
Postado por Mandaê
E-commerce
Postado por Mandaê
Atualizado em outubro 3, 2022 por
Chegamos à quarta Revolução Industrial. Impulsionada por fenômenos como o Big Data e a “internet das coisas”, a revolução promete transformar a economia sob os aspectos da inteligência artificial. Esses são dados do Fórum Econômico Mundial (WEF), que também estima a perda de 5 milhões de postos de trabalho devido ao avanço intenso de tais fenômenos. Mas não são apenas notícias ruins.
A automação do atendimento, por exemplo, pode trazer benefícios para empreendedores de todas as escalas que não têm tempo para atender as demandas de todos os clientes simultaneamente. Exemplos mais recentes – e com implementação relativamente mais simples – são os chatbots, usados especialmente nas vendas online. Entenda o que são e como os chamados “bots” podem mudar a sua relação com os clientes e aumentar as vendas.
Chatbots, também chamados de bots, são sistemas de inteligência artificial programados para interagir com humanos, especialmente através da internet. Um chatbot é capaz de lidar com o fluxo de informações de milhões de usuários simultaneamente e construir mensagens personalizadas através da interação. Eles têm capacidade para aprender com a própria experiência para enriquecer os diálogos.
A tecnologia da inteligência artificial pode ajudar a identificar fatos desconhecidos, como nomes de produtos e imagens. Assim, os chatbots ajudam clientes a encontrar os produtos apropriados a determinada busca. Eles são bons em comparar características de diferentes produtos e podem guiar todo o processo de compra, da escolha do produto ao checkout.
Existem dois tipos de chatbots. Conheça abaixo quais são e como funciona a configuração e a inteligência desses mecanismos:
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Chatbots podem ser implementados para ajudá-lo com diversos aspectos da sua loja virtual, desde o atendimento ao cliente até compras em uma conversa do Facebook Messenger. O nível de complexidade da programação aumenta à medida que as mensagens se tornam mais personalizadas. Vendas no Messenger do Facebook, por exemplo, requerem uma integração com a plataforma da sua loja virtual.
Os chatbots podem ajudá-lo a:
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Imagine que você deseja comprar sapatos na Dafiti. Qual é o caminho que você irá fazer? Provavelmente, entrar no site e procurar a categoria no menu. Depois, aplicar os filtros desejados até encontrar o que procura, certo? Esse é o caminho tradicional.
Com os chatbots, basta iniciar uma conversa no Messenger e digitar o que você precisa: “Preciso de sapatos 36 pretos de couro sem salto”. O bot retornaria a sua mensagem com sugestões de produtos que melhor se enquadram ao seu pedido. Você não precisaria sair da janela de conversa para finalizar a compra. Plataformas como o Spotify já têm integrações que possibilitam vendas no Messenger.
Ficou interessado? Confira abaixo um passo a passo para configurar um chatbot na fanpage da sua loja no Facebook.
Antes de começar a criar um chatbot para e-commerce ou no Facebook, você vai precisar definir as expectativas certas. Murray Newlands, em um artigo para o Entrepeneur, aconselha os empreendedores a não serem ansiosos com a primeira versão: “Ao invés de tentar criar um robô ‘faz tudo’, tente focar em construir um chatbot com poucas funcionalidades que funcionem bem”.
No Facebook, os chatbots podem ser criados na página de Developers. Porém, requerem habilidades com a linguagem de programação Phyton. Para começar a criar um bot no Facebook, você pode acessar a página do Messenger do Facebook Developers.
Na página, você encontra um tutorial completo com todas as funcionalidades. Porém, lembre-se que o tutorial é redigido para desenvolvedores – se você não possui essa habilidade, talvez não entenda muita coisa.
Já existem algumas ferramentas, inclusive gratuitas, que possibilitam a criação de um chatbot no Facebook sem programação. Essas ferramentas permitem configurar o bot e conectá-lo à sua fanpage no Facebook.
Ferramentas para criar chatbots
A ferramenta Flow XO usa a tecnologia de programação com base em regras, é gratuita e funcionou perfeitamente nos testes que fizemos para o post. Criamos mensagens automáticas de ajuda e testamos. Em menos de 10 minutos o bot estava pronto para uso e respondendo mensagens automaticamente em uma fanpage fictícia do Facebook:
Esses são os passos para configurar um bot no Facebook Messenger. O Flow XO também possui configurações para chatbots no Slack, Telegram, Twillio e uma versão beta para a web. Vale a pena experimentar, é gratuito.
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A criação de um chatbot pode ajudar sua empresa a mudar a maneira como os consumidores interagem com a sua marca, aumentando os níveis de satisfação dos clientes e monetizando as suas plataformas de mídias sociais ao mesmo tempo.