Marketing

O que é e como fazer uma landing page de sucesso

Postado por Mandaê

Atualizado em março 21, 2022 por Talitha Adde

Na lista de estratégias para a conversão de clientes, a criação de uma landing page está entre as mais eficazes.

Mas, para ter resultados verdadeiramente satisfatórios, existem algumas diretrizes que você deve aderir a fim de maximizar o poder de uma página em seu site. É o que mostraremos neste post.

O que é landing page

Landing page, página de destino ou página de entrada. Todos esses termos originam do conceito de que o visitante chega e faz uma aterrissagem (landing) em alguma página do seu site.

Quando você faz uma busca no Google, clica em alguma campanha online ou em um botão de um e-mail marketing, é imediatamente direcionado a uma página específica de um site, correto? Em outras palavras, uma landing page.

Agora pense como um cliente. Você está procurando por um boné. Digita no Google “boné feminino”, por exemplo, e vê uma série de anúncios pagos. Você clica em um link, mas ao invés de cair na página da loja que mostra uma seleção de produtos correspondentes ao que buscou, você é direcionado para a home do site, onde vai precisar procurar a categoria de bonés. Isso pode gerar frustação e aumentar as chances de você procurar outra loja.

Por isso a função de uma landing page é tão importante. Ela garante muito mais chances de conversão, já que traz exatamente aquilo que é de interesse do consumidor.

A página inicial de um site pode ser uma landing page?

A home de um site não é considerada uma landing page por vários motivos:  geralmente contém muitos caminhos e distrações como o menu superior, vídeo de depoimento de cliente, botões de CTA (chamada à ação), formulários e assim por diante. Ou seja, a página inicial da sua loja não é projetada com apenas um objetivo.

Dê uma olhada na home da loja virtual Small Victory. Tem muitos CTAs clicáveis, por isso não é uma página de destino que torne evidente um caminho para o qual o visitante deve seguir.

Por outro lado, o site possui uma landing page para cada produto. Com uma breve descrição da peça de roupa e um botão com uma chamada para ação, o visitante é induzido a adicionar o produto ao carrinho.

 

+ Saiba como criar uma descrição de produto imbatível para vender mais

Tipos de landing page

A landing page é uma página independente em seu site e essa separação permite que você foque em um objetivo, o que torna mais simples as análises, a criação de relatórios e testes para mensurar o desempenho dessa estratégia.

Como qualquer outra estratégia de marketing online, as páginas de destino precisam de metas, por isso você deve criá-las baseando-se em um dos dois princípios a seguir:

1. Captação de leads
2. Venda direta

Landing page para captar dados dos clientes 

Com o objetivo de iniciar ou avançar no processo de vendas, é possível criar uma página voltada exclusivamente para coletar, por meio de um formulário, informações dos visitantes (leads) que mostraram interesse pela sua loja e, portanto, são considerados leads qualificados, prontos para serem trabalhados no funil de vendas.

A imagem acima é um exemplo de template de landing page para divulgação de um produto. Nela você observa dois botões de CTA, sendo que ambos possuem um objetivo em comum: o de captar os dados dos visitantes que querem garantir a compra do Iphone 5s por meio de uma reserva (o primeiro botão direcionará o visitante para o formulário no segundo “bloco” da página e o outro irá concluir o cadastro).

Landing page para induzir a compra

Você pode desenvolver um espaço inteiramente voltado para vender. Criar uma landing page contendo apenas a imagem do produto, a descrição e o CTA para compra evita distrações e aumenta as chances de conversão.

Mas, independente do tipo de landing page que você fizer, certamente vai obter resultados positivos. Por exemplo, se a sua loja tem cerca de 1000 visitas e faz aproximadamente 50 vendas por mês, você tem uma taxa de conversão de 5%. Agora imagine conseguir somar ao menos 1% com a criação de uma landing page. Isso resultará em 60 pedidos de compra com apenas um aumento de um ponto percentual. Incrível, não?

Agora que você conhece os tipos de landing pages, confira abaixo dicas indispensáveis para extrair o melhor dessa estratégia.

Como criar landing pages que convertam

Um estudo de feito pela Conversion XL, empresa especializada em otimização e conversão, mostra que o olho de um visitante demora apenas 2,6 segundos para pousar na área do site que mais chamar a sua atenção.

Em outras palavras, as pessoas não vão navegar na sua loja por muito tempo, então a primeira impressão conta muito. Criar landing pages pode fazer com que sua mensagem principal seja entendida rapidamente, gerando mais efetividade nas vendas.

Se a sua loja como um todo precisa ter um layout atrativo e eficiente, essas páginas merecem cuidado redobrado para garantir a maior taxa de conversão possível. Então vamos lá.

Solicite apenas o necessário

Ao incluir um formulário na sua landing page, certifique-se de solicitar apenas as informações mais vitais ao usuário. Qualquer campo a mais pode diminui as chances de o preenchimento ser completado e você não terá o resultado desejado.

Se está oferecendo algum produto, faça da compra algo simples (com o mínimo de etapas possível) e esteja certo de que cada informação está clara o suficiente para não confundir o usuário e fazê-lo desistir no meio do caminho.

Não se esqueça dos elementos indispensáveis

Título: destaque o nome do produto, mas seja breve nesse ponto.

Proposta de valor: crie um pequeno texto que descreva o seu produto e o que o torna especial.

Chamado para a ação (CTA): procure informar o usuário sobre o que vai acontecer ao clicar no botão CTA usando chamadas como “Adicionar ao Carrinho”, “Comprar” ou “Finalizar Compra”, do que um simples “Clique Aqui”. Use também cores chamativas para criar um contraste entre o botão e o restante da página.

Tenha um layout limpo

Outro ponto crucial que é preciso levar em consideração na hora de criar uma landing page é a clareza no layout da página para que o usuário não se perca nas informações. Neste caso, menos é mais.

A disposição da página é tão importante que acaba sendo uma das coisas mais alteradas em testes A/B. Por exemplo, pode acontecer de uma simples inserção de espaçamento em volta do botão do CTA resultar em mais cliques apenas pelo fato de deixá-lo mais destacado na página.

Otimize a eficácia da sua landing page

Não existe uma regra universal para atrair um grande tráfego de visitantes para essas páginas e sim algumas dicas que você pode aplicar para tentar alcançar melhores resultados. Uma delas é fazer a divulgação da sua landing page por meio de marketing de conteúdo, SEO, e-mail marketing, redes sociais, entre outros.

Mesmo depois de a página estar no ar, sempre há tempo para pensar em otimização. Na verdade, é assim que você vai poder medir a eficácia dessa estratégia, colocando em prática, analisando o desempenho e correndo atrás de melhorias.

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