
Postado por Mandaê
Marketing
Postado por Mandaê
Atualizado em março 16, 2022 por Nuvemshop Acesso
Implementar estratégias de vendas eficazes, que conquistem clientes e ajudem a aumentar a rentabilidade do negócio, é o principal desejo de qualquer empreendedor.
Com esse objetivo, muitos adotam táticas já consagradas, como cross selling e upselling, mas outras ações simples e de baixo custo são capazes de aumentar exponencialmente as vendas e dar uma enorme vantagem competitiva para você se diferenciar da concorrência.
Para mostrar como é possível conseguir isso, elaboramos um Guia Completo de Estratégias de Vendas com 70 táticas para conquistar um potencial cliente em todas as etapas de contato com sua marca.
Assim, você saberá desde como conseguir mais cadastros em sua loja virtual até como adotar estratégias apoiadas nos mais recentes estudos da ciência para encantar pessoas que não podem esperar para comprar os produtos da sua loja. E o melhor de tudo: são melhorias simples, fáceis de aplicar e que não exigem muito investimento.
Veja abaixo um compilado das principais estratégias de vendas para ter um e-commerce mais rentável.
E-mails são ferramentas poderosas para aquisição e retenção de clientes da sua loja virtual. No entanto, o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de e-mails arrasadora é incentivar os cadastros em sua loja virtual.
Fazer parte de um mailing list é considerado um estágio intermediário do processo de compra, que se fosse traduzido em poucas palavras seria algo como: “Estou interessado em você, mas ainda não estou pronto para comprar”.
Para ter mais cadastros na lista de e-mails do seu e-commerce, você pode usar diferentes táticas.
O próximo passo é determinar quando enviar e-mails para os seus clientes e desenvolver as melhores estratégias de vendas para atingir diferentes propósitos:
Utilizar o call to action (chamada à ação) adequado também é essencial para despertar o interesse do seu público. Você pode conferir como fazer isso da melhor maneira no Guia de Estratégias de Vendas e neste post detalhado com os melhores exemplos de e-mail marketing e quando usar.
Depois de definir os e-mails da sua loja virtual, é hora de pensar em SEO (search engine optimization) – um conjunto de técnicas focadas em aumentar a relevância de um site no Google, Bing e Yahoo!, considerados os principais motores de busca.
O primeiro passo é desenvolver uma estratégia de palavras-chave, também conhecidas como keywords, que nada mais são do que expressões de busca inseridas na página com a intenção de informar rapidamente o Google sobre o que fala o seu conteúdo.
A escolha da palavra-chave correta pode gerar milhares de visitas ao seu site, mas a segmentação errada pode arruinar sua campanha, gerando tráfego de baixa qualidade e poucas conversões.
Para definir as melhores keywords para o seu e-commerce, analise as palavras-chaves utilizadas por seus concorrentes e em seguida pense em quais termos são relevantes para a sua marca e seus produtos. Para verificar as expressões mais buscadas em seu segmento, utilize a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords.
Depois de definir isso, você deve produzir conteúdos para as páginas do seu site com a intenção de aumentar as chances do seu e-commerce aparecer em uma boa posição nos resultados de pesquisa na internet.
Um dos grandes desafios ao administrar um e-commerce é oferecer conteúdo exclusivo em páginas de produtos. Muitos sites, inclusive, puxam informações sobre o produto a partir de um banco de dados do fornecedor, o que pode causar problemas de duplicidade de conteúdo. Para solucionar esse desafio, você tem algumas opções:
+ Conheça a fundo estratégias fundamentais para obter mais cliques no Google
Depois, é preciso implementar soluções que facilitem a navegação pelo seu site. As categorias de produtos mais importantes devem ocupar as principais posições no menu, mas o ideal é que sua loja não tenha mais do que sete categorias de raiz. Essas são as partes vistas em todas as páginas por onde o usuário passa em uma visita à loja virtual.
Para as subcategorias, naturalmente esse número será superior a sete. Ainda assim, mantenha simplicidade suficiente para satisfazer as necessidades do seu usuário sem exageros.
+ Saiba como criar uma página de produtos perfeita
Adotar estratégias de preços adequadas ao produto é requisito fundamental para ter um negócio bem-sucedido. Afinal, embora vários fatores possam afetar a receita da sua empresa, um dos mais importantes é a margem de lucro.
Mas, ao definir os preços, você não deve levar em consideração apenas a análise de ofertas da concorrência, o seu público-alvo e os custos de produção e distribuição. Estratégias de preços que têm como base as ciências comportamentais são extremamente eficazes e podem servir de inspiração na hora de definir o valor de venda dos produtos do seu e-commerce. Um bom exemplo disso são os gatilhos mentais.
Veja algumas táticas poderosas que você pode implementar na sua loja virtual:
+ Saiba como adotar diferentes estratégias de preços para aumentar a receita do seu e-commerce
Além das formas de precificação listadas acima, existem táticas cientificamente comprovadas de estratégias de vendas fundamentadas em aspectos comportamentais do seu cliente. O melhor exemplo disso é o neuromarketing, uma área do conhecimento que une neurociência, marketing e tecnologia.
Embora existam controvérsias entre pesquisadores sobre as técnicas que realmente podem ser descritas como oriundas do neuromarketing – para alguns essa definição só cabe para estudos que têm como base o uso de tecnologias científicas, como ressonância magnética funcional, para prever o comportamento do consumidor –, muitas estratégias são descritas com eficácia.
Segundo Roger Dooley, autor de Como Influenciar a Mente do Consumidor: 100 maneiras de convencer os consumidores com técnicas de neuromarketing, o chamado cérebro reptiliano, parte responsável pela maior parte das tomadas de decisão, está mais preocupado em evitar a dor como um meio de sobrevivência do que em ganhar prazer. Com base nisso, falar sobre os benefícios diretos do seu produto não vai fazer com que as pessoas se interessem de primeira por você. É preciso fazer mais: falar com a dor do seu público.
+ Conheça em detalhes estratégias de neuromarketing para aplicar em seu negócio
Para ter um negócio de sucesso, não basta simplesmente otimizar seu site e implementar as melhores estratégias de vendas para atrair clientes. É preciso oferecer um atendimento rápido e de qualidade durante e após a compra para incentivar o consumidor a obter novos itens da sua loja.
Além de responder de maneira educada e prestativa todas as dúvidas do consumidor, veja como pequenas atitudes fazem toda a diferença para ter clientes satisfeitos e encantados:
Como você pode ver, embora simples, essas soluções são aliadas importantes para atrair clientes e estimular a compra e a recompra dos seus produtos. Para saber em detalhes como implementar todos os pontos acima, baixe o Guia de Estratégias de Vendas.