
Postado por Mandaê
Marketing
Postado por Mandaê
Atualizado em março 23, 2022 por Talitha Adde
A definição do público-alvo é determinante para o sucesso do seu negócio. Obviamente nem todas as pessoas se sentirão atraídas pela sua loja virtual. Por isso, para desenvolver estratégias de marketing eficazes é preciso que sua a comunicação seja dirigida às pessoas certas. Ou seja, tem que haver uma identificação entre o público e o seu e-commerce.
Com a gama de consumidores que existem, as empresas precisam fazer mais para converter mais. E como definir uma direção? É o que mostraremos neste post.
Você já deve ter em mente que o público-alvo é para quem você vai vender, com quem você vai falar e quem está interessado no seu produto. Esse pensamento não está errado, mas a grande questão aqui é definir esse “quem”.
O público-alvo (ou target) é um grupo de pessoas que tem em comum o interesse pelo que sua empresa pode oferecer. Seu target pode ser definido pelos seguintes critérios: faixa etária, região, classe social, poder de compra, comportamento ou preferências.
Por exemplo, o público-alvo de um e-commerce de decoração para casamentos pode ser de mulheres de classe média, entre 29 e 36 anos que estão planejando seu casamento. Elas leem blogs sobre beleza, vestuário ou decoração de interiores e artesanato. As redes sociais que mais usam são Facebook e Instagram.
A partir do momento que você obtém essas informações, é possível planejar como deve concentrar seus esforços de marketing e verificar se a sua marca oferece uma mensagem original que, neste caso, remeta a emoção do momento especial que é o casamento ou que os posts do seu blog e redes sociais abordem corretamente esse assunto. Preocupe-se em fazer com que sua mensagem atenda às expectativas do que o seu público espera.
Nesse exemplo a segmentação pôde ser bem específica, mas nem sempre é assim. O público de um e-commerce pode ser variado.
A diferença do público-alvo para a persona (ou buyer persona) é que este último se refere a um perfil mais preciso. Uma empresa pode criar vários perfis de personas diferentes, mas cada um terá um nome, idade, endereço, cargo e renda, ou seja, muito mais características definidas e afuniladas, personificando o cliente ideal. Nessa personificação é criado um contexto com base nas características levantadas, por exemplo:
Jack Rowland tem 32 anos, é casado, trabalha com suporte ao cliente e apresenta muita habilidade nisso. Ele adora poder ajudar os outros. Diariamente presta serviço de atendimento e dá auditorias com foco em KPI. Quando há um problema, ele sempre prefere tratar pessoalmente com os clientes. Busca um sistema simples e intuitivo para que possa encontrar soluções rapidamente.
Ambas as pesquisas para definir o público-alvo e para a criação das personas são importantes, mas o ideal é que o público-alvo seja parte do plano de negócios, ou seja, tenha sido definido antes do seu e-commerce ficar ativo no mercado.
Se você ainda vai abrir seu comércio eletrônico, ou seja, não começou a efetuar vendas e consequentemente não tem uma base de clientes, o ideal é que estude a fundo o mercado, analise o público que seu segmento quer atender e trace esses dados com a identidade da sua marca para chegar perto do seu público ideal.
No entanto, se você já tem um e-commerce consolidado pode utilizar essa pesquisa para conhecer melhor seus clientes de maneira a adotar ações mais eficazes para atraí-los à sua loja, garantindo a compra, a satisfação e a fidelidade do consumidor.
Para definir o público-alvo é preciso levar em conta alguns fatores, como:
Esses aspectos podem variar de acordo com o segmento do seu negócio. Da mesma forma que algumas informações podem ser acrescentadas, outras podem ser descartadas.
O levantamento das informações necessárias para a definição do público-alvo envolve a coleta de dados secundários e primários.
A pesquisa de dados secundários envolve dois aspectos:
Já os dados primários são informações que não estão disponíveis. Para obtê-las é necessário desenvolver uma pesquisa para identificar o público-alvo e definir os objetivos da sua empresa, a fim de estabelecer metas e desenvolver as principais ações.
De acordo com a cartilha Como Elaborar uma Pesquisa de Mercado, desenvolvida pelo Sebrae, o primeiro passo é identificar seu objetivo principal e os secundários:
Conhecer os clientes e suas preferências para desenvolver ações que possam atrai-los ao seu negócio.
1. Identificar os clientes que comprariam em sua loja:
2. Identificar os hábitos de consumo desses clientes:
3. Identificar variáveis que motivam a compra:
4. Identificar detalhes da experiência de compra do cliente em sua loja virtual:
Agora que você sabe exatamente o que precisa buscar, estruture as questões para enviar uma pesquisa à sua base de clientes. É possível utilizar a ferramenta gratuita do Google, o Google Forms, ou optar por uma opção paga como o SurveyMonkey (disponibiliza um plano gratuito, mas com perguntas e respostas limitadas).
Para refinar ainda mais sua análise, após se aprofundar nas respostas da pesquisa, selecione perfis de clientes para uma conversa por telefone ou presencial.
Além de encontrar respostas por meio da pesquisa com o consumidor, você pode procurar empresas especializadas no assunto ou até mesmo criar uma abordagem personalizada para o seu público com a ajuda de uma agência de comunicação.
Por último, mas não menos importante, estude os erros e acertos da concorrência. Isso vai ajudar a impulsionar as vendas do seu produto, dar a você mais vantagem sobre outras empresas iniciantes do mesmo segmento e pode diminuir seus esforços em marketing, uma vez que se for aplicado diretamente no foco, os resultados surtem mais efeito.
Ao definir o público-alvo, você terá condições de atender às necessidades dos seus clientes de forma muito melhor e garantir a satisfação que procuram. E quando acertar em cheio, seus clientes certamente dirão: “Isso é exatamente o que eu estava procurando”.
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