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Como oferecer cupom de desconto na sua loja virtual

Um cupom de desconto oferece vantagens para todos os personagens envolvidos na história. Para o consumidor, pode ser a cartada final que levará à conclusão de uma compra. Já para o lojista, é um ótimo recurso que atrai clientes e alavanca as vendas de seu negócio.

Reza a lenda que a primeira campanha com esse recurso aconteceu em 1888 nos Estados Unidos, quando a Coca-Cola ofereceu um copo de refrigerante grátis para quem apresentasse um papelzinho com desconto. Por lá, a coisa tornou-se tão tradicional que as lojas chegam a distribuir bilhões de cupons por ano.

Hoje, esse desconto é um forte aliado dos consumidores que querem economizar, não largam a mão da pechincha e gostam de pagar menos em suas compras.

Se você quer aprender a usar cupom de desconto no seu e-commerce, leia a seguir as particularidades desse método e saiba como aplicá-lo a seu favor.

Comportamento do brasileiro em relação ao cupom de desconto

No Brasil, as ações com bilhetes de desconto vêm ganhando cada vez mais dimensão. De acordo com a Cuponomia, o recurso foi responsável por gerar mais de R$ 500 milhões para o e-commerce brasileiro em 2016. Além disso, houve um crescimento de 77% na quantidade de cupons de desconto oferecidos pelas lojas de e-commerce nas principais categorias.

Para compreender como o consumidor brasileiro lida com essa gratificação, a plataforma Radar Cupom analisou dados e comportamento de seus usuários e montou o perfil do brasileiro que consome cupons.

Abaixo, selecionamos as principais informações:

  • 91% dos cupons são usados em plataformas desktop.
  • As mulheres (55%) são o público que mais se beneficia de compras com cupom de desconto, contra 45% dos homens.
  • A faixa etária com mais incidência fica entre 25 e 34 anos, que representa 56,4% dos usos; ela vem seguida pela faixa de 35 a 44 anos (21,3%) e por 18 a 24 anos (13,5%).
  • O dia da semana que os brasileiros costumam caçar bilhetes de desconto é terça-feira.
  • Normalmente, os consumidores acessam cupons às 22h.

Embora esse resultado possa servir de termômetro para a construção da sua estratégia, a melhor maneira de criar uma campanha eficiente e bem-sucedida é analisar o perfil e os costumes dos seus próprios consumidores.

Como planejar e executar uma campanha com cupom de desconto

Todas ações da sua loja virtual demandam um planejamento. Definir uma campanha promocional com cupom de desconto segue o mesmo caminho.
O primeiro passo é determinar seu objetivo, pois só a partir dele será possível dar vazão ao restante. Aqui, sua estratégia pode ser:

  • Recolher dados de clientes para o envio de newsletter.
  • Aumentar as vendas.
  • Fortalecer a imagem da sua loja virtual.
  • Eliminar estoque.
  • Fidelizar clientes.
  • Reverter o abandono de carrinho.
  • Entre outras.

Com o objetivo definido, é necessário elencar qual tipo de bonificação você pretende oferecer: desconto em porcentagem, desconto em dinheiro ou frete grátis.

Em seguida, vem uma etapa mais complexa: encontrar um valor ideal para que você não tenha prejuízos. Você pode basear o valor levando em conta o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que serve de base para compreender o quanto a empresa investe em cada novo cliente.

O CAC é calculado dividindo o total de gastos com marketing e vendas pelo número de novos clientes. Nesse caso, é importante que o custo de aquisição se mantenha inferior ao investimento do cliente na sua loja virtual.

Ou então, use como base seu ticket médio, que é a média do valor que cada cliente gasta com seus produtos ou serviços. Para encontrar o ticket médio, soma-se a quantidade das vendas e divide-se pelo número de clientes.

A maioria das plataformas, como Nuvem Shop, Wix, Vipcom ou Loja Integrada, disponibilizam ferramentas intuitivas para que você crie e aplique campanhas de cupom de desconto. Essas ações promocionais podem vir em forma de landing page, formulário ou pop-up.

Outro ponto importante é: sempre tente gerar cupons que sejam atraentes também no visual. Em vez de colocar uma linha de caracteres aleatórios, como YB72A465, escolha uma palavra que tenha a ver com sua loja ou com sua promoção. Por exemplo, use ALO10 no caso de descontos de 10% em smartphones.

Assim que finalizar a confecção do seu cupom de desconto, divulgue a campanha nos seus diversos canais – de banners secundários, passando por e-mails promocionais até posts no Facebook.

Cinco estratégias com cupom de desconto
Abaixo, reunimos alguns exemplos de estratégias que você pode se inspirar para replicar em sua loja virtual.

1- Sites especializados 

Cuponomia, Cuponeria, MeuCupom, Radar Cupom, CupoNation e CupomGrátis são alguns exemplos de sites que se dedicam a oferecer cupons de desconto de diversas lojas e categorias.

Essas plataformas ajudam a aumentar a visibilidade das promoções e separam produtos e serviços de forma que facilite para o usuário encontrar o que precisa.

Cada site tem seus requisitos para liberar a participação de uma loja virtual, que variam entre quais produtos e serviços oferece, o desconto apresentado e se o site é confiável.

Na imagem abaixo, o cupom de desconto Netshoes oferece uma redução de 18% em produtos selecionados durante determinado período.

cupom-de-desconto-Netshoes

2- Parceria com influenciadores digitais

Os influenciadores digitais são blogueiros, youtubers e celebridades que possuem grande reputação em um nicho. Fazer parceria com um deles é uma excelente forma de aumentar seguidores e promover seu cupom de desconto para um público específico.

A youtuber Isabella Lubrano, do Ler Antes de Morrer, possui mais de 126 mil inscritos em seu canal. Ali ela faz resenhas de livros e discute outros tópicos sobre o universo editorial. Em alguns de seus vídeos, na descrição, há ofertas de cupom de desconto Amazon.

 cupom-de-desconto-Amazon

3- Descontos durante datas comemorativas e feriados

Lançar campanhas de cupom de desconto durante datas comemorativas é uma maneira de se manter competitivo em um momento que toda a concorrência vai estar em polvorosa aproveitando o período. Para se destacar de verdade, aproveite também outras datas menores, ou que sejam relevantes para a sua área de atuação.

No cupom de desconto Kabum, a oferta foi direcionada em ocasião do Dia das Crianças.

cupom-de-desconto-Kabum

4- E-mail de abandono de carrinho

O abandono de carrinho é um fantasma que costuma rondar todos e-commerces. No Brasil, a taxa de abandono de carrinhos chegou a 34% em 2016. Uma das maneiras de reverter esse contratempo assombroso é oferecer um cupom de desconto e convidar o consumidor a finalizar a compra. Eficiente e simples.

cupom-de-desconto

5- Desconto para assinantes de newsletter

A maneira de retribuir quando o usuário assina sua newsletter é oferecer um desconto para ele. O desconto irá motivá-lo a ceder voluntariamente seus dados, assim seu mailing ficará mais completo e sua comunicação será menos invasiva.

O cupom de desconto Livo segue essa estratégia. Assim que a pessoa acessa o site da marca, é convidada a preencher um formulário e, de quebra, ganha R$ 50 para gastar na loja.

cupom-de-desconto

Cupom de desconto: o que evitar

Essa estratégia promocional tem inúmeros benefícios. Porém, saiba que se você abusar dela, estará correndo o risco de deixar seu cliente mal-acostumado. Afinal, ele passará a comprar apenas quando tiver desconto. Por isso é necessário criar um calendário e fazer apenas esporadicamente esse tipo de campanha.

Além disso, atente-se sempre ao seu lucro, para que a ação com cupom de desconto não seja sinal de prejuízo. Também, sempre limite os períodos promocionais, com início, meio e fim. Com essas estratégias, sua campanha se baseará na sua satisfação e na do seu cliente.

Leia também: Especial Black Friday: como vender mais e planejar a logística

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