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Você sabe o que é CRM?

Postado por Mandaê

Atualizado em outubro 10, 2022 por

O CRM é a ferramenta responsável pela potencialização dos atendimentos aos clientes das empresas dos mais variados nichos de atuação. Dessa forma, é correto dizer que ela é um marco de uma era que possui o ser humano como centro de todas as atenções do mercado.

Por este motivo, o atual cenário comercial em que o mundo vive nos tempos atuais é propício, seja para os serviços de inspeção veicular mais próximo, ou mesmo para a entrega de comida rápida, ao uso de técnicas e tecnologias que visam automatizar etapas.

Dessa forma, para entregar aquilo que o cliente quer, na hora certa e sem deixá-lo esperando muito tempo, é justamente a união das táticas de automação com a potencialização das experiências verdadeiramente humanas que uma companhia precisa.

Vendendo curso de comunicação pessoal ou conjuntos habitacionais no mercado imobiliário, o foco desta ferramenta sempre será em possibilitar uma comunicação mais clara, uma entrega mais precisa e, é claro, a satisfação total do consumidor.

Por esta razão, e para que toda e qualquer empresa possa se valer das vantagens do método, este artigo explicará a relevância desta técnica para as mais distintas companhias do mercado, bem como o funcionamento prático e a aplicação dele em uma instituição.

Por fim, e para que seja possível perceber que o seu uso é tão bom quanto a entrega de brindes especiais para clientes, o conteúdo será finalizado com a lista de quatro benefícios deste recurso.

Qual a relevância da ferramenta para as empresas?

Fazer uso de uma ferramenta de CRM se tornou praticamente obrigatório nos dias de hoje, uma vez que elas ajudam no estreitamento dos laços, no aumento da conversão e na fidelização de clientes.

A chamada era digital proporcionou uma gama de mudanças, incluindo clientes extremamente mais exigentes, que dominam o atual mercado.

Para atender esses novos anseios, os empreendedores se viram na obrigação de modificar o seu alvo. Acontece que muitas pessoas ainda não mudaram e estão perdendo tempo, dinheiro e, principalmente, a estima de diversos clientes.

Para pensar nisso de forma mais efetiva, é necessário compreender primeiro o conceito de CRM. Essa sigla nada mais é do que a abreviação de Customer Relationship Management, que em português significa Gerenciamento de Relação com Clientes.

Como o próprio nome já sugere, o CRM consiste em uma ferramenta que possui um conjunto de dados que tem como principal objetivo o relacionamento com o consumidor, ainda que seja dentro de uma empresa de portaria e recepção.

Em linhas gerais, o foco principal dessa ferramenta é pôr as pessoas que consomem no foco central de tudo o que é feito na organização. Todos os processos, operações e etapas devem ser criados visando a satisfação do cliente em todos os sentidos.

Para falar da importância dessa técnica, é útil ressaltar que o CRM é implementado com o objetivo de entender melhor os consumidores e facilitar a criação de práticas focais.

Isso porque ele possibilita que o seu gestor faça um acompanhamento detalhado de todo o contato dos clientes com o negócio em questão.

Desde o primeiro contato até os depoimentos dados no momento do pós-venda, todas as etapas são registradas para que, posteriormente, seja possível usar os dados para otimizar ainda mais a experiência dele.

O CRM também é fundamental no sentido de facilitar as rotinas da companhia, sobretudo nas atividades diárias dos vendedores.

Muitos empreendimentos ainda realizam o registro de clientes em planilhas, mesmo com o fato de que isso causa o problema de um alto grau de desperdício de tempo.

É necessário organizar tudo com frequência, e ainda há a chance de nem todos os funcionários terem acesso a esses dados, mesmo aqueles que estão responsáveis pela confecção de banner.

Fazendo uso do CRM, os colaboradores não terão esse tipo de problema, uma vez que, todas as informações são organizadas de maneira automática, potencializando todos os processos.

Além do mais, os vendedores conseguem ter acesso às informações de todo e qualquer lugar.

Isso não apenas facilita o dia a dia deles, como também evita que mais de um funcionário entre em contato com o mesmo consumidor, ou que haja erros de comunicação no processo.

Como formar um CRM?

Em seguida, depois de todas essas observações, a maior dúvida a ser tirada é em relação à formação de um CRM dentro de uma companhia, no momento em que o seu uso não é mais uma opção, mas sim uma necessidade que precisa ser suprida para ontem.

Nesse sentido, o trabalho precisa ser, antes de tudo, um grande investimento de organização. Caso contrário, não será possível chegar ao avançado sem que o básico tenha adquirido raízes que se solidifiquem.

Por esta razão, e antes mesmo de adquirir a mesa para escritório plataforma 2 lugares da sala, os superiores precisam estudar a implementação dessa ferramenta organizacional através das seguintes etapas:

  1. Analisar e mapear o negócio;
  2. Definir os objetivos centrais;
  3. Apresentar a estratégia para a equipe;
  4. Definir o tipo de CRM a ser usado;
  5. Definir cada um dos processos;
  6. Definir as ferramentas a serem usadas;
  7. Apresentar a nova cultura empresarial ao time;
  8. Treinar as equipes;
  9. Monitorar e fazer a manutenção da ferramenta.

Depois de aderir aos requisitos acima e fazer o mapeamento do planejamento, chega o momento de definir os objetivos que a empresa pretende alcançar com a implementação da ferramenta.

É preciso entender se a companhia precisa aumentar a retenção de clientes, aumentar a qualificação de leads e da rentabilidade, ou se necessita simplesmente de reduzir custos de algum setor específico.

Assim, é necessário detalhar e explorar cada meta traçada com bastante atenção, para que o processo fique o mais claro possível.

Antes de mostrar a nova cultura empresarial para todos da companhia, é importante definir a equipe que será integrada com o CRM e as responsabilidades que cada um terá.

Este processo também vai auxiliar na organização e no estabelecimento dos níveis de acesso à ferramenta.

Existem dois tipos de CRM que as pessoas podem usar nas suas empresas, que são o CRM na nuvem e o local.

Para optar pelo que melhor se encaixa no perfil da instituição, é necessário avaliar as suas necessidades e o seu orçamento, levando sempre em conta que isso é uma coisa tão importante quanto fazer a locação de impressora para as atribuições da empresa.

Quais benefícios esse recurso traz?

Por fim, e para que tudo o que foi dito se estabilize como vantagens concretas para todo e qualquer empreendedor que esteja realmente interessado na implementação desse tipo de ferramenta, este tópico trará algumas boas razões para isso.

Muito além disso, será possível perceber que a aquisição desse método não é apenas importante, mas fornece vantagens que constituem uma verdadeira obrigação de usar o CRM, tanto para cativar a clientela quanto para se manter firme contra a concorrência.

Por esta razão, é possível pontuar quatro benefícios que essa ferramenta proporciona com o seu uso. São eles:

  1. Organização das informações;
  2. Maior conhecimento dos clientes;
  3. Otimização do tempo;
  4. Potencialização da satisfação do consumidor.

Não é incomum ter funcionários em busca dos dados dos clientes, tais como pedidos e telefone para contato.

Uma das principais vantagens do CRM para a companhia é que planilhas, documentos e anotações perdidas, as quais apenas poucos colaboradores têm acesso, dão lugar a um arquivo extremamente organizado.

Assim, todos os dados ficam centralizados em um só lugar, de fácil acesso a todos os colaboradores.

Ao cadastrar todas as informações relevantes acerca dos clientes atuais ou potenciais em um sistema bem implementado, que centraliza todos os dados, é possível analisar e conhecer melhor o público de uma corporação.

Com isso, pode-se planejar práticas e promoções que sejam adequadas ao perfil e às práticas de consumo dos consumidores que deseja atingir.

Rotinas de trabalho individualizadas fazem com que os empreendedores e os funcionários percam um tempo considerável no dia a dia.

Outra das vantagens do CRM para a companhia é que práticas como disparo de e-mails em datas especiais ou mala direta são feitas sempre pela ferramenta.

O sistema separa clientes por necessidades diferentes e pode fazer ações específicas para cada grupo.

A equipe de vendas também ganha tempo com isso, uma vez que o vendedor pode usar em tempo real os dados dos clientes que estão disponíveis no CRM.

O uso de um software de CRM tem como principal foco o aumento da satisfação do cliente, independente das particularidades de cada negócio.

Considerações finais

Toda e qualquer empresa tem o direito, e muitas vezes até mesmo o dever, de pensar a respeito de táticas de automação, bem como planejar a implementação de métodos eficazes para a otimização das entregas que são feitas aos clientes.

Isso é tão importante quanto fazer um aluguel de sala privativa, ou tomar qualquer outra decisão financeira estratégica para a companhia.

Por esta razão, conhecer as melhores formas de otimizar o atendimento, a gestão dos processos e as entregas é fundamental para fazer um bom trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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