
Postado por Livia Ferreira
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Postado por Livia Ferreira
Atualizado em agosto 9, 2022 por Nuvemshop Acesso
As redes sociais mudaram a forma como as pessoas consomem conteúdo na internet, principalmente o Instagram. Dia após dia, novas plataformas surgem, com diferentes formatos e ferramentas. Para os lojistas, ter presença online é fundamental, mas, para isso, é preciso aprender como vender pelo Instagram.
A rede social foi fundada em 2010 e, desde então, passou por várias atualizações e ganhou novas funcionalidades. No entanto, um aspecto importante nunca mudou: o seu forte apelo visual.
Quem deseja impulsionar sua marca deve aproveitar essa característica da plataforma e encontrar formas de como vender pelo Instagram. Quer aprender algumas técnicas? Então, continue a leitura e confira!
A maioria dos lojistas já descobriu o poder das redes sociais e como ter presença no Instagram é fundamental para aumentar o alcance da marca. No entanto, traçar estratégias para aumentar o faturamento por meio desse canal requer alguns pontos de atenção.
Confira, a seguir, 12 dicas de como vender pelo Instagram:
A primeira etapa de como vender pelo Instagram é criar um perfil comercial. Caso você tenha uma conta pessoal, também é possível transformá-la em empresarial. Para isso, basta:
A conta comercial do Instagram é uma versão voltada para quem deseja vender pela rede social, por isso ela apresenta alguns recursos que podem ajudar no processo de comercialização, como o Instagram Ads, o Instagram Insights e o Instagram Shopping. Vamos explicar cada um deles ao longo do conteúdo.
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Após mudar para uma conta profissional, é o momento de criar uma bio. Nela, você deve adicionar uma foto — o logotipo da empresa, por exemplo —, uma pequena descrição e o link para sua loja virtual.
No entanto, isso tudo precisa ser feito dentro dos 160 caracteres permitidos pela plataforma. Por isso, tente ser direto ao ponto, escolhendo as melhores palavras para despertar a curiosidade dos usuários.
Caso você queira criar sua loja virtual, mas ainda não tenha feito, saiba que existem plataformas que oferecem um ambiente online completo para que seu negócio opere da melhor forma. As ferramentas oferecidas são pensadas para facilitar a vida do lojista e potencializar os resultados.
Além disso, mostraremos ao longo do conteúdo que é possível integrar seu e-commerce à rede social e vender mais pelo Instagram.
Basicamente, os conteúdos do Instagram têm duas funções: fortalecer a imagem da marca — área conhecida como branding — e vender mais. Essas estratégias podem ser trabalhadas simultaneamente, mas, para isso, é preciso conhecer o público-alvo.
Depois de entender o comportamento do seu cliente ideal, é possível produzir conteúdos relacionados aos interesses desse grupo e, com isso, conquistar novos seguidores.
Os conteúdos em texto são usados na legenda das fotos e funcionam como um apoio ao conteúdo visual. Por isso, cuide para que tudo esteja escrito corretamente, com informações relevantes e uma linguagem semelhante à que o público usa.
Ainda, tenha atenção ao tamanho das legendas para que a leitura não fique cansativa, afinal, o Instagram é uma rede social visual.
E, por falar em visual, não se esqueça de publicar imagens e vídeos bem produzidos, com boa resolução e de acordo com a identidade visual da sua marca.
Se a sua empresa é especializada em vender equipamentos de pesca, por exemplo, publique imagens relacionadas a esse universo, faça referência à natureza, à fauna aquática e outros elementos semelhantes.
O ideal é que as imagens e os vídeos consigam chamar a atenção do público e mostrem que sua empresa é autoridade no assunto.
Por isso, ao tirar fotos ou filmar, escolha ambientes bem iluminados, tente explorar diferentes ângulos e faça um bom trabalho de edição antes da publicação.
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As hashtags são marcadores precedidos pelo símbolo “#” que servem para categorizar os conteúdos. Esse conceito nasceu no Twitter e, hoje, está presente em todas as redes sociais, justamente pela facilidade que elas oferecem em separar os conteúdos por temas.
Contudo, para entender como vender pelo Instagram usando as hashtags, tenha atenção às recomendações a seguir:
Parte de como vender pelo Instagram está relacionada a um bom planejamento de conteúdo. Por isso, se reúna com sua equipe e monte um cronograma de postagens. Isso ajudará você a monitorar quais temas estão sendo tratados, evitando, assim, repetições.
O calendário de publicações deve levar em conta tudo que é postado no Instagram, seja no Feed, nos Stories ou no Reels. E, por falar nisso, tenha em mente que o estilo de conteúdo para cada uma dessas ferramentas é diferente, então não vale apenas replicar o mesmo post, combinado?
Também é válido observar em que momento do dia sua audiência está online e quando suas postagens performam melhor. Para isso, publique em momentos diferentes do dia e veja em quais períodos os resultados são mais positivos.
Por fim, considere o calendário comercial para planejar conteúdos estratégicos. Por exemplo, para a Black Friday, publique promoções, ofereça descontos, frete grátis ou outro benefício que faça os olhos dos seguidores brilharem.
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Outra estratégia de como vender pelo Instagram é fechar parcerias com influenciadores, pessoas que têm um número grande de seguidores e apresentam valores semelhantes aos da sua marca.
Primeiramente, selecione os influencers que combinam com os seus produtos e com a proposta do seu negócio. Depois, entre em contato e veja se a parceria é benéfica para os dois lados.
Por fim, combine como vocês trabalharão, quantas postagens serão produzidas e como será medido o resultado.
Caso você não tenha orçamento para contratar um influenciador grande, que tal investir em microinfluenciadores? Esses profissionais costumam ter um alcance menor em número de seguidores, mas o público costuma ser mais engajado e fiel a eles.
Os anúncios são uma saída para quem tem dúvidas sobre como vender no Instagram e aumentar o alcance da marca. O Instagram Ads passou a ser usado em 2015 e, desde então, tem potencializado as vendas na rede social.
Para criar uma campanha, é necessário criar uma conta no Facebook Business e vincular sua conta do Instagram a ela.
💡Saiba mais: Guia indispensável para anunciar no Instagram
Os seus seguidores precisam sentir que fazem parte do universo da marca, que são ouvidos e, principalmente, contemplados pelos benefícios que você concede. Por isso, uma solução para vender mais no Instagram é oferecer cupons de desconto ou outros bônus para sua base de fãs.
Premie as pessoas que visualizarem determinados posts, por exemplo, ou os primeiros que interagiram com seus Stories. Você também pode divulgar promoções de queima de estoque ou descontos em datas comemorativas.
No entanto, lembre-se de precificar os produtos adequadamente, de modo que não haja prejuízos para você que prejudiquem a saúde financeira da sua empresa.
Uma excelente forma de vender mais pelo Instagram é ativar a função Shopping. Essa ferramenta permite que você adicione fotos dos seus produtos, inclua etiquetas com o preço e um hiperlink, que pode direcionar o usuário para seu e-commerce.
A grande vantagem do Instagram Shopping é tornar os preços das mercadorias mais acessíveis, dar visibilidade aos itens e colaborar para o aumento no número de visitas no seu site.
Quer saber como vender pelo Instagram Shopping? Confira os passos:
💡Saiba mais: Como montar uma loja virtual em 12 passos e empreender em 2022
Para estreitar o relacionamento entre marca e seguidores, nada melhor do que interagir com eles. Por isso, responda os comentários, as Direct Messages (DMs) — chamadas de “mensagens diretas”, em português — e reposte as publicações em que seus produtos forem marcados.
Tratar bem os seguidores faz parte de uma boa estratégia de fortalecimento da marca. Portanto, invista na experiência do cliente e promova o encantamento em todos os canais de comunicação, inclusive nas redes sociais.
Por fim, a última dica de como vender pelo Instagram envolve dar visibilidade aos clientes que tiveram uma boa experiência com a sua marca. Por meio de cases de sucesso, você consegue mostrar o diferencial do seu negócio a usuários indecisos.
Esse tipo de estratégia ajuda a fortalecer e divulgar a marca, além de ser um excelente gatilho mental para aumentar as vendas.
Para selecionar as melhores histórias, avalie a satisfação dos clientes. A pesquisa de NPS (Net Promoter Score, ou “Pontuação Líquida de Promoção”, em livre tradução) é uma excelente ferramenta para medir o quanto os compradores recomendam a sua empresa.
Depois de fazer a pesquisa, selecione os promotores da marca, ou seja, aqueles que tiveram uma experiência muito positiva, e peça para que eles contem como foi o processo de compra.
Esses depoimentos podem ser divulgados nos Stories do seu Instagram, por exemplo, ajudando outras pessoas a escolherem a sua empresa para fechar negócio.
As dicas de como vender mais pelo Instagram ficaram claras? Seguindo os passos adequadamente, você terá mais chances de aumentar o número de seguidores, constituir uma audiência sólida e, consequentemente, aumentar o faturamento.
Portanto, não se esqueça de ter um perfil bem construído, com uma bio poderosa, fotos atrativas, conteúdos interessantes e investir em anúncios no Instagram Ads para aumentar o seu alcance.
Quer expandir seus horizontes e dominar o universo do e-commerce? Então, confira como vender pela internet e tenha uma loja virtual de sucesso!