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6 dicas para vender mais no Instagram

Postado por Mandaê

Atualizado em outubro 13, 2022 por Livia Ferreira

O Instagram é a rede social que permite a interação com o público por meio de curtidas e comentários em imagens, fotos e vídeos. Ele é uma ótima ferramenta para que as marcas alcancem um volume maior de pessoas, além de ajudá-las a divulgar seus produtos, realizar vendas e fidelizar clientes. Por isso é importante conhecer algumas dicas para vender mais no Instagram.

Com ações precisas e bem trabalhadas, é possível atrair clientes e concretizar as vendas facilmente, tudo dentro da plataforma. Podemos dizer, portanto, que as redes sociais servem para expor a raiz da marca.

O que se conhece hoje sobre marketing é quase totalmente digital. Hoje, ter um perfil nas redes sociais é como exibir o letreiro de uma loja. Os clientes vão passar, olhar e estabelecer parâmetros para decidir se devem comprar ou não daquela loja. Ou seja, o Instagram serve para que as empresas se mostrem.

Quer entender mais sobre como funciona essa rede social para as empresas e quais as melhores dicas para vender mais no Instagram? Então, fique por aqui e acompanhe! 

O que é Instagram?

O Instagram é uma das redes ou talvez a rede com mais alcance hoje em dia, se for feita uma comparação com todas as outras plataformas. 

Com mais de um bilhão de usuários ativos de modo mensal, o Instagram conquistou o status de rede social com a maior taxa de engajamento de todo o mundo. Além de ser uma das redes sociais mais utilizadas em todo o planeta e, de forma especial, no Brasil.

O aplicativo que, cada vez mais, vai influenciar nas decisões de compra é ideal para todos os negócios que querem propagar seus produtos ou serviços. Seja para empresas que vendem portões automáticos, cortina de vidro para varanda ou mesmo para divulgar um evento, como um workshop feminino, por exemplo, o Instagram será o canal ideal.

Portanto, as empresas que ainda não investem nessa plataforma estão jogando fora a chance de vender mais, se aproximar da audiência e criar uma boa imagem da marca. Afinal, quanto mais pessoas alcançadas, mais efetivo será o número de vendas da empresa.

Por que adotar o Instagram?

O Instagram é o lugar ideal para as marcas que querem chamar a atenção dos clientes. Porém, a empresa precisa estudar bem o seu público-alvo para entender de que forma os seus produtos podem ajudar a solucionar as dores das pessoas.

Tomemos por exemplo uma empresa que vende uniforme de trabalho personalizado. A partir do momento que ela se estabelece na internet, ou seja, cria um perfil nas redes sociais, as chances de ser encontrada por outras empresas que precisam de uniformes são muito maiores. Além disso, é mais barato investir em uma rede onde todos os seus clientes podem estar do que naquelas que os clientes sequer pensam em usar, não é mesmo?

Sabendo disso, é possível constatar que o Instagram é a solução que as marcas precisam para ganhar mais destaque, atrair mais leads, gerar engajamento e se conectar, ativamente, com seus clientes — o que é algo bom.

Como funciona o Instagram?

O Instagram é uma rede social que trabalha com o desejo das pessoas, diferentemente de algumas outras que apresentam um objetivo mais informacional ou educativo.

O objetivo da plataforma não é vender de fato, é apenas ser um lugar onde as pessoas possam se divertir e descansar, principalmente após um dia cansativo de trabalho. Então, as marcas viram aí uma oportunidade para despertar a atenção das pessoas e oferecer os seus produtos.

Hoje em dia, uma companhia de tela mosquiteira para janela, por exemplo, ou de vaporizador de cabelo profissional pode investir nessa rede social para alcançar aquelas pessoas que, em algum momento, despertaram o desejo de adquirir esses produtos. Por meio de anúncios pagos que usem alguns gatilhos mentais, é possível reter a atenção dos usuários e encaminhá-los à sua página de venda.

Portanto, com base em tudo que você leu até aqui, fica claro que todos os negócios precisam estar dentro do Instagram. Eles devem ter o seu espaço nessa rede porque a forma como o cliente compra mudou. Da mesma forma, as empresas devem adaptar-se a isso se quiserem continuar vendendo a longo prazo.

O que é Instagram para empresas?

O Instagram para empresas, também conhecido por Instagram Business, é uma ferramenta do próprio Instagram para que as corporações tenham um perfil empresarial na plataforma.

Com ele, a marca pode fazer os anúncios, saber quem são seus seguidores, entrar nos dados de alcance e engajamento de cada publicação e aproveitar muitos outros recursos.

Esse agrupamento de ferramentas que a plataforma disponibiliza ajuda na criação de estratégias para propagação da marca. Além disso, permite captar os leads, aumentar as vendas e promover o engajamento online. Pode-se ver que são pontos muito importantes para as empresas que querem aumentar o faturamento.

Com todas essas métricas, é possível compreender, detalhadamente, o perfil dos seus seguidores, o que possibilita construir campanhas mais segmentadas que tragam resultados muito mais efetivos para a empresa.

Qual a importância do Instagram Business?

Além do fator-chave que já mencionamos, relativo ao grande volume de usuários presentes na plataforma, o Instagram Business oferece um perfil adaptado, com vários dados que facilitam a gestão da marca online e dão a possibilidade de criar anúncios pagos.

Outra razão para criar um perfil empresarial é que os planos estratégicos de marketing digital estão ganhando cada dia mais poder dentro do mercado.

Afinal, só no Brasil, quase 80% das pessoas têm acesso à internet. Ainda, o meio digital permite formas personalizadas e úteis para fazer a propagação das marcas de modo segmentado.

As pessoas gastam boa parte do tempo com seus smartphones na mão, vendo notícias, conteúdo de humor e posts de amigos. Sendo assim, não demorou para que as marcas levassem em conta o potencial da ferramenta em termos de alcance.

A rede conta com pessoas bastante engajadas e constantes. A sua presença na plataforma vai modernizar a sua imagem no mercado, além de construir uma relação boa com os seus clientes, fundamentadas em informações importantes e um branding bem atraente.

Como usar o Instagram comercial?

Para saber bem como explorar os elementos do Instagram para empresas, é necessário saber como a plataforma costuma funcionar. Se você é uma empresa que vende bolsas de plástico personalizadas, por exemplo, precisa conferir todas essas informações.

Permitindo o acesso a vários dados que ajudam na gestão da marca, o perfil comercial não restringe ações de campanhas e seus resultados, o que ocorre com o uso de um perfil tradicional. Veja, a seguir, algumas funcionalidades da ferramenta:

Análise de métricas

No começo, as únicas métricas que as contas empresariais tinham acesso eram curtidas, visualizações e comentários.

Com o decorrer dos anos, o Instagram comercial foi evoluindo. Hoje em dia, os negócios podem ver várias métricas e índices de performance que simplificam a otimização de campanhas dentro da rede social.

Alcance

Trata-se da quantidade de contas que visualizaram alguma das publicações da marca. Essa métrica indica em números o quanto a sua página é importante para os seguidores.

É possível melhorar ainda mais esse número com o uso de hashtags, legendas criativas e muitas imagens. Isso pode ajudar muito um perfil a crescer e ganhar visibilidade, principalmente no que diz respeito ao alcance.

Impressões

Impressões são a quantidade de vezes que as postagens do perfil foram vistas. Com essa métrica, é possível entender se os posts de fato são interessantes para o público em questão e quais publicações tiveram maior destaque.

Cliques no site

Esse é o dado ideal para saber se uma estratégia nas redes sociais está de fato dando bons resultados. Ela mostra quantas pessoas foram até o site do negócio por meio do Instagram.

Seguidores e visualizações

Pode até parecer simples, mas essas métricas fazem toda a diferença em sua rede social. Por meio do número de seguidores e visualizações, é possível entender quais são os melhores horários para as publicações, a quantidade de seguidores ativos e os seguidores novos. 

Além disso, a ferramenta fornece dados demográficos, como sexo dos seguidores, faixa etária e localização. Já as visualizações indicam quantas vezes a página está sendo exibida.

Anúncios

Por fim, o anúncio é uma das melhores funcionalidades do Instagram para empresas. Com o uso do gerenciador de anúncios, as campanhas podem se tornar segmentadas, atingir o público-alvo e trazer mais visibilidade para a marca.

O Instagram é a rede social que predomina nos smartphones no mundo todo. De fácil acesso e altamente conectado, ele é a solução para ter presença no digital, chamar atenção de mais leads e consolidar a marca.

6 dicas para vender mais no Instagram

A seguir, serão destacadas algumas dicas para vender mais no Instagram. Há diversas outras possibilidades, mas estas são as mais certeiras. Confira:

  1. Criar uma estratégia de marketing para o Instagram;
  2. Desenvolva um exército de afiliados;
  3. Faça a revisão de suas estratégias de precificação;
  4. Alargue seus canais de divulgação;
  5. Varie todas as suas ofertas;
  6. Desenvolva ações de controle de atendimento ao cliente.

Essas são as orientações para que as vendas sejam alavancadas. Ao implementá-las, é importante que se tenha bastante cuidado para que o perfil da empresa esteja coerente.

Anotou as dicas?

Se a sua empresa focar em manter uma boa taxa de respostas no Instagram, com o monitoramento das métricas certas, o nível de engajamento deve aumentar e o das vendas, subir. 

O Instagram está muito mais presente no cotidiano das pessoas do que elas pensam. O volume de usuários nessa rede é muito grande, por isso as corporações devem investir nessa plataforma para que os consumidores interajam e comprem mais da marca.

Quer saber como tornar o seu Instagram mais atrativo? Continue por aqui e confira as dicas! 

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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