Marketing

Taxa de conversão: o que é e como medir para ter sucesso

Postado por Mandaê

Atualizado em dezembro 2, 2021 por Agencia Chili

 

taxa de conversão como medir

A taxa de conversão é um indicador de desempenho fundamental para analisar o lucro ou o prejuízo do e-commerce, já que mede o percentual de visitantes da loja que efetuaram uma compra.

Apesar de ser tão importante, muitos empreendedores não sabem ao certo o que é essa métrica ou como medi-la em sua empresa. 

Para você não cair nesse erro, mostramos abaixo tudo que você precisa conhecer sobre o assunto. Assim, você saberá como utilizar esse dado para prever o sucesso do seu negócio ou verificar se algo não está funcionando corretamente.

O que é taxa de conversão

A taxa de conversão mede o número de pessoas que visitam o seu site e que realizaram uma determinada ação que tenha valor para o seu negócio.

Se você desenvolve uma estratégia para aumentar o seu mailing list e, com isso, realizar vendas por e-mail, a taxa de conversão nesse caso pode ser o cadastro na sua newsletter.

No entanto, a taxa de conversão também pode ser o percentual de visitantes que entraram em contato com você ou compraram um produto.

Neste post, vamos falar sobre o último caso: o percentual de visitantes que chegaram à sua loja e realizaram uma compra.

Por que medir a taxa de conversão

Em primeiro lugar, o segmento de e-commerce vem apresentando crescimento expressivo. Por exemplo, em 2020, o mercado online movimentou  R$ 87,4 bilhões. Isso representa um aumento de 41% em relação a 2019, segundo a pesquisa da Ebit/Nielsen.

A participação das pequenas e médias lojas virtuais também tem ganhado destaque. Estima-se que essa parcela representa quase metade do número de lojas virtuais existentes. 

Contudo, para aproveitar esse crescimento do mercado, é preciso se profissionalizar cada vez mais. Assim, você entende os principais conceitos que norteiam o sucesso ou o fracasso de sua loja e ganha destaque na internet.

Tenha em mente que cada decisão que você toma afeta o número de visitas à sua loja e o de compradores. Por exemplo, a qualidade das fotos dos seus produtos, a descrição dos produtos e até a navegação pelas páginas de categorias influenciam nas suas vendas.

A melhor maneira de entender o quanto suas ações estão contribuindo para o crescimento ou não do negócio é medir periodicamente a taxa de conversão. Apenas assim você conseguirá ter uma visão clara das vendas e receitas perdidas e o que precisa ser feito para contornar isso.

Como medir a taxa de conversão

Para descobrir a quantidade de visitantes do seu e-commerce que se converteram em clientes, basta dividir o número de visitas pelo número de conversões. Assim:

👉 Taxa de Conversão = número de vendas ÷ pelo total de visitas na sua loja virtual.

No Google Analytics você tem acesso a esse indicador de forma bem simples: depois de verificar a conta do Analytics no seu serviço de host ou na plataforma da sua loja virtual, você poderá habilitar a opção “E-commerce” e ter acesso à ferramenta “Taxa de conversão”.


O que é considerada uma boa taxa de conversão?

Muitas especialistas em e-commerce citam que uma boa taxa de conversão é algo em torno de 2% e 3%, mas esse número pode mudar de caso para caso. Além disso, muitos outros fatores devem ser considerados antes de fazer qualquer tipo de afirmação, como visibilidade, taxa de rejeição, tempo médio no site e fontes de tráfego.

Claro, quanto mais alta estiver a sua taxa de conversão, melhor. No entanto, independente de qual número você tenha em seu negócio, seu objetivo central deve ser conquistar uma taxa de conversão maior do que a atual e acompanhar o seu progresso.

Como melhorar a taxa de conversão

A forma mais eficaz de melhorar a sua taxa de conversão é implementar testes. Às vezes, uma pequena mudança é capaz de aumentar as vendas. Porém, isso só é possível se você acompanhar os números atuais, determinar o que quer testar, medir os resultados dos testes e repetir isso quantas vezes for necessário.

Teste A/B

O teste A/B é uma das principais técnicas utilizadas para aumentar a taxa de conversão de um site. Por exemplo, se você utiliza um banner na página inicial do seu e-commerce para divulgar promoções ou uma categoria específica de produtos, você pode criar duas versões diferentes e fazer um teste A/B para saber qual tem melhor performance.

Você cria duas versões alternativas da sua página (página A e página B), cada uma com um banner diferente e um call to action (chamada à ação) diferente. Assim, o software de teste A/B direciona 50% do tráfego de entrada para a página A e 50% para a página B. A página com mais conversões (em que mais pessoas interagiram) ganha.

Para decidir quais testes você deve fazer, primeiro considere o potencial aumento na receita que esse teste pode proporcionar. É importante testar uma hipótese de cada vez, caso contrário você não saberá qual mudança fez diferença.

Confira os principais pontos que você deve verificar no Teste A/B:

  • Manchete – Você deve ter uma manchete forte, convincente e crível, que promova a sua oferta principal.
  • Layout de página e navegação – É preciso se certificar que a navegação é atrativa para o usuário.
  • Oferta – Verifique quais tipos de ofertas atraem mais a atenção dos visitantes da sua loja.
  • Tamanho dos botões e textos do seu CTA – Ampliar os botões de ação geralmente ajuda e o texto da sua chamada à ação (por exemplo, “Aproveite”, “Compre agora” ou “Receber cupom”) deve ser testado constantemente.
  • Mudança radical – Às vezes, você quer comparar duas abordagens totalmente diferentes.

Para implementar um teste A/B você deve utilizar uma ferramenta de testes ou, caso tenha uma equipe de desenvolvedores, solicitar a criação de maneiras de direcionar 50% do seu tráfego para uma parcela do seu público e 50% para o restante.

Existe uma ferramenta chamada Optimizely e o portal de tecnologia e cultura digital Mashable listou 10 ferramentas de teste A/B que podem ajudar a melhorar a conversão.

Fique atento ao seu funil de vendas

Às vezes, o que pode prejudicar as suas conversões é que você está solicitando a compra de um produto de forma muito rápida. O visitante pode apenas estar navegando na internet e não estar psicologicamente pronto para comprar um item agora.

Em seu funil de vendas, lembre-se que é preciso conquistar a confiança do visitante da sua loja e desenvolver um relacionamento para, então, ter a compra efetivada depois de toda uma jornada.

+ Funil de vendas: uma poderosa arma de conversão

Crie uma proposta de valor clara e atraente

A proposta de valor é um conceito de marketing que determina se o que o seu negócio oferece realmente tem valor para os seus clientes. É formada por um bloco de texto com um título, subtítulo e um parágrafo de texto aliado a um bom visual, como fotos ou recursos gráficos, que deve estar na página inicial do seu site.

Desse modo, se a página inicial da sua loja ou as páginas de categorias dos seus produtos simplesmente contêm o nome da sua empresa ou do produto, provavelmente seu negócio está sendo prejudicado por isso.

A proposta de valor deve dizer de forma clara e imediata os benefícios da sua empresa ou dos itens que você vende. Além de ser a primeira informação que os visitantes veem na home do seu e-commerce, deve ser visível em todos os principais pontos de entrada do site. Ou seja, não é apenas por estética, mas principalmente para melhorar o seu valor no ciclo de vida do cliente e aumentar a taxa de conversão.

💡 O que é proposta de valor e como criá-la para impulsionar seu negócio

Tenha preços de frete competitivos

Segundo uma pesquisa internacional realizada em 2020, custo alto de frete é o responsável por 60% dos abandonos dos carrinhos de compra nas lojas virtuais. Isso ocorre, pois muitas vezes o preço do frete é praticamente o mesmo ou até maior do que o preço do produto comprado.  

Oferecer custos de frete atrativos para o cliente final é estratégico para a loja virtual. A Mandaê, plataforma de logística, trabalha com tabelas competitivas e adaptadas ao mercado, oferecendo competitividade ao lojista nos custos de frete, possibilitando  melhores conversões no carrinho de compras. 

Ofereça o melhor SLA de entrega 

O Service Level Agreement, ou SLA, é um indicador importante para medir o nível de qualidade do serviço prestado pelo parceiro logístico para a loja virtual e também para medir se os serviços acordados em contrato estão sendo cumpridos.  

Quando falamos do serviço prestado por transportadoras, é importante medir o SLA de entrega. Esse índice mede os indicadores relativos à entrega das encomendas, como o volume de entrega, custo do serviço, prazo de entrega, qualidade de entrega, entre outros.  

Por exemplo, no painel da Mandaê a loja virtual consegue medir o desempenho dos seus envios. É possível consultar a quantidade de encomendas entregues dentro e fora do prazo.

Quanto maior o número de encomendas entregues dentro do prazo, maiores serão as chances do cliente final repetir a compra no e-commerce.

Disponibilize uma solução de logística reversa  

Segundo pesquisa recente, 96% dos consumidores repetiriam a compra em uma empresa que oferecesse um serviço de devolução de encomenda ágil. A compra online pode gerar pedidos de logística reversa, pois o consumidor está comprando um produto sem vê-lo pessoalmente. Oferecer esse tipo de serviço de forma ágil e eficiente pode aumentar a fidelidade dos consumidores em sua loja. 

A Mandaê oferece o serviço de logística reversa em seu painel de ocorrências. O lojista pode fazer a solicitação e acompanhar o status quando desejar.

Ofereça clara comunicação sobre o rastreio de encomendas

Oferecer o acompanhamento do envio da encomenda é importante para transmitir confiança ao seu cliente final. Uma clara comunicação sobre o rastreio também permite a redução do número de chamados na central de atendimento do e-commerce.

Quando o cliente final tem visibilidade do pedido, a experiência de compra torna-se muito mais agradável. Isso garante a fidelização e a reputação da sua loja.

Por conta disso, a Mandaê oferece um serviço de rastreamento chamado Rastreaê, que permite que usuário acesse o histórico e a situação detalhada de todos os pedidos.

Se você ainda não é parceiro da Mandaê, então conheça todas as vantagens de utilizar nossa plataforma digital.

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!