
Postado por Talitha Adde
E-commerce
Postado por Talitha Adde
Atualizado em maio 12, 2022 por
Em mercados cada vez mais competitivos, é fundamental pensar em como diferenciar a sua loja virtual. Basta lembrar que o consumidor, antes de comprar um produto, faz muitas pesquisas na internet. Mas como se destacar? Uma forma é utilizar as estratégias de cross selling e up selling.
Esses são modelos adotados por empresas que querem aumentar suas receitas por meio de vendas não planejadas, ao mesmo tempo em que elevam a experiência de seus clientes.
💡 Saiba mais: Customer experience no e-commerce é fundamental para reter mais clientes
Então, quer saber como fazer cross selling e up selling? Continue com a leitura deste artigo e saiba tudo sobre o assunto!
Cross selling é uma técnica que estimula o cliente a concluir uma compra levando produtos que a complementam.
Lojas virtuais costumam utilizar muito essa tática ao oferecer itens complementares com as mensagens: “frequentemente comprado juntos”, você também vai gostar de”, “pessoas que compraram esse produto também levaram” ou “leve esses dois produtos por menos”. Veja um exemplo:
Lembre-se que a melhor estratégia de venda cross selling é pensar em produtos que combinam entre si e que são vantajosos tanto para a satisfação do cliente quanto para o aumento do lucro da empresa.
Já o up selling é uma tática usada para incentivar o consumidor a comprar outra mercadoria da loja, oferecendo durante a pesquisa um item com mais recursos ou de melhor qualidade. Confira:
Por exemplo, se a empresa está vendendo um notebook, utilizando estratégias de up selling, durante a pesquisa podem sugerir outros modelos do produto, com adicional de 4 GB de RAM ou com 500 GB de disco rígido.
As estratégias de cross selling e upselling oferecem uma série de benefícios, como:
Agora, veja as principais dicas para colocar as estratégias de cross selling e up selling em prática:
Ao montar uma estratégia de cross selling e up selling, o ideal é mostrar itens relevantes no anúncio do produto, como acessórios complementares ou alternativas para o mesmo item, com tamanho e cores diferentes ou mais recursos tecnológicos.
Por exemplo, vamos supor que você venda itens para fotografia pela internet. Ao anunciar uma câmera fotográfica, na estratégia de cross selling, é possível oferecer uma bolsa para proteger o equipamento ou uma lente extra.
Já com o up selling, você consegue ofertar um produto com um cartão de memória mais potente.
Para aproximar a sua loja do cliente durante uma compra, ao fazer cross selling e up selling, mude o pronome de tratamento na página de anúncio do produto.
Utilize, por exemplo, “você” em vez de “nós”: “você também vai gostar”. Evite “nós achamos que você também vai gostar”.
Trabalhar com gatilhos mentais do seu público pode ser uma excelente técnica de persuasão para vender online.
Por essa estratégia, entende-se que são estímulos que o cérebro recebe para facilitar o processo de tomada de decisão. Então, ao fazer cross selling e up selling, o ideal é trabalhar o senso de urgência em seus anúncios, como “oferta por tempo limitado” ou “poucas unidades”.
Outra forma de estimular a venda cruzada é oferecer desconto em um dos itens ofertados na página de vendas.
Se você vende roupas pela internet, por exemplo, ao anunciar uma camisa social, é possível disponibilizar uma gravata com desconto no mesmo anúncio.
💡 Saiba mais: Como montar loja virtual de roupas?
Mais importante do que oferecer alternativas ao cliente é mostrar o valor dessas aquisições.
Se o consumidor se interessar por comprar queijos, por exemplo, ofereça um vinho premiado para acompanhar. Isso demonstra oportunidade e valor.
As estratégias de venda cross selling e up selling são extremamente sensíveis e devem ser feitas com cuidado. Portanto, é importante sempre lembrar que se trata de uma oportunidade e não uma nova venda.
Por isso, as sugestões de troca ou acréscimo devem estar diretamente relacionadas ao produto. Por exemplo, se a empresa vende tênis, deve sugerir meias como complemento. Se vende panelas antiaderentes, uma espátula de silicone pode ser o produto ideal.
Apresentar muitas opções pode confundir e gerar dúvida no cliente, ocasionando abandono de carrinho.
Por isso, o ideal é que a sugestão mire dois ou três produtos, semelhantes entre si, mas com preços diferentes.
Alinhar a estratégia de vendas com o time de marketing é fundamental para ter sucesso com esse tipo de vendas. Confira a seguir algumas dicas:
Um botão convidativo e com frases estratégicas é, muitas vezes, o gatilho que falta para que o cliente finalize a ação.
Frases como “aproveite agora mesmo” e “garanta o seu, o estoque é limitado” costumam funcionar.
Os produtos oferecidos como opcionais no cross selling ou como melhores no up selling devem estar sempre acompanhados de boas imagens, que mostrem o produto oferecido.
Um link para conhecer mais dos seus detalhes também ajuda a responder às dúvidas que surgem antes da tomada de decisão.
💡 Saiba mais: Guia indispensável de como tirar fotos de produtos para loja virtual
Talvez o cliente não esteja pronto para uma compra adicional na finalização da venda. Mas isso não significa uma oportunidade perdida.
É possível alimentar esse consumidor durante sua jornada de compra, que pode ser feito com e-mails que anunciem produtos complementares ao comprado, com conteúdos que o insiram no contexto.
Como vimos, por se tratarem de ações de baixo custo, as estratégias de cross selling e upselling vêm sendo amplamente usadas pelos e-commerces. Portanto, torná-las cada vez mais criativas, eficientes e agressivas é a meta de quem quer faturar usando esse método.
Por fim, colocar em prática essas dicas pode ser o que faltava para você impulsionar suas vendas! E se você quer saber como aumentá-las, leia o artigo: Impulsione suas vendas com descrições de produtos perfeitas.