Marketing

Marketing digital: principais estratégias para alavancar suas vendas

Postado por Mandaê

Atualizado em setembro 20, 2022 por Livia Ferreira

Atualmente, é possível afirmar que o marketing digital é um dos melhores amigos de um empreendedor ou de uma marca de sucesso. É por esse motivo que tanto se tem falado sobre esse tema, estratégias e dicas para impulsionar o negócio por meio do marketing digital.

Pensando em ajudar você a entender como funciona essa estratégia, elaboramos este conteúdo. Nele, há tudo que você precisa saber sobre como dar os primeiros passos para entrar no universo do marketing digital. 

Também vamos mostrar os principais benefícios de usar algumas ferramentas nessa área, como o CRM grátis, para que possa se desenvolver no ambiente digital e consiga conquistar cada vez mais o sucesso do seu empreendimento de forma fácil e rápida. Vamos lá?

O que é marketing digital?

A primeira coisa que deve saber é o que é marketing digital. Essa é uma área que vem ganhando cada vez mais notoriedade à medida que o comércio virtual vem crescendo

Dessa forma, cada vez mais pessoas acabam preferindo comprar pela internet do que de um modo presencial. 

Dessa maneira, devido a esse novo ambiente tecnológico, as companhias tiveram que mudar a sua forma de fazer marketing, já que o tipo de consumo e o consumidor mudaram.

Sendo assim, coisas que chamavam atenção no marketing tradicional já não funcionam mais no ambiente digital. 

Portanto, novas estratégias como o pipeline de vendas foram criadas a partir do entendimento do que chama a atenção do novo consumidor digital. 

Então, com essas mudanças no comportamento do consumidor, alguns elementos passaram a ter mais importância para as pessoas, como:

  • Atendimento personalizado;
  • Compras rápidas com entregas expressas;
  • Solução de problemas sem burocracia;
  • Produtos personalizados. 

Ao entender tudo isso, é possível compreender mais ou menos o tipo de conteúdo que os usuários vão querer consumir. 

💡 Saiba mais: 3 dicas de como impulsionar as suas vendas com o marketing digital

Por que investir em marketing digital?

Investir em marketing digital é importante porque, por meio das estratégias dessa área de atuação, é possível alcançar diversas vantagens com investimentos baixíssimos, beneficiando principalmente companhias pequenas ou empreendedores que estão começando. 

Isso acontece porque o consumo no mundo se transformou a partir da popularização da internet e da solidificação do mercado digital

Dessa forma, para conseguir o sucesso de um empreendimento nessa área, é preciso buscar entender como chamar a atenção das pessoas que navegam na web e emplacar vendas ou construir relações de fidelização

💡 Saiba mais: Pós-venda como estratégia de fidelização de clientes

Qual a diferença entre marketing digital e marketing de conteúdo?

É muito comum que as pessoas confundam marketing digital com o de conteúdo, principalmente em um cenário em que o último é muito popular e utilizado por muitas empresas para atrair clientes

Entretanto, confira a seguir as principais características e diferenças de cada uma dessas modalidades. 

Marketing de conteúdo

Para quem não conhece, o marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia do marketing digital que tem como principal objetivo fazer com que o cliente chegue até a empresa para que a marca não precise ficar indo atrás do seu público-alvo.

Também chamado de app funil de vendas, o marketing de conteúdo vai atrair esse consumidor justamente por meio da criação de um conteúdo relevante, por exemplo um blogpost ou um e-book.

Dessa forma, quando o consumidor pesquisar em navegadores como Google, Yahoo e Bing, ele poderá se deparar com o conteúdo e, assim, ter contato com sua marca. 

Marketing digital

O marketing digital, na verdade, é uma área que engloba diferentes estratégias, como o próprio marketing de conteúdo ou até mesmo o marketing de atração. 

Essa é, portanto, uma área mais geral, que criar estratégias para atingir o público que usa a internet. Por meio de uma série de ferramentas, como o melhor CRM, o marketing digital permite que a companhia se destaque no universo online, criando uma boa reputação da marca no mercado. 

Tudo isso vai ser extremamente importante para qualquer empresa que se propõe a habitar dentro do ambiente digital e atuar nessa área. 

Como alavancar as vendas com marketing digital?

Uma vez que foi possível entender o que marketing digital, confira a seguir algumas de suas estratégias para fazer com que sua empresa consiga realizar mais vendas. 

Além de impactar cada vez mais clientes, com as dicas a seguir você vai conseguir crescer, se desenvolver e alcançar o sucesso do mercado digital. Confira: 

1. CRM gratuito

O CRM gratuito é um sistema extremamente eficiente que pode te ajudar a identificar características importantes do seu público-alvo

Essas características, por sua vez, vão te ajudar a tomar as melhores decisões em relação a estratégias para fazer com que o seu público seja realmente impactado. Isso, consequentemente, aumentará as chances de vendas.

💡 Saiba mais: Como usar CRM para reter clientes 

2. SEO

SEO é a sigla de Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca). Essa também é uma ferramenta extremamente importante no marketing digital, principalmente para quem decide adotar o marketing de conteúdo como estratégia de atração de clientes. 

O SEO nada mais é do que regras que farão com que o conteúdo criado pela sua companhia se destaque em motores de busca, sendo Google o mais famoso deles. 

💡 Saiba mais: SEO para e-commerce: 5 estratégias fundamentais para obter mais cliques

Redes sociais

É importante que sua marca esteja em algumas redes sociais e se faça presente nessas plataformas com boas estratégias, já que esses ambientes colecionam bilhões de usuários ativos

Portanto, é possível afirmar que com certeza o seu público está em uma dessas plataformas. É necessário, apenas, elaborar um planejamento de produção de conteúdo que contemple as pessoas que tenham interesse no que você vende. Caso contrário, você não conseguirá atingir as pessoas certas e concretizar as vendas.

Aprendeu a importância do marketing digital?

Esperamos que você tenha entendido o que é marketing digital e como é possível impulsionar as vendas do seu negócio por meio dessa estratégia. Embora esteja mais difundido atualmente, o marketing sempre foi uma ferramenta poderosa para conhecer o seu público, oferecer o seu produto e conquistar e fidelizar clientes.

Como comentamos, sites, blogs e redes sociais são canais muito usados para colocar em prática ações de marketing, principalmente de marketing de conteúdo. Quer saber como usar essas plataformas para lucrar? Continue por aqui e confira como vender mais nas redes sociais!

Este artigo foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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