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Como criar uma boa página de vendas e aumentar as conversões?

Postado por Livia Ferreira

Atualizado em março 21, 2022 por Talitha Adde

Página de vendas é uma landing page criada para vender um produto ou serviço. Porém, nesse caso, ela não visa coletar dados do visitante, mas sim fornecer o máximo de informações para concretizar uma venda.


Quem atua no mercado digital e precisa realizar suas transações online acaba se deparando com o desafio de criar uma página de vendas atrativa, bem feita e, claro, eficiente.

O objetivo da página de vendas é simples, mas sua execução é o ponto mais importante e que merece atenção. Para ser efetiva e atrair mais clientes à etapa final da venda, é necessário seguir alguns passos. Caso contrário, o efeito pode ser oposto ao esperado.

Quer entender como criar uma página de vendas e aumentar a conversão no seu site? Continue lendo e confira!

O que é uma página de vendas?

Página de venda é um tipo de landing page usada para expor os produtos e serviços da empresa, realizando um trabalho de convencimento para que o visitante finalize a compra.

A diferença entre as landings pages padrão e a página de vendas é justamente o objetivo: enquanto a primeira é usada para solicitar dados do usuário em troca de conteúdos, a segunda é focada na concretização da compra.

Para isso, é preciso que ela traga informações relevantes sobre seu produto ou serviço, quais os benefícios, os meios de pagamento, a garantia e as principais dúvidas respondidas. 

Essa é a última etapa no funil de vendas, um passo antes de o cliente inserir seus dados de pagamento no site. Por isso, você deve criar uma página de vendas informativa, mas que tenha vários argumentos que convençam o visitante a comprar. 

💡Saiba mais: Gatilhos mentais poderosos para você vender mais

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    Como funciona uma página de vendas?

    A página de vendas deve funcionar como uma espécie de vitrine virtual, na qual o seu produto ou serviço será exposto para atrair clientes interessados em adquiri-los.

    No entanto, ela também pode ser usada para encantar os consumidores, fazendo com que eles sintam a necessidade de adquirir as mercadorias. Considerando que nas lojas virtuais não é possível experimentar os produtos, a página de vendas é a oportunidade que as marcas têm de fazer os olhos dos interessados brilharem.

    Por essa razão, a página precisa ser construída para despertar o interesse dos visitantes, ser persuasiva, esclarecer as dúvidas sobre os produtos e facilitar o processo de compra.

    Nos tópicos seguintes, vamos mostrar como as páginas de vendas podem ajudar a sua empresa a ter mais conversões. Não perca!

    Por que ter uma página de vendas?

    Como você pôde notar, a página de vendas é um recurso efetivo para convencer o visitante a finalizar a compra. Portanto, a primeira vantagem para o seu negócio é o potencial aumento na taxa de conversão.

    Vamos explicar melhor esse benefício — e alguns outros — a seguir. Confira:

    Tráfego para o e-commerce

    Ter uma página de vendas bem construída, com links de saída para a sua loja virtual, faz com que os visitantes conheçam o seu e-commerce e naveguem pelos produtos. Isso gera um maior número de acessos na sua loja virtual, consequentemente aumentando o tráfego.

    Por meio dessa intercessão de links, os usuários têm a oportunidade de conhecer a fundo seu site, explorar as páginas, encontrar os produtos de que precisam e descobrir outros itens do seu interesse. Essa é uma grande oportunidade para aumentar a popularidade da sua empresa.

    Divulgação dos produtos

    A página de vendas apresenta a vantagem de ser compartilhável, seja por redes sociais, e-mails ou outros canais de comunicação. Isso aumenta o número de pessoas alcançadas e, com isso, a oportunidade de fechar negócios.

    Se sua página for otimizada para aparecer nos motores de busca, por meio de práticas de SEO, as chances de ela ser encontrada serão ainda maiores. Se um usuário buscar no Google por um produto que você comercializa e sua página aparecer nas primeiras posições, a probabilidade de ele clicar será bem maior.

    Portanto, aplicar as boas técnicas de SEO será fundamental para dar mais visibilidade aos seus produtos.

    💡Saiba mais: SEO para e-commerce: 5 estratégias fundamentais para obter mais cliques

    Conversão

    O aumento no número de conversões é o maior benefício que uma página de vendas pode proporcionar à sua empresa.

    Com todas as informações relevantes sobre o seu produto na tela, o visitante tem mais segurança para tomar a decisão e finalizar a compra. Portanto, essa é uma ótima forma de gerar encantamento e melhorar a experiência do cliente.

    O que uma página de vendas precisa ter?

    Já deu para perceber todos os benefícios que uma página de vendas pode trazer para a sua empresa, não é verdade? No entanto, se mal construída, o efeito causado pode ser contrário, afastando os visitantes e diminuindo a quantidade de potenciais clientes.

    Veja, a seguir, o que sua página de vendas precisa ter para aumentar a taxa de conversão:

    1. Título atrativo

    O primeiro elemento com o qual o usuário tem contato ao acessar uma página de vendas é, sem dúvidas, o título. Ele precisa ser atrativo, conciso e, ao mesmo tempo, despertar a curiosidade.

    No entanto, tudo que você prometer no título deve ser cumprido ao longo da página — e pelo seu produto ou serviço. Por isso, tenha cuidado com as afirmações e, principalmente, não prometa aquilo que sua empresa não pode entregar.

    Ao criar o título, tente resumir o que o usuário encontrará na sua página, de modo a convencê-lo a permanecer e rolar a tela até o final.

    2. Descrição dos produtos

    Na descrição de produtos, é importante não apenas falar sobre o que você está vendendo, mas mostrar para o visitante de que forma aquele item vai suprir suas necessidades. Quanto mais informações sua página tiver, maiores serão as chances de gerar conversão.

    É por essa razão que você precisa deixar todas as explicações à mostra, respondendo a todas as possíveis perguntas e usando uma linguagem de fácil compreensão. 

    💡Saiba mais: Impulsione suas vendas com descrições de produtos perfeitas

    3. Depoimentos reais

    Uma grande aposta para tornar sua página de vendas mais atrativa é adicionar o depoimento dos seus clientes, atestando a qualidade dos produtos. O nome dessa técnica é prova social e consiste em mostrar que a sua marca é confiável.

    Um simples parágrafo com o nome do cliente e a declaração é suficiente para atestar as mercadorias. No entanto, você também pode tentar outros formatos, como vídeo. O interessante é que o cliente tenha algo positivo para dizer sobre sua empresa.

    4. Vídeos

    Os vídeos são uma excelente ferramenta para mostrar o seu produto sob várias perspectivas diferentes. Além disso, caso você venda um serviço, ficará mais fácil para o visitante visualizar a utilização e suas vantagens.

    Para despertar o desejo de compra, lembre-se de caprichar na produção, criando um conteúdo que seja informativo e prático. Respeite também a identidade visual da sua marca, caso contrário, o vídeo ficará destoante do layout da página.

    5. Contexto sobre a empresa

    Mais do que conhecer seus produtos, o visitante precisa entender quem é a empresa, como ela começou, quais são as motivações e por que ela deveria ser escolhida em vez das concorrentes. 

    Contar a história do negócio é uma forma de humanizar a marca e aproximá-la do visitante. Mas não é necessário dedicar um espaço grande da página de vendas para isso, dois ou três parágrafos já são suficientes para se apresentar. 

    6. Sessão de perguntas frequentes

    Lembra-se quando mencionamos que a página de vendas serve para sanar as dúvidas do cliente na finalização da compra? Para isso, nada melhor do que uma sessão de perguntas frequentes ou FAQ (Frequently Asked Question).

    Durante a criação desse campo, tenha cuidado em selecionar as melhores perguntas, que geram mais dúvidas, e responder com o máximo de detalhes possível. Os temas podem envolver desde problemas com a usabilidade dos produtos até logística e fluxo de envio.

    7. Política de privacidade e termos de uso

    A política de privacidade e os termos de uso são documentos cruciais para demarcar a relação entre sua marca e o cliente

    O primeiro diz respeito à forma como os dados do usuário serão usados, armazenados e descartados. O segundo, no entanto, elucida os objetivos da página, quais são os direitos e deveres de ambas as partes e fornece mais informações sobre o produto ou serviço oferecido.

    Já deu para perceber a importância desses dois documentos, certo? Por isso, procure a ajuda de um profissional da área jurídica para que não haja erro na redação dos termos.

    💡Saiba mais: Checklist LGPD para e-commerce: 10 passos para se adequar à lei

    8. Tabela de preços e formas de pagamento

    Muitas marcas ainda insistem em não exibir o valor dos produtos na página de vendas, talvez por medo de assustar os visitantes. No entanto, a transparência é um fator determinante para criar vínculo com a audiência e aumentar as chances de finalizar a venda.

    A forma de dispor os valores pode variar de acordo com os produtos e serviços que você vende, mas, de modo geral, tente criar uma tabela para expor os números e os meios de pagamento.

    9. Diferentes métodos de envio

    Em caso de produtos físicos, esclareça quais são os métodos usados e como funcionam as etapas de transporte. O frete é, sem dúvidas, um fator determinante para os visitantes, influenciando diretamente a decisão de compra.

    Por isso, procure oferecer condições de frete atrativas, contratando uma transportadora comprometida e experiente em todas as etapas do processo logístico.

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    10. Chamadas para ação

    Por fim, o objetivo da página de vendas é gerar conversão, por isso não se esqueça de adicionar botões convidando o visitante a fechar negócio e direcionando-o à página de pagamento.

    A CTA (Call to Action, ou “chamada para ação”) não precisa aparecer apenas no final da página, em formato de botão. Você pode adicionar esses convites ao longo do texto, no vídeo e até mesmo em forma de pop-up, caso o usuário ameace sair da página.

    Como aumentar a conversão com a página de vendas?

    Agora que você já entendeu quais elementos uma página de vendas de sucesso precisa ter, chegou a hora de aprender alguns macetes para aumentar as chances de conversão.

    Confira, a seguir, como potencializar as vendas na sua página:

    Use recursos visuais

    O ditado “uma imagem vale mais que mil palavras” é tão comum por uma razão simples: imagens conseguem comunicar muito em pouco espaço e tempo. E, como as pessoas têm cada vez menos tempo para ler uma página inteira de texto, usar os recursos visuais é crucial.

    Quando falamos de e-commerce, o uso de imagens torna-se indispensável, uma vez que os produtos estão distantes dos clientes, não podem ser sentidos e experimentados. Por isso, use as melhores imagens da sua mercadoria e crie um catálogo online para exibi-las. 

    💡Saiba mais: Guia indispensável de como tirar fotos de produtos para loja virtual

    Verifique se a página é responsiva

    Atualmente, o número de dispositivos usados pelos visitantes tem aumentado, sendo os mais comuns computador, tablet e smartphone. Por isso, é fundamental que o seu site — e, principalmente, sua página de vendas — se adapte às diferentes telas.

    Ter uma loja virtual responsiva evita que a navegação por dispositivos móveis seja ruim e, com isso, o usuário deixe de comprar. Portanto, escolha bem as ferramentas para criar sua página de vendas, preferencialmente uma que ofereça o design responsivo.

    Fale a mesma língua do cliente

    Você, mais do que ninguém, deve conhecer o seu público-alvo, entender suas preferências e montar uma página de vendas que esteja alinhada a esses interesses. Caso contrário, dificilmente haverá conversão.

    Por isso, alinhe sua linguagem à do cliente, esteja presente nos canais de comunicação em que ele está e, principalmente, tente entender o que desperta a curiosidade do visitante.

    Invista em pop-ups de saída

    Anteriormente, mencionamos a possibilidade de adicionar pop-up para convencer o visitante a permanecer na página de vendas. Essa é uma estratégia que pode ser usada também nas páginas de produto do seu e-commerce, desde que bem executada.

    Ao criar o pop-up de saída, tenha cuidado para não usar uma linguagem agressiva demais e repelir o cliente. Em um texto sucinto, deixe claro o que ele vai perder ao fechar a página e convença-o a permanecer. 

    Uma ótima estratégia para criar pop-ups efetivos é usar os gatilhos mentais. Eles são mecanismos psicológicos que geram diferentes sensações nas pessoas, como urgência, segurança, confiança, autoridade, qualidade etc.

    Esse mecanismo pode ser usado não apenas nos pop-ups, mas em outros locais da sua página de vendas. Frases como “últimos dias para aproveitar a oferta” ou “últimos itens do estoque” podem despertar o desejo de compra nos visitantes.

    Dê o máximo de informações

    A página de vendas é o local onde os interessados no seu produto poderão tirar todas as possíveis dúvidas que impedem a finalização da compra. Por isso, cuide de selecionar todas as informações importantes para que eles se sintam seguros em prosseguir.

    Aplique o método AIDA

    AIDA é o acrônimo para Attention, Interest, Desire e Action, ou “atenção, interesse, desejo e ação”. É um método focado no comportamento dos consumidores, por isso pode ser aplicado no momento de criar a página de vendas.

    As quatro etapas são:

    • Atenção — busque despertar a atenção do visitante por meio de títulos, vídeos e imagens;
    • Interesse — apresente os benefícios do seu produto ou serviço para gerar interesse;
    • Desejo — mostre o quanto os demais compradores estão satisfeitos e como suas condições são irresistíveis;
    • Ação — use CTAs para convidar o visitante a concretizar a compra e explicar o processo detalhadamente.

    Ofereça vantagens

    Bônus, descontos ou outras ações rápidas podem ser um diferencial competitivo sob o ponto de vista do potencial cliente. 

    Independentemente de qual benefício você vai oferecer, certifique-se de que ele acrescenta valor ao produto, mas não apresenta um preço mais elevado. Caso contrário, essa jogada não será benéfica para a sua empresa. 

    Quais ferramentas usar para criar página de vendas?

    Talvez você esteja pensando que criar uma página de vendas é mais complicado do que parecia ser. Mas, não se preocupe, com as ferramentas adequadas é possível ter sucesso nessa empreitada e aumentar potencialmente o número de conversões.

    Veja, a seguir, quais são as ferramentas mais usadas para criar páginas de venda:

    Nuvemshop

    Por último, mas não menos importante, está a Nuvemshop, plataforma de e-commerce que promete oferecer uma experiência completa para quem vende online. 

    Com ela, você consegue gerenciar sua loja virtual, carregar os produtos, atualizar o estoque, automatizar as vendas e integrar todos os canais de venda em um só lugar. 

    Para facilitar a vida dos lojistas, a Nuvemshop criou uma ferramenta exclusiva para criação de páginas, intuitiva e simples — ideal para quem tem pouco ou nenhum conhecimento técnico.

    💡 Saiba mais: O que é e como funciona a Nuvemshop?

    banner de conversão para Nuvemshop

    WordPress

    O WordPress talvez seja uma das ferramentas mais usadas por quem atua no mercado digital, principalmente nas empresas que investem em estratégias de marketing de conteúdo.

    A plataforma, contudo, não serve apenas para criar blogs. Por meio de suas funcionalidades — sejam elas básicas ou avançadas —, é possível criar uma página de vendas intuitiva e muito atrativa

    Além disso, o WordPress permite várias integrações, facilitando a adição recursos na página e o monitoramento da performance.

    A ferramenta pode ser paga mensal ou anualmente e os preços variam de acordo com as necessidades do cliente, ficando entre R$ 12 e R$ 149 por mês. 

    LeadPages

    O LeadPages é uma plataforma que ajuda empresas a atrair pessoas para a sua página, transformá-las em leads e finalizar a venda. Entre as várias funcionalidades está a possibilidade de criar pop-ups, banners, alertas, entre outros.

    Além disso, as páginas de vendas criadas na plataforma são responsivas, ou seja, se adaptam ao dispositivo do usuário — computador, tablet ou smartphone.

    A ferramenta é paga e os planos são renovados mensal ou anualmente. Os valores ficam entre R$ 204 e R$ 546.

    InstaPage

    O InstaPage é um recurso muito utilizado por equipes que não têm muito conhecimento técnico em criação de páginas, principalmente as de vendas. Ele permite criar landing pages personalizadas, acompanhar a performance das campanhas e monitorar a velocidade de carregamento.

    A ferramenta ainda ajuda a entender o comportamento dos clientes na página, oferecendo múltiplos testes (sendo o A/B o mais conhecido) para avaliar se as pessoas estão comprando e se há pontos de melhoria.

    Você consegue testar a plataforma por 14 dias gratuitos ou fazer uma demonstração para entender quais funcionalidades sua empresa precisa. O plano anual custa a partir de R$ 1.650 por ano.

    Criar uma página de vendas é fundamental para potencializar as conversões e, com isso, aumentar o faturamento. Contudo, essa é uma tática dentre várias outras que você deve adotar.

    Continue por aqui e confira as principais estratégias de vendas comprovadas e de baixo custo!

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