Padrão

Marketing: 5 inovações de marketing que você deve utilizar

Postado por Nuvemshop Acesso

Atualizado em julho 19, 2022 por

Estar atento às inovações que surgem através da transformação digital, principalmente das que envolvem estratégias de marketing, é fundamental para os negócios que desejam conquistar e fidelizar novos clientes.

Hoje em dia, o consumidor está cada vez mais exigente, e as empresas precisam estar preparadas para atender às suas necessidades e se destacar dos concorrentes. Por isso, estar atento às inovações é essencial.

Automatizar processos, apostar em novas estratégias e utilizar um sistema crm de vendas para centralizar as informações é cada dia mais necessário para fortalecer a presença digital da marca e oferecer um atendimento personalizado para os clientes.

Entre os benefícios de utilizar as inovações de marketing, podemos destacar:

  • Aumento das vendas;
  • Otimização de tempo;
  • Diminuição de custos;
  • Acompanhamento de resultados;
  • Maior organização e produtividade.

Para entender melhor como buscar por novas inovações de marketing que te ajudem a se destacar da concorrência, realizar o controle de leads e oferecer um atendimento personalizado, separamos a seguir algumas dicas para te ajudar nesse processo.

A importância das inovações de marketing para as empresas

Com todas as mudanças que ocorreram na sociedade nos últimos anos por conta da transformação digital, principalmente na forma como nos relacionamos, esse impacto também chegaria no mercado de negócios.

Por isso, para se destacar dos concorrentes e conquistar a atenção dos consumidores, é necessário apostar em novas estratégias para competir e se diferenciar no seu segmento de atuação, conquistando até mesmo os clientes mais exigentes.

As inovações disponíveis no mercado são inúmeras, e é preciso estar atento a cada uma delas, principalmente nas ferramentas de automação, que ajudam os gestores a administrar melhor seus negócios, criando um pipeline de vendas eficiente. 

A seguir, separamos 5 inovações de marketing que você precisa conhecer se deseja alavancar os resultados da sua empresa. Confira:

  1. Mobile Marketing

O Mobile Marketing surgiu para suprir as necessidades de uma sociedade que faz quase tudo através do seu telefone celular. As pessoas trocam mensagens instantâneas, realizam compras, pesquisam preço e pedem comida tudo através da telinha do seu smartphone.

Para aproveitar ao máximo essa tendência, entretanto, é preciso pensar no cliente antes da tecnologia, e procurar formas de oferecer uma experiência personalizada, estruturando a jornada do consumidor no app funil de vendas de forma rica, destacando a sua marca.

  1. Chatbots

Quando falamos sobre marketing e otimização dos processos dentro de uma empresa, as inovações disponíveis no mercado são diversas. Os chatbots, por exemplo, é um sistema de atendimento realizado por robôs, disponível para o consumidor 24 horas por dia.

Através desse sistema, é possível realizar pesquisas de satisfação, oferecer promoções, realizar cobranças e até mesmo enviar ofertas exclusivas para os consumidores. Eles também podem ser utilizados para fazer a captação de leads e a fidelização de clientes.

  1. Vídeo Marketing

O vídeo marketing é uma inovação que não pode ficar de fora do seu planejamento, principalmente se deseja se destacar nas mídias sociais. Pesquisas recentes revelaram que a maioria dos internautas preferem consumir conteúdos de vídeo.

Para aproveitar essa tendência e destacar a sua marca no mundo digital, é preciso apostar na criação de vídeos curtos e objetivos, mas que atendam as necessidades e expectativas do seu público-alvo.

  1. Produtos freemium

Denominamos “freemium” aqueles produtos ou serviços considerados premium, mas que as empresas oferecem por uma determinada quantidade de dias de forma grátis, para que as pessoas possam degustar antes de decidir adquirir de vez.

O objetivo é fazer com que os consumidores experimentem a melhor versão do produto ou serviço, ou seja, aquele que possui mais recursos ou benefícios, pois isso aumentará as chances dele adquirir o serviço no final da degustação. 

Grandes empresas já apostam nessa inovação de marketing, principalmente as do ramo de tecnologia, oferecendo a degustação de sistema para representante comercial gratis, ou de outros sistemas de gestão para variados segmentos. 

  1. Geomarketing

O Geomarketing é uma estratégia de marketing que utiliza dados de localização geográfica de um usuário para aprimorar os resultados de uma campanha de divulgação e criar novas oportunidades de negócio para a empresa.

Para que isso ocorra, basta um celular e um GPS para que empresas identifiquem a localização e os hábitos de consumo da pessoa, permitindo que eles enviem ofertas personalizadas capazes de atrair a atenção do cliente e virar uma venda fechada.

Agora que você já sabe da importância das inovações de marketing, e conhece algumas das tendências do momento, basta identificar qual delas atende melhor às necessidades da sua empresa e aplicá-las nos seus processos do dia a dia. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Gostou? Compartilhe!