
Postado por Mandaê
Negócios
Postado por Mandaê
Atualizado em junho 10, 2022 por Nuvemshop Acesso
Customer experience (CX) é um processo para entender o relacionamento da sua organização com seus clientes. Às vezes, pode ser definida como experiências e interações digitais, como em um site ou um smartphone. Com o crescimento do mercado online, aplicar o customer experience no e-commerce é fundamental, e as estratégias de melhoria da experiência do cliente devem ser focadas no suporte no atendimento e na velocidade com que os problemas são resolvidos.
De acordo com a empresa Beyond Philosophy, primeira consultoria no mundo com foco nessa técnica, customer experience é a percepção racional, física e emocional de um cliente com qualquer parte de uma organização. Essa percepção influencia o comportamento do cliente e constrói memórias que impulsionam sua lealdade e afetam o valor econômico gerado pela organização.
Quando utilizadas de forma eficaz, técnicas de customer experience facilitam a aquisição de clientes, impulsionam a fidelidade e melhoram a retenção. No entanto, a experiência do cliente precisa ser vista como uma série de ações para ser realmente bem-sucedida a longo prazo. É a soma de como as pessoas interagem com a sua marca e empresa ao longo de todo um processo, não apenas de forma instantânea ou por um período de tempo.
Organizações que são capazes de aplicar e gerir habilmente o customer experience colhem enormes recompensas: melhoram a satisfação do cliente, tem rotatividade reduzida, aumento da receita e maior satisfação do empregado. Além disso, descobrem maneiras mais eficazes de colaboração entre diferentes níveis e funções, um processo que proporciona ganhos para todos. Segundo o relatório CX Challenge, produzido pela Econsultancy em parceria com a Adobe, os entrevistados que trabalham em organizações que são avançadas em customer experience são duas vezes mais propensos a dizer que a responsabilidade pelo CX é compartilhada por toda a organização ao invés de um departamento específico.
Cada empresa oferece uma experiência ao cliente, independente de ser de forma consciente ou não, inclusive a sua. Essa experiência pode ser boa, ruim ou indiferente, mas o simples fato de você ter clientes e interagir com eles de alguma maneira para fornecer produtos e serviços significa que eles têm uma experiência com você e a sua marca. Segundo pesquisa recente publicada pela Opinion Box, 81% dos consumidores afirmam que dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência e 62% já deixaram de comprar algo por causa de uma experiência ruim.
Há argumentos de que as empresas não podem controlar totalmente as experiências, pois isso inevitavelmente envolve percepções, emoções e comportamentos inesperados dos clientes. As pessoas não se comportam como robôs e não importa o quão bem uma experiência é desenvolvida, elas não vão se comportar exatamente como o esperado. Apesar disso, uma organização pode se planejar para o pior e apontar o caminho ideal para oferecer as experiências que deseja.
Ao contrário do que muitos podem pensar, a experiência do cliente não é o mesmo que serviço ao cliente. O customer experience se refere a todos os momentos que o cliente tem uma experiência com você, e não apenas aqueles com a equipe de atendimento. Para seu completo alinhamento, diferentes grupos de uma mesma empresa que normalmente trabalham de forma independente, como marketing, design, serviço ao cliente, vendas, agência de publicidade e parceiros comerciais, muitas vezes precisam atuar em conjunto para criar um único ponto de contato. Trata-se de um exame cuidadoso das emoções e experiências que a sua empresa evoca ao longo de diferentes momentos, incluindo como os clientes veem essa experiência.
A pandemia do Coronavírus, que afetou o Brasil e o mundo no ano de 2020, trouxe impactos importantes nos comércios online devido à mudança do comportamento do consumidor que precisou migrar para o mundo digital por conta das restrições em relação ao distanciamento social. Essas mudanças afetaram a forma como as empresas divulgam seus produtos e se relacionam com seus clientes.
Um dos pontos de contato com maior impacto por conta dessas mudanças foi o canal de atendimento. Com maior acesso aos meios digitais, os consumidores demandaram inovações e mais agilidade nos tempos de resposta com as empresas. De acordo com a pesquisa da Opinion Box, as empresas investiram em novos canais de atendimento, sendo que 23% adotaram o Whatsapp, 17% abriram contas no Instagram, 16% abriram um canal de atendimento por e-mail e 15% incluíram um chat online no seu site. Ainda de acordo com a pesquisa, o número de empresas que, após a pandemia, passou a manter a relação com seus consumidores no meio digital mais que dobrou.
O primeiro passo é compreender que toda interação de um cliente com a sua empresa merece atenção, independente do canal utilizado, como e-mail, redes sociais, telefone, mobile, chat online, SMS, aplicativos como o Whatsapp, entre outros.
Seja transparente e pergunte a si mesmo: quais características únicas e exclusivas você pode oferecer para melhorar qualquer ponto da experiência do cliente? Há uma razão – talvez mais do que uma – para os clientes deixarem os serviços de uma empresa. Se não for por razões tangíveis, como qualidade do produto, pode ser porque a sua concorrência está oferecendo algo que os clientes não encontram em outro lugar.
Com os avanços tecnológicos, os consumidores estão cada vez mais exigentes, já que é possível comparar preços, ler opiniões, ver as recomendações de outras pessoas e interagir nas redes sociais a qualquer hora do dia. Se um cliente envia um e-mail para o setor de atendimento relatando uma dúvida, necessidade ou problema e simplesmente recebe uma resposta automática, há grande chance de se frustrar com essa interação.
Apesar de existirem limites para o atendimento – já que não é possível estar disponível 24 horas por dia – tente criar mecanismos para atendê-lo da melhor maneira possível de forma rápida e eficaz. Como solução, você também pode criar diferentes formas para ajudar o cliente a encontrar as respostas que procura, como:
De acordo com uma pesquisa da IBM Retail Research, 72% dos clientes preferem o modelo DIY (faça você mesmo, ou seja, que ele mesmo encontre as respostas que procura) ao invés de utilizar o telefone para esclarecer dúvidas. Além disso, 91% preferem esse tipo de modelo se a empresa oferecer essa opção
Informe o status dos pedidos, apresente novidades, comunique mudanças, notifique possíveis interrupções de serviço e envie mensagens de acordo com as necessidades do seu negócio. Lembre-se: seus clientes querem ser informados com antecedência sobre tudo que envolve a sua organização, principalmente mudanças.
No caso de vendas realizadas pelo e-commerce, oferecer um serviço de rastreio que seja claro e que esteja sempre atualizado é importante para manter o cliente sempre informado sobre a sua compra e diminuir o número de chamados na central de atendimento.
Receber feedbacks do seu cliente é importante para que a sua loja ofereça a melhor experiência possível para os usuários e corrija erros ou problemas que estejam afetando o customer experience no e-commerce.
Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela Opinion Box no ano de 2021, 57% dos consumidores têm o costume de participar da maioria das pesquisas que recebem. Os canais mais utilizados pelas empresas para realizar esse tipo de pesquisa são o Whatsapp e o e-mail.
Estabeleça uma estratégia focada na experiência do cliente e estabeleça uma métrica que funcione para a sua organização. A Beyond Philosophy sugere o modelo “pirâmide de customer experience” para ser implementado em toda a organização.
A ideia do customer experience no e-commerce é que, ao melhorar a interação, você aumente o envolvimento emocional com seus clientes. Eles vão desenvolver uma relação positiva com a marca, formar um vínculo emocional e se tornar mais fieis à sua empresa, pois estarão satisfeitos com a experiência oferecida.
O customer experience no e-commerce envolve desde os contatos iniciais do consumidor com a loja virtual até a chegada da encomenda no destino final. Como falamos, com o impacto da pandemia, a agilidade no atendimento virou um fator importante para garantir a boa experiência do consumidor. Contar com um parceiro logístico que ofereça prazos de entrega menores e um rastreio claro e eficaz da encomenda é importante para aumentar as taxas de conversão no seu checkout. Lembre-se que muitos consumidores que antes compravam somente em lojas físicas tiveram que migrar para o digital, e o prazo de entrega é um dos fatores que influencia a taxa de abandono do carrinho de compra.
Se você está em busca de um parceiro logístico que ofereça prazos de entrega mais rápidos, custos de frete reduzidos e melhor qualidade de envio, conheça a Mandaê. A Mandaê é uma plataforma logística que conecta o seu e-commerce com as melhores transportadoras privadas do país. Se você deseja conhecer mais sobre as vantagens de ser um cliente Mandaê, entre em contato conosco!
Leia também:
+ Crescimento do mobile e-commerce exige atenção para design responsivo
+ Heat maps ajudam a entender o comportamento dos visitantes da sua página