
Postado por Talitha Adde
Marketing
Postado por Talitha Adde
Atualizado em março 23, 2022 por Talitha Adde
Análise Cohort é uma métrica utilizada para analisar como diferentes grupos de clientes se comportam ao longo do tempo. Com essa metodologia, um gestor pode ter uma visão clara e rápida sobre as tendências de retenção dos compradores e, consequentemente, sobre a performance do seu negócio.
Com o crescimento das vendas pela internet no Brasil, a concorrência entre lojas online se torna cada vez mais acirrada, exigindo do empreendedor mais assertividade na tomada de decisões. Para isso, algumas métricas do mercado, como a análise de Cohort, funcionam como facilitadores para uma gestão do negócio mais eficiente.
De forma resumida, o Cohort é uma análise que mede o comportamento dos consumidores dividindo-os em caraterísticas que eles têm em comum. A partir dos dados extraídos, é possível entender tendências específicas em uma operação.
Então, quer saber melhor o que é a análise de Cohort e como utilizá-la? Continue com a leitura deste artigo que vamos explicar tudo a respeito!
Análise Cohort é uma métrica utilizada para analisar como diferentes grupos de clientes se comportam ao longo do tempo.
Com essa metodologia, uma loja virtual, por exemplo, pode ter uma visão clara e rápida sobre as tendências de retenção dos compradores e, consequentemente, sobre a performance do seu negócio.
Assim, é possível monitorar como os usuários se comportam em intervalos de tempo específicos e, mais do que isso, é uma maneira de entender como esse mesmo comportamento diferencia-se entre os grupos de consumidores.
Agora, você deve estar se perguntando: por que isso seria útil para o meu e-commerce? Muitos gestores caem na armadilha de analisar suas principais métricas em um determinado período, usando como parâmetro os visitantes e consumidores.
A partir daí, fazem julgamentos sobre a performance do negócio e tomam decisões com base nessas informações.
O problema é que uma experiência não é a mesma para todos os consumidores. A seguir, confira algumas razões que podem explicar isso:
Cada cliente está em um momento diferente da jornada de compra. Enquanto uma determinada pessoa está fazendo a sua primeira compra, outro comprador pode estar convertendo pela terceira vez em um mesmo negócio.
💡Saiba mais: Jornada do cliente: entenda como funciona e melhore suas vendas
Se você vende por uma loja virtual, é comum que o seu site passe por constantes mudanças à medida que você tenta melhorar a experiência do usuário. Mais uma vez, isso significa que a satisfação do cliente com seu negócio pode mudar em um curto período de tempo.
Agora, dá para perceber que trabalhar só com médias para determinado mês, por exemplo, pode esconder informações importantes sobre o desempenho de certas métricas.
Nesse sentido, a análise cohort é um método para verificar se as mudanças para melhorar a experiência dos clientes e as estratégias de marketing têm surtido o efeito esperado.
Quando analisados corretamente, esses dados permitem responder a algumas questões, como:
Para fazer uma análise Cohort, siga o passo a passo abaixo:
Como toda estratégia, antes de fazer uma análise Cohort, é importante definir o que será analisado em sua operação. Abaixo, seguem alguns exemplos:
Definido os tipos de análise, a próxima etapa é separar os grupos de clientes para o diagnóstico. Para identificá-los, algumas ferramentas como o Google Analytics ou um sistema CRM eficiente vão auxiliar nessa segmentação, que podem ser divididas em:
Agora, chegou a hora de determinar as métricas de vendas para acompanhar os resultados. Seguem alguns pontos que você pode levar em consideração:
Em geral, as escalas de tempo em uma análise Cohort são mensais. Mas isso pode variar de acordo com o perfil da sua empresa.
Se você faz vendas no modelo B2C (Business-to-consumer), por exemplo, uma alternativa é quebrar os dados em intervalos quinzenais, já que o ciclo de vendas é mais curto e outras compras podem ser mais recorrentes.
Com tudo definido, é preciso monitorar continuamente os dados.Para ajudá-lo nessa tarefa, elaboramos um guia detalhado de como fazer análise Cohort e compartilhamos com você exatamente o mesmo modelo de planilha do Excel que utilizamos na Mandaê. Baixe gratuitamente e tenha um e-commerce mais rentável!
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Veja abaixo sete maneiras de como usar a análise Cohort para melhorar as estratégias do seu negócio:
Você pode fazer uma previsão do lifetime value (ou o total de lucro que você tem com seu cliente ao longo de todo ciclo de vida dele) fazendo uso da análise Cohort.
Essa métrica pode ser extremamente útil para determinar o quanto você precisa gastar para adquirir e reter um cliente.
Você conseguirá verificar se uma mudança na experiência do consumidor melhorou a taxa de conversão e em que escala.
Isso serve, por exemplo, para o caso de querer mensurar se está ou não convertendo mais clientes na primeira visita à sua loja virtual.
Mensurar os resultados de forma incorreta pode mascarar problemas na aquisição e retenção de clientes.
Por exemplo, se você está adquirindo um número considerável de novos usuários de vendas e só focar no aumento das vendas, tudo pode parecer perfeito Mas após um tempo, você pode ficar surpreso ao perceber que conforme os meses passam, o engajamento sofre uma queda considerável porque o ciclo de vida desses clientes é muito curto.
Não caia nessa armadilha: um bom desempenho é sustentado por um rápido crescimento.
Essa métrica é perfeita para aqueles que já sabem quais ações aumentam as chances de um novo consumidor se tornar um excelente cliente.
Se não for esse o seu caso, tente fazer uma análise entre os seus melhores consumidores e agrupe os dados que eles têm em comum. Os padrões podem ajudar a entender comportamentos.
Nesse sentido, você pode usar a análise Cohort para mostrar como diferentes clientes se comportam ao longo do tempo ou se o número de visitas mensal cair bruscamente, por exemplo.
Acredite, você pode ter um e-commerce de sucesso! Mas, para isso, o primeiro passo é não tomar nenhuma decisão por feeling ou “achismo”. A partir da análise Cohort, avalie todos os dados do seu negócio e defina as suas estratégias com base nesse estudo.
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