Marketing

Entenda o que é call to action e qual a sua importância

Postado por Mandaê

Atualizado em setembro 19, 2022 por Livia Ferreira

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, não basta apenas atrair pessoas para seus canais digitais. Também é necessário convertê-las e levá-las ao próximo passo dentro do funil de vendas, e a CTA, ou call to action, tem essa missão, indicando o caminho para o usuário.

Mas, além de criar boas CTAs, é necessário saber posicioná-las no lugar certo dentro da sua página. Se você quiser obter as respostas que deseja em relação às suas estratégias, precisa usar essa ferramenta de forma inteligente e com planejamento.

Embora esse não seja um conceito novo, ainda existem muitas dúvidas sobre ele. Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar o que é call to action e qual a importância da CTA para suas estratégias de marketing, principalmente no Instagram. Vamos lá?

O que é call to action?

CTA é a sigla para call to action (chamada para ação, em português). É um conteúdo em texto ou imagem que serve para convidar o visitante a executar uma ação. Essa é uma ferramenta importante para direcionar um potencial cliente (chamado de lead) para a próxima atitude que você quer que ele tome.

As empresas podem usar diferentes tipos de chamadas para ação, mas as mais eficazes costumam ser frases contendo um link. Esse link, por sua vez, direciona o usuário para outra publicação, uma página de vendas ou uma landing page.

Qual a importância da CTA?

A importância da CTA está relacionada à sua capacidade de potencializar as vendas dentro dos sites, além de promover a interação entre os usuários e a empresa.

A estratégia é usada para guiar as pessoas durante a jornada de compras, dando instruções acerca do que deve ser feito em determinado momento.

Também é por meio dele que o negócio vai conduzir a jornada do cliente, fazendo com que o visitante permaneça mais tempo navegando pelas páginas e percorra o funil de vendas até chegar à etapa de compra.

Por meio da call to action, por exemplo, um fabricante de câmera de segurança externa 360 graus aumenta as chances de interação entre ele e os potenciais clientes, além de despertar o interesse do usuário, fazendo com que ele realize a ação pretendida.

Sem o uso desse recurso, o indivíduo pode se sentir confuso ou perdido em relação ao que precisa ser feito para obter mais informações sobre um produto ou serviço.

O uso da ferramenta depende da fase do funil de vendas em que o lead se encontra, cabendo à empresa escolher o modelo ideal para potencializar seus resultados.

É possível converter os visitantes em potenciais clientes e, futuramente, em compradores, quando estiverem em uma fase mais avançada do funil.

A CTA pode ser usada em diversas plataformas, e as redes sociais são imprescindíveis para gerar interação entre as pessoas e a organização.

Outra opção é inseri-la no site ou em uma landing page específica para captar leads, por meio do preenchimento de formulários. Da mesma forma, os anúncios podem conter essa chamada para impulsionar as vendas.

Como fazer CTA no Instagram?

Uma empresa especializada em construção de fachada de lona iluminada, por exemplo, pode usar a CTA em suas redes sociais para atrair pessoas interessadas nesse tipo de produto. 

Algumas opções de call to action para usar nesse caso são:

  • “Comente aqui”;
  • “Marque um amigo”;
  • “Salve este post”;
  • “Não fique de fora dessa, clique aqui”;
  • “Compre agora mesmo”;
  • “Compartilhe nos Stories”;
  • Entre outras.

Uma das estratégias mais usadas e mais eficientes é criar uma chamada com a frase “comente aqui se você…”, muito comum em negócios que vendem diretamente para os consumidores finais.

Por exemplo, uma plataforma e-commerce que está fazendo uma promoção pode usar essa frase para oferecer cupons de desconto que serão enviados por mensagem direta.

Mas, para usar esse ou qualquer outro tipo de CTA, é necessário conhecer a persona, isto é, um personagem semifictício que representa o seu cliente ideal. Quanto mais conhecimento sobre ela o negócio tiver, mais efetiva será a chamada.

Por que usar call to action nas redes sociais?

Investir em marketing digital — principalmente em estratégias de conteúdo nas redes sociais — é muito eficiente para fortalecer o conhecimento sobre a sua marca e a relevância que ela tem na internet e no mercado em que atua.

Por exemplo, se você criou um conteúdo que oferece dicas de maquiagem, o objetivo não é converter, mas estreitar laços e reforçar a autoridade do negócio em um assunto pertinente ao mercado em que atua.

Contudo, se uma empresa fabricante de porta ACM branca faz uma publicação que sane as dúvidas e ofereça suporte ao seguidor, é provável que ele queira salvar o conteúdo para conferir sempre que for necessário. 

Criar uma CTA orientando a pessoa a salvar e compartilhar o material vai fortalecer a mensagem que ela transmite, reforçando a capacidade da empresa em ajudar o usuário de alguma forma.

Esse tipo de chamada tem como propósito criar senso de urgência nos seguidores, mas para funcionar, a mensagem deve fazer sentido dentro do objetivo da sua estratégia. Ela não pode ser usada junto a qualquer peça ou evento recorrente.

O conteúdo que você criar precisa transmitir valor para os usuários, fazendo com que eles realmente queiram participar do que está sendo proposto na sua call to action.

Por exemplo, um espaço de coworking pode usar esse recurso se estiver criando uma promoção única durante o ano e que pode ser do interesse de muitos profissionais que procuram um ambiente agradável para trabalhar.

Também é possível usar o recurso se você quiser promover um material diferente, como no caso de um conteúdo interativo.

Este é outro exemplo de chamada focada no senso de urgência, pois não abre espaço para interpretações, visto que é clara e direta.

Se você está anunciando ou apresentando um produto ou serviço, destaque os benefícios que ele oferece e finalize o conteúdo com uma CTA. Dessa forma, seus seguidores vão realizar a ação esperada.

Compartilhar algum conteúdo nos Stories pode parecer uma ação simples, mas é muito interessante para o brand awareness do negócio.

O objetivo dessa ideia é fazer com que as pessoas interajam com a marca depois de alguma ação, por exemplo, uma compra.

Se o cliente acabou de contratar serviços de endereço fiscal para abertura de empresa, você pode pedir que ele compartilhe sua experiência em seus Stories, algo que emula o engajamento e fortalece a relação com os seguidores.

Mais do que isso, essa CTA é uma forma de fidelizar os clientes e expandir ainda mais o alcance da marca.

Como a CTA ajuda a converter?

Você já sabe que a call to action pode ser usada em diferentes canais, incluindo as redes sociais. Ela é ótima para aumentar o número de seguidores e convertê-los em clientes.

A partir do momento em que é utilizada, a empresa consegue se aproximar de seu público e obter informações importantes sobre as pessoas. Os consumidores, por sua vez, vão conhecer melhor as soluções oferecidas e quais são apropriadas para eles.

No caso do Instagram, fica muito mais fácil converter os leads, tendo em vista a necessidade de preparar um material que será oferecido por meio da chamada para ação.

Por exemplo, se uma companhia cria um conteúdo sobre elevador em escada e compartilha seu link na plataforma, quando o seguidor acessa o material, será direcionado para uma landing page.

Lá, ele encontrará um botão para se cadastrar e fazer o download do e-book. Depois, o próprio leitor pode compartilhar o link em seus perfis e, com isso, impactar outras pessoas que possam se interessar pelo assunto.

Mas, como se trata de uma rede social voltada para conteúdos visuais, é importante que o link tenha uma imagem compatível com o assunto, pois isso vai chamar ainda mais a atenção dos visitantes.

A imagem tem um papel muito importante no Instagram e os cliques e comentários mostram o nível de engajamento do público, ajudando a empresa a trabalhar com práticas que vão melhorar suas estratégias.

Os seguidores de uma empresa de limpeza residencial, por exemplo, terão acesso a materiais valiosos e uma chamada que vai conduzi-los a compartilhá-los em seus perfis.

A premissa nas redes sociais é criar vínculo com os consumidores. Então, por meio delas, uma autoescola especializada em CNH de carro e moto, por exemplo, consegue conversar com o público, esclarecer suas dúvidas e oferecer materiais valiosos.

Portanto, induzir o compartilhamento é importante para impactar outras pessoas que não conhecem a marca e, desse modo, expandir ainda mais as oportunidades de conversão.

Aprendeu tudo sobre call to action?

Com base nessas informações, fica claro que esse recurso é benéfico para os negócios em muitos sentidos, principalmente pelo fato de que facilita a decisão do público.

A call to action consegue informar de maneira simples e direta a ação que o lead precisa realizar, fazendo com que ele atravesse a jornada de compra. Portanto, o seu negócio pode direcionar as ações de acordo com os seus interesses.

A chamada só precisa ser elaborada de maneira clara e sem deixar espaços para dúvidas. Com base nas estratégias traçadas pela empresa, será possível alcançar esse propósito e ainda gerar valor para os clientes.

Viu como a CTA é uma importante ferramenta para transformar os leitores de seus conteúdos em potenciais clientes? Se você gostou de conhecer mais sobre essa estratégia, continue por aqui e veja como vender mais pela internet!

Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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