucre mais com as entregas, oferecendo preços de frete mais competitivos, aumentando sua força no mercado e a taxa de fidelização de clientes.

    Como fazer gestão de fretes no e-commerce? 

    Quando bem planejada, a gestão de fretes pode interferir positivamente na margem de lucro, na negociação com transportadoras, na taxa de conversão e até na definição de políticas de frete gratuito. 

    Agora, confira um passo a passo para começar a fazer gestão de fretes no seu e-commerce:

    1. Calcular custo-frete e valor-frete

    Para fazer a correta gestão de frete no seu e-commerce, é necessário separá-lo em duas vertentes: o frete que você paga na compra de mercadorias e matérias-primas dos fornecedores e o frete que o seu cliente paga ao adquirir um produto. 

    A esses dois tipos de fretes damos o nome de inbound e outbound. Entenda melhor cada um dos conceitos:

    Frete inbound

    Também chamado de custo-frete, é o processo que tem início nos fornecedores e se encerra na sua empresa. 

    A gestão de fretes inbound trata dos transportes dessas mercadorias, controle de recebimentos e gestão de estoque.

    Frete outbound

    Conhecido como valor-frete, é o processo que ocorre desde a separação dos produtos no estoque até a entrega ao cliente final

    É importante ressaltar, no entanto, que, nos casos de frete grátis, essa conta passa para o frete inbound, já que o custo fica a cargo do vendedor, e não do comprador.

    2. Criar fluxos de mercadorias

    Depois de saber quais são os custos de frete e os produtos em que essa cobrança está embutida, bem como os prejuízos ou ganhos à margem de lucro, é hora de saber mais sobre os fluxos de mercadorias em todas as pontas da cadeia.

    Na gestão de frete, os fluxos de mercadorias podem ser determinantes para vários aspectos do seu negócio: desde o posicionamento do seu centro de distribuição até a comparação de preços entre diferentes fornecedores. 

    Da mesma forma que calculou os custos de frete inbound e outbound, você terá que olhar o negócio sob a perspectiva de fornecedores e clientes para definir esses fluxos. Por isso, faça as seguintes perguntas: 

    Onde estão os seus fornecedores? 

    Imagine que você tem um e-commerce com uma proposta muito interessante e atrativa para os seus clientes, mas os seus fornecedores estão em outra região do país. 

    Qual seria o impacto do frete inbound na margem de lucro dos seus produtos? Existem outros fornecedores mais próximos que compensem pelo frete mais barato das mercadorias?

    Quais são os principais destinos das suas mercadorias? 

    Essa informação é fundamental para comparar tabelas de fretes e entender se os preços oferecidos são realmente competitivos, considerando a proporção de envios que a sua loja faz para diferentes localidades.

    Por exemplo, se 50% dos seus clientes estão em São Paulo e os outros 40% se distribuem entre as regiões Sul e Sudeste do país. Nesse caso, é mais conveniente procurar uma transportadora que ofereça uma tabela competitiva nessas regiões ao invés de um operador que tenha valores mais equilibrados e competitivos para locais para onde você não costuma enviar mercadorias.

    💡Saiba mais: O que é frete SPOT e como funciona?

    3. Estruturar campanhas estrategicamente

    Um erro comum dos gestores de lojas virtuais é utilizar políticas de frete grátis sem uma estratégia e comprometer grande parte do seu lucro por conta de uma campanha impensada. Dito isso, o frete gratuito precisa ser planejado.

    Nos passos anteriores, você já deve ter descoberto os principais destinos das suas mercadorias. 

    Existem algumas estratégias que você pode adotar para definir suas políticas de frete grátis sem colocar em jogo a sua margem de lucro.Aqui vão algumas situações em que é conveniente isentar os clientes do frete:

    • Para determinados itens;
    • Por período;
    • Em uma área específica.

    Lembre-se: sempre que oferecer frete grátis aos seus clientes, a quantia passará do cálculo de valor-frete (o que é arrecadado dos clientes) para custo-frete (que é custeado pela sua empresa).

    4. Aumentar a taxa de conversão

    Segundo o Moosend, a taxa média universal de carrinho abandonado é de 69%, enquanto, na América Latina, é de 75,3%. No Brasil, de acordo com o E-Commerce Radar, ela é de 82%.

    Um dos motivos que desanimam os clientes é o cálculo do frete. Existem três situações comuns que podem fazê-los desistir da compra e abandonar o carrinho:

    • Preço: frete muito caro;
    • Prazo: muito tempo de espera;
    • Erro: pode ocorrer no webservice de cálculo de frete ou o endereço de destino pode oferecer restrições de entrega pelas transportadoras ou Correios.

    Em primeiro lugar, você precisa monitorar a sua página de cálculo de frete para entender se esse é o motivo do abandono de carrinho. 

    Ao observar alguma irregularidade nessa taxa, você pode fazer uma análise mais aprofundada para entender que aspecto contribui para a desistência da compra. Aqui, vale uma análise qualitativa com os seus clientes, por meio de entrevistas ou formulários, por exemplo.

    💡Saiba mais: 10 métricas do Google Analytics para monitorar seus resultados

    5. Implementar um sistema de ERP

    Para saber com mais precisão o que entra no estoque e os pedidos enviados aos clientes, é interessante investir em um sistema ERP (também conhecido como sistema de gestão empresarial) para manter o controle sobre as mercadorias e emitir as etiquetas de envio.

    Sistemas de ERP integram todas as áreas da empresa e centralizam as informações em um único lugar, facilitando a gestão no dia a dia.

    6. Negociar com transportadoras

    Após descobrir quais são as maiores demandas, desafios e despesas com o frete, é hora de negociar com as transportadoras

    Nesse estágio, é importante ter um plano e explicar a transportadora em quais regiões a sua loja precisa ter preços mais competitivos. Assim, o seu operador de transporte poderá oferecer tabelas com descontos mais agressivos nas áreas que você precisa.

    Conclusão

    Ao longo deste artigo, vimos a importância de contar com a gestão de frete para e-commerce. 

    Quando aplicada, a estratégia proporciona benefícios para a empresa como um todo, não somente para os aspectos operacionais que envolvem o transporte e o cálculo do valor das entregas.

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