
Postado por Mandaê
Marketing
Postado por Mandaê
Atualizado em dezembro 1, 2021 por
Um cupom de desconto oferece vantagens para todos os personagens envolvidos na história. Para o consumidor, pode ser a cartada final que levará à conclusão de uma compra. Já para o lojista, é um ótimo recurso que atrai clientes e alavanca as vendas de seu negócio.
Reza a lenda que a primeira campanha com esse recurso aconteceu em 1888 nos Estados Unidos, quando a Coca-Cola ofereceu um copo de refrigerante grátis para quem apresentasse um papelzinho com desconto. Por lá, a coisa tornou-se tão tradicional que as lojas chegam a distribuir bilhões de cupons por ano.
Hoje, esse desconto é um forte aliado dos consumidores que querem economizar, não largam a mão da pechincha e gostam de pagar menos em suas compras.
Se você quer aprender a usar cupom de desconto no seu e-commerce, leia a seguir as particularidades desse método e saiba como aplicá-lo a seu favor.
No Brasil, as ações com bilhetes de desconto vêm ganhando cada vez mais dimensão. De acordo com a Cuponomia, o recurso foi responsável por gerar mais de R$ 500 milhões para o e-commerce brasileiro em 2016. Além disso, houve um crescimento de 77% na quantidade de cupons de desconto oferecidos pelas lojas de e-commerce nas principais categorias.
Para compreender como o consumidor brasileiro lida com essa gratificação, a plataforma Radar Cupom analisou dados e comportamento de seus usuários e montou o perfil do brasileiro que consome cupons.
Abaixo, selecionamos as principais informações:
Embora esse resultado possa servir de termômetro para a construção da sua estratégia, a melhor maneira de criar uma campanha eficiente e bem-sucedida é analisar o perfil e os costumes dos seus próprios consumidores.
Todas ações da sua loja virtual demandam um planejamento. Definir uma campanha promocional com cupom de desconto segue o mesmo caminho.
O primeiro passo é determinar seu objetivo, pois só a partir dele será possível dar vazão ao restante. Aqui, sua estratégia pode ser:
Com o objetivo definido, é necessário elencar qual tipo de bonificação você pretende oferecer: desconto em porcentagem, desconto em dinheiro ou frete grátis.
Em seguida, vem uma etapa mais complexa: encontrar um valor ideal para que você não tenha prejuízos. Você pode basear o valor levando em conta o Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que serve de base para compreender o quanto a empresa investe em cada novo cliente.
O CAC é calculado dividindo o total de gastos com marketing e vendas pelo número de novos clientes. Nesse caso, é importante que o custo de aquisição se mantenha inferior ao investimento do cliente na sua loja virtual.
Ou então, use como base seu ticket médio, que é a média do valor que cada cliente gasta com seus produtos ou serviços. Para encontrar o ticket médio, soma-se a quantidade das vendas e divide-se pelo número de clientes.
A maioria das plataformas, como Nuvem Shop, Wix, Vipcom ou Loja Integrada, disponibilizam ferramentas intuitivas para que você crie e aplique campanhas de cupom de desconto. Essas ações promocionais podem vir em forma de landing page, formulário ou pop-up.
Outro ponto importante é: sempre tente gerar cupons que sejam atraentes também no visual. Em vez de colocar uma linha de caracteres aleatórios, como YB72A465, escolha uma palavra que tenha a ver com sua loja ou com sua promoção. Por exemplo, use ALO10 no caso de descontos de 10% em smartphones.
Assim que finalizar a confecção do seu cupom de desconto, divulgue a campanha nos seus diversos canais – de banners secundários, passando por e-mails promocionais até posts no Facebook.
Cinco estratégias com cupom de desconto
Abaixo, reunimos alguns exemplos de estratégias que você pode se inspirar para replicar em sua loja virtual.
Cuponomia, Cuponeria, MeuCupom, Radar Cupom, CupoNation e CupomGrátis são alguns exemplos de sites que se dedicam a oferecer cupons de desconto de diversas lojas e categorias.
Essas plataformas ajudam a aumentar a visibilidade das promoções e separam produtos e serviços de forma que facilite para o usuário encontrar o que precisa.
Cada site tem seus requisitos para liberar a participação de uma loja virtual, que variam entre quais produtos e serviços oferece, o desconto apresentado e se o site é confiável.
Na imagem abaixo, o cupom de desconto Netshoes oferece uma redução de 18% em produtos selecionados durante determinado período.
Os influenciadores digitais são blogueiros, youtubers e celebridades que possuem grande reputação em um nicho. Fazer parceria com um deles é uma excelente forma de aumentar seguidores e promover seu cupom de desconto para um público específico.
A youtuber Isabella Lubrano, do Ler Antes de Morrer, possui mais de 126 mil inscritos em seu canal. Ali ela faz resenhas de livros e discute outros tópicos sobre o universo editorial. Em alguns de seus vídeos, na descrição, há ofertas de cupom de desconto Amazon.
Lançar campanhas de cupom de desconto durante datas comemorativas é uma maneira de se manter competitivo em um momento que toda a concorrência vai estar em polvorosa aproveitando o período. Para se destacar de verdade, aproveite também outras datas menores, ou que sejam relevantes para a sua área de atuação.
No cupom de desconto Kabum, a oferta foi direcionada em ocasião do Dia das Crianças.
O abandono de carrinho é um fantasma que costuma rondar todos e-commerces. No Brasil, a taxa de abandono de carrinhos chegou a 34% em 2016. Uma das maneiras de reverter esse contratempo assombroso é oferecer um cupom de desconto e convidar o consumidor a finalizar a compra. Eficiente e simples.
A maneira de retribuir quando o usuário assina sua newsletter é oferecer um desconto para ele. O desconto irá motivá-lo a ceder voluntariamente seus dados, assim seu mailing ficará mais completo e sua comunicação será menos invasiva.
O cupom de desconto Livo segue essa estratégia. Assim que a pessoa acessa o site da marca, é convidada a preencher um formulário e, de quebra, ganha R$ 50 para gastar na loja.
Essa estratégia promocional tem inúmeros benefícios. Porém, saiba que se você abusar dela, estará correndo o risco de deixar seu cliente mal-acostumado. Afinal, ele passará a comprar apenas quando tiver desconto. Por isso é necessário criar um calendário e fazer apenas esporadicamente esse tipo de campanha.
Além disso, atente-se sempre ao seu lucro, para que a ação com cupom de desconto não seja sinal de prejuízo. Também, sempre limite os períodos promocionais, com início, meio e fim. Com essas estratégias, sua campanha se baseará na sua satisfação e na do seu cliente.
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