Pop-up: veja como e quando utilizar na loja virtual

Pop-up na loja virtual: veja como e quando utilizar

Pop-up é aquela janela que aparece e se sobrepõe ao conteúdo de uma página. Trata-se de um recurso polêmico: apesar de ser considerado invasivo para algumas pessoas, se for bem utilizado pode ter um papel fundamental para atrair a atenção dos visitantes do seu site e ajudar na conversão de clientes.

Por que usar pop-ups em sua loja virtual

Como você verá mais à frente, existem vários tipos de pop-ups, mas sua função é sempre a mesma: chamar a atenção para alguma ação, como promoções e novidades, ou coletar cadastros para alimentar a sua lista de e-mails e, assim, estabelecer um relacionamento com quem se mostrou interessado nos produtos do seu e-commerce. Veja porque você deve utilizar esse recurso:

1. Coletar assinaturas para newsletter

O pop-up é um ótimo meio para captar leads (contatos) e aumentar a sua lista de e-mail. No exemplo abaixo, a loja Vitrine Outlet incentiva o cadastro de potenciais clientes para receber newsletter e ofertas exclusivas, o que aumenta as chances de conversão.

Pop-up na loja virtual

2. Oferecer descontos para vender mais

Oferecer descontos aos visitantes é uma estratégia eficaz para induzir à compra de produtos. No exemplo abaixo, se o cliente gastar $ 25,00 ganha 10% de desconto. Isso certamente vai instigá-lo a adicionar mais um produto ao carrinho para obter o cupom.

pop-up-estrategias-6

3. Ofertar guias e materiais de forma simples

Dar algo mediante um simples cadastro é a melhor estratégia para conseguir o e-mail de um potencial cliente, mas você não precisa necessariamente oferecer descontos. Uma maneira poderosa de fazer isso é produzir guias ou materiais de conteúdo e disponibilizar para download gratuito.

Se você tem um e-commerce de quadros, por exemplo, pode produzir um tutorial com dicas para decorar diferentes ambientes com esses objetos. Assim, além de se posicionar como especialista no assunto, consegue suprir a necessidade do seu público e ainda estabelecer uma forma de manter contato.

Muitas pessoas desenvolvem landing pages (páginas de entrada específicas) para ofertar materiais desse tipo, mas os pop-ups também podem ser utilizados para essa finalidade, com a vantagem de serem mais práticos. Ferramentas como o Sumome e o MailMunch disponibilizam modelos prontos.

pop-up-estrategias-5

Tipos de pop-ups

Há diversas formas de exibição para pop-up baseadas nas ações do visitante no site. Essas são algumas:

  • Cronometrada – Com esse método você pode definir um período específico para mostrar o pop-up, ou seja, depois de alguns segundos de permanência do visitante em seu site.
  • De acordo com o conteúdo – Esse tipo de pop-up só aparece em páginas específicas, de acordo com o que você definir. É uma ótima forma de segmentar os clientes mais propensos a responder a determinadas ações. Por exemplo, um pop-up com desconto de bolsas vai ter um resultado melhor se aparecer para o visitante que estiver navegando na categoria de bolsas.
  • De acordo com o deslocamento no site – O pop-up baseado no deslocamento do usuário pelo site aparece quando uma porcentagem específica (definida por você) da barra de rolagem for atingida. É semelhante ao pop-up cronometrado, em ambos os casos aparecem para o visitante quando é atingido um certo limite de envolvimento na sua loja virtual.
  • Pop-up de saída – O pop-up de saída aparece quando um visitante está prestes a deixar o seu site. Ao monitorar o cursor, ele reconhece quando alguém vai na direção do botão de voltar ou fechar a página e pode ser disparado como uma última tentativa para obter um endereço de e-mail ou oferecer um desconto antes que o visitante vá embora.

 

Como usar pop-up para vender mais em sua loja online

Descubra abaixo como usar pop-up na sua loja virtual e veja os melhores exemplos e práticas para extrair o máximo desse recurso.

Prefira pop-ups discretos

Você deve estar habituado a ver pop-ups que aparecem no centro da tela, mas o pop-up Scroll Box é um pouco diferente. Apesar de ter a mesma funcionalidade, sua exibição desliza ao lado da tela.

pop-up-scroll-bok

Se pararmos para analisar, é uma forma menos invasiva. Mas, onde exatamente é o melhor lugar para inseri-lo? Segundo o Sumome, 88% dos melhores Scroll Box estão posicionados no canto inferior direito da página.

Já um estudo feito pela Nielsen Norman Group, empresa especializada em experiência do usuário, mostrou que as pessoas gastam 69% do seu tempo na internet olhando para a metade esquerda da tela e os outros 31% para a metade direita. Faz sentido, levando em consideração que fomos ensinados a absorver informações lendo da esquerda para a direita, de cima para baixo.

Aliás, já reparou que as informações principais de um site normalmente ficam do lado esquerdo? Por conta desses dois fatores, o lado esquerdo não é o melhor lugar para exibir o Scroll Box, já que tira o equilíbrio do layout e pode cobrir botões importantes.

Observe o equilíbrio visual da página inicial do Yahoo. O lado esquerdo possui todos os botões de navegação, tanto o menu lateral quanto o horizontal na parte superior. Já o lado direito mostra os principais assuntos de forma mais “tímida” e contém publicidade.

pop-up-na-loja-virtual-yahoo-1
Por isso, o ideal é aplicar o pop-up do lado direito, que é mais limpo e não atrapalharia a visão do usuário.

Veja o exemplo:

pop-up-para-vender-mais

De qualquer forma, é sempre válido fazer testes para ver qual estilo do pop-up funciona melhor na sua loja virtual.

Quando exibir o pop-up

É possível determinar um momento específico para exibir o pop-up analisando o deslocamento do cliente no site, pela porcentagem que ele avançou na barra de rolagem.

O Sumome mostra que os melhores pop-ups aparecem quando o usuário avança entre as marcas de 40 a 69% da página. Basicamente esse é o melhor ponto, porque é onde a maioria dos usuários chega. Depois disso, as visualizações diminuem, uma vez que o interesse do visitante não avança muito mais.

pop-up-sumome

Observe esse exemplo de uma página do Sumome. Um heatmap foi usado para mapear o deslocamento do cursor, comprovando que os usuários tendem a se dispersar à medida que a página chega ao fim.

Isso significa que se mostrar o pop-up muito cedo, você pode perder a oportunidade de atrair clientes realmente interessados (que ainda não avançaram muito na página, ou seja, não mostraram interesse). Porém, se exibir tarde demais pode perder os visitantes porque podem sair do site antes de serem impactados pelo pop-up.

Mas não basta definir quando e onde inserir. O recurso visual faz toda a diferença para chamar a atenção do usuário, como mostramos a seguir.

Dicas para criar pop-ups de sucesso

A chave para captar a atenção do visitante é a velocidade, uma vez que as pessoas não gastam muito tempo para analisar uma página na internet e tirar suas conclusões. Por isso, é importante recorrer a recursos visuais para que o usuário processe mais rápido a sua mensagem.

Não é qualquer imagem que vai ter o resultado esperado. Se não transmitir de maneira eficaz qual é sua intenção, o visitante simplesmente pode ignorar o pop-up (o que acontece com frequência) sem ler nenhuma palavra. Para evitar que isso aconteça, você pode seguir essas dicas:

1. Ilustre a oferta

Para oferecer um produto ou serviço como brinde, funciona muito bem exibir uma imagem que ilustre o material físico.

pop-up-para-vender-mais-1

Na imagem acima, quando o pop-up aparece, o olhar é atraído diretamente para a imagem do e-book. Ao observar o livro e o texto, inconscientemente associamos que a oferta inclui o material.

O uso de uma imagem mais genérica, como alguém em um escritório, pode não funcionar em determinados casos, já que exige mais do nosso cérebro para decifrar a mensagem.

2. Indique a direção

Outra estratégia de sucesso é usar imagens que direcionem o olhar do leitor para o call to action (chamada à ação) do seu pop-up.

pop-up-para-vender-mais-2

Ao observar a mulher na imagem, para onde você direciona o olhar? Para o campo de cadastro e a chamada à ação, nesse caso, o botão “inscreva-se agora”.

Reforce o uso da imagem com um texto objetivo e chamativo e você verá o resultado.

3. Use cores contrastantes

pop-up-para-loja-virtual

  • Adicionar contraste entre pop-up e site – Muitos sites possuem fundos escuros ou coloridos. As caixas brancas destacam-se melhor nesses casos.
  • Foco para o call to action – A sua chamada a ação é o que faz a pessoa clicar no pop-up. Um botão com uma cor mais forte, letras em negrito sobre um fundo mais claro evidencia a mensagem.

Cuidados com pop-up na sua loja virtual

Se são tantas as possibilidades de tirar um bom proveito desse recurso, porque nem todo e-commerce utiliza ou tem uma boa experiência com isso? É porque nem tudo são flores quando se trata de pop-up. Veja a seguir algumas das principais limitações que ele apresenta:

  • Algumas pessoas simplesmente não gostam de pop-ups, não importa o quanto você trabalhe para usar esse recurso da melhor forma possível, o visitante vai abandonar o seu site assim que se deparar com um.
  • Se o pop-up não trouxer uma mensagem certa na hora certa, ele pode interferir na experiência do cliente.
  • Os pop-ups são excelentes para a exibição em telas de desktop, não para dispositivos móveis. O Google anunciou que, a partir de 10 de janeiro de 2017, serão penalizadas as páginas móveis com pop-ups que cobrem o conteúdo principal, necessitam de inserção autônoma que precisa ser fechada para acessar o conteúdo principal ou oculte o conteúdo principal abaixo da dobra. O motivo é que isso pode interferir na experiência de navegação por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

 

Com todas essas dicas, você já está pronto para fazer o uso correto do pop-up na sua loja virtual? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário!

  • Precisa-se tomar cuidado com a penalização do Google!

    • Verdade, Feliphe! Como citamos no post, a partir do dia 10 de janeiro de 2017 o Google começará a penalizar pop-ups em páginas móveis. No entanto, para desktop continua sendo uma boa estratégia para capturar leads e ajudar na conversão de clientes.

      • Exato. No desk vai funcionar legal, agora no mobile, se a ideia é um pop up pra inscrição, acredito que daqui pra frente vai funcionar com push notifications!

        • Concordamos com você, Feliphe. Notificações push continuarão como uma tendência crescente.