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O que é preciso para trabalhar com marketing digital pelo celular?

Postado por Mandaê

Atualizado em julho 29, 2022 por Giovanna

O marketing digital está sendo muito usado nos dias de hoje, pois ficou mais fácil o contato com as pessoas através dos meios digitais. Sabendo usar as ferramentas certas, é possível alcançar resultados muito satisfatórios e atingir um público muito amplo.

Se você está pensando em começar a trabalhar na área, não deixe de conferir alguns conselhos que separamos logo abaixo de como otimizar o seu celular para trabalhar, quais aplicativos são essenciais para as atividades e dicas úteis para o seu negócio online.

Entenda o que é preciso ter no celular

Antes de tudo, dê uma conferida no ranking dos 10 Melhores Celulares para Trabalho de 2022, caso você esteja em dúvidas se o seu aparelho é apropriado para o seu trabalho, pois nem todo dispositivo possui especificações adequadas para algumas atividades de marketing digital, como uma boa quantidade de memória interna, uma bateria que dure o dia todo, aplicativos de gerenciamento e muito mais. 

Confira a seguir as dicas essenciais!

Boa quantidade de memória interna

Quanto maior for a quantidade de memória interna do seu celular,  melhor será para você trabalhar com o marketing digital. A quantidade de aplicativos que você vai utilizar poderá ocupar uma grande parte da memória, e tendo espaço suficiente, não terá que se preocupar quando precisar baixar um app, por exemplo.

O espaço interno dos celulares normalmente varia entre 32 GB a 512 GB, mas, no entanto, já é possível encontrar versões de celulares com até 1 TB de armazenamento. Porém, este é um dos fatores que vai interferir na hora da compra devido ao preço do aparelho, visto que quanto mais memória, mais caro fica. O ideal é que o seu dispositivo tenha pelo menos 128GB para evitar travamentos, portanto dê uma olhada nos 18 Melhores Celulares de 128GB de 2022.

Antivírus e senhas

Se você acredita que os smartphones são completamente seguros para trabalhar com o marketing digital, pode estar cometendo um erro grave. Como você  vai lidar com dados confidenciais da sua empresa e vai ter uma rotina de acesso a várias plataformas com login e senhas, não é bom arriscar ficar sem uma proteção.

Por isso, procure sempre ter um antivírus com em seu celular que seja eficaz e lhe traga tranquilidade e segurança contra hackers e vazamentos de dados.  Alguns antivírus ainda têm a função de  barrar sites desconhecidos que façam downloads automáticos. Outra coisa importante, é evitar  baixar aplicativos no celular utilizando uma ferramenta pouco conhecida.

Ter senhas fortes e seguras também é outro item que não poderá faltar em seu celular. As senhas, quando bem feitas, são um meio de impedir que invadam seus aplicativos e dados pessoais. Por isso, trabalhe com toda a segurança com seu marketing digital.

Bateria para durar todo o dia

A bateria também é algo para se pensar quando se trabalha com marketing digital, pois você praticamente vai ficar quase que o tempo todo usando seu celular e se caso sua bateria não seja suficiente para seu dia de trabalho, terá que andar sempre com seu carregador e achar pontos de carregamento.

Portanto, para que você não tenha todo esse transtorno, é interessante ter um celular com muita bateria e que não o  deixe na mão na hora em mais precisar, como por exemplo, quando estiver falando com um cliente ou fechando um negócio. Nesse caso, não é necessário investir obrigatoriamente em um top de linha, pois existem aparelhos muito bons e que podem ser suficientes.

Aplicativos de gerenciamento

Quando se vai trabalhar com marketing digital, a organização dos aplicativos é bem fundamental, já que eles vão ser as suas ferramentas no dia a dia de trabalho. Sempre é bom ter a visão de todos os apps e conseguir acessá-los de forma simples, para que assim evite perder muito tempo apenas para encontrar a solução que precisa dentro do seu smartphone.

Aplicativos para o marketing digital é o que não faltam, existindo muitos por aí. Mas nem sempre eles vão funcionar exatamente como você precisa ou vão entregar aquilo que se está procurando. Alguns dos melhores apps para marketing digital que são conhecidos são o Google Analytics, Trello, Evernote, Canva, Asana, Slack, Evernote, Canva, Hootsuite, Followers para instagram, Lookback, Qipu e o ZeroPaper.

Boa memória RAM

Se seu celular não tiver uma boa memória RAM para trabalhar com o marketing digital, conforme você for guardando seus arquivos e ela ficar quase cheia, seu aparelho vai ficar lento e começar a travar. Com 16 GB de memória, dá pra ter os principais aplicativos no celular sem problemas, mas para guardar fotos, vídeos e outros arquivos, vale investir num modelo com 32 GB no mínimo.

O que é necessário para trabalhar com marketing com o celular?

Para se trabalhar com marketing digital no celular é necessário que você saiba como criar um design criativo e amigável, fazer um bom planejamento, saber qual conteúdo vai colocar, realizar campanhas, monitorar e muito mais. Confira a seguir!

Planejamento

Para se gerenciar as ações dentro do marketing digital você necessariamente vai ter que fazer um planejamento. Seu celular vai precisar de recursos para construir estratégias que alcancem os objetivos do seu trabalho, realizando um planejamento completo.

O planejamento no marketing digital envolve várias coisas como por exemplo, divulgação de sua marca, o produto que você está oferecendo, as vezes um serviço, e muitas outras coisas onde você vai precisar fazer pelo menos uma planilha com o calendário de suas publicações na página da sua empresa. Ou seja, um planejamento servirá de norte para as ações e estratégias da sua empresa na rede.

Conteúdo

Para você conseguir criar seus conteúdos nos mais diferentes formatos, para seu marketing digital, através de seu celular, vai encontrar aplicativos nas redes sociais com ferramentas avançadas de edição de texto, foto e vídeo. Uma dica, é que sempre que achar algo desse tipo que lhe interesse é bom guardar como referência.

Procure ter um editor de textos para poder criar ou revisar as informações, que também contenha um corretor dos textos para suas landing page. Portanto, você deve conseguir realizar todo seus conteúdos para seu marketing digital apenas com seu celular e utilizando o que é oferecido nos apps. 

Campanhas

As campanhas de mídias não podem ficar de fora da sua gestão no marketing digital, pois são fundamentais como estratégias. Com bilhões de usuários ativos nas redes sociais para fins diversos, criar uma campanha de marketing é um passo importante para a sua marca buscar seu espaço no concorrido terreno das redes sociais.

Existem vários aplicativos para gerenciar suas campanhas e que oferecem praticidade para garantir que os usuários continuem impactados pela sua empresa e visitem seu site. Esses canais digitais, além de concentrar grande parte do público, ainda disponibilizam recursos para acompanhamento em tempo real, dados para mensuração de resultados e a possibilidade de mudar o rumo das estratégias, caso seja necessário.

Monitoramento

Uma outra etapa fundamental do marketing digital é você monitorar o desempenho de suas campanhas, as métricas e relatórios, tudo através de aplicativos em seu celular nos mais diferentes canais e plataformas. Com isso, você pode direcionar seus próximos passos e estratégias. 

Com o monitoramento você consegue um acompanhamento minucioso de todas citações feitas sobre sua marca nas mídias sociais e com isso vai identificar crises, analisar tendências, comportamentos, solucionar reclamações e criar um diálogo eficiente com o cliente. Você monitorando sua campanha, vai saber como o público está reagindo e se está acertando ou errando para conseguir obter sucesso.

Prospecção

A prospecção de clientes no marketing digital é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Definir seu público alvo é imprescindível para saber quem são os seus clientes em potencial. Antes de prospectar clientes, você precisa definir quais são os seus Leads de interesse ( alguém que deu o nome e email, em troca de uma oferta da empresa).

Ao mesmo tempo que você precisa cuidar das suas estratégias atuais e garantir que as próximas estejam na direção certa, a prospecção de novos clientes não pode ser deixada de lado, sendo indispensável, portanto, contar com uma ferramenta para assegurar que novos clientes continuem chegando cada vez mais.

Comunicação

A comunicação de marketing digital utiliza recursos tecnológicos para difundir as informações e dessa forma se comunicar com o seu público. Para que a comunicação seja válida é necessário que ela seja passada de forma clara para que haja o entendimento certo. O marketing digital torna a tecnologia útil na comunicação, utilizando estratégias voltadas para o ambiente online e com ações trabalhadas para esse contexto.

Se você investir em ferramentas e métodos adequados, este tipo de abordagem é possível no marketing digital. Ou seja, para se ter uma boa comunicação no marketing digital, os meios utilizados, a estratégia e outros aspectos são fundamentais para se ter bons resultados.

Escolha um método de monetização

Se você vai vender pela internet, precisa definir qual vai ser a sua estratégia para monetizar o seu produto ou serviço. Hoje, há várias possibilidades de reverter a visibilidade em monetização, mas, para isso, é preciso ter foco. Nos dias de hoje, as principais formas de monetização são publicidade, comissões, venda única e recorrente e assinatura. Confira!

Publicidade

A publicidade digital refere-se ao marketing por meio de canais online, como sites, conteúdo de streaming e muito mais. Esses canais ou sites onde se faz a publicidade podem ajudar você a atingir diversos objetivos comerciais em todo o funil do marketing. Isso poderá ir desde o reconhecimento de sua marca, passando pelo engajamento do cliente e chegar até o lançamento de novos produtos e a geração de vendas repetidas.

A área da publicidade digital é relativamente jovem em comparação com canais tradicionais e sua evolução não diz respeito apenas à aparência dos anúncios ou a onde eles aparecem, mas também às formas como eles são desenvolvidos, vendidos e medidos.

Comissões

Comissões  no marketing digital existem em muitas plataformas de venda e nada mais é quando você recebe uma porcentagem em dinheiro referente a venda de algum produto ou serviço, mas ela pode variar conforme a plataforma e o produto que está sendo veiculado. Sendo assim, a comissão por venda online pode oscilar de 1% em alguns casos até 89% em outros.

Existem sites que trabalham com comissão para afiliados e algumas de infoprodutos como podem pagar comissões de até 80% aos afiliados. Mas, para isso, você precisa primeiro conhecer o produto que está vendendo e passar confiança ao cliente. Depois, terá que se filiar a algum programa, estudar quem é seu público e utilizar mais de um canal para fazer a divulgação.

Venda única

A venda única dentro do marketing digital é aquela que advém da venda do seu produto ou serviço para o cliente, mas que não é recorrente, como por exemplo, livros, aparelhos eletrônicos  e outros. Também conhecida como USP, a venda única responde por que alguém deve fazer negócios com você em vez de fazer com um de seus concorrentes.

Para conseguir se destacar com sua venda única dentro do marketing digital, você precisará preparar a sua proposta única de venda, pensando como se fosse um de seus clientes e querendo saber o que você ganharia comprando esse produto. O que essa venda única tem de diferente da loja de rua é que fornece um produto ou serviço exclusivo e dentro do contexto de marketing digital isso faz toda a diferença.

Venda recorrente

Com a venda recorrente você vai precisar oferecer produtos e serviços mediante pagamentos contínuos, ou seja o consumidor assina um contrato e paga de forma mensal, anual ou conforme outra periodicidade. Esse tipo de venda dentro do marketing digital tem o mesmo conceito da venda direta única, porém, há mais demanda.

Nesse tipo de venda, o cliente precisa comprar com frequência e a previsibilidade financeira.  A fidelização dos consumidores é um dos benefícios de se fazer vendas recorrentes no marketing digital, pois o retorno tem uma garantia. É um sistema muito utilizado por plataformas de streaming, clubes de assinatura, empresas SaaS, entre outros.

Assinatura

A assinatura dentro do marketing digital nada mais é do que oferecer um produto ou serviço de acordo com pagamentos recorrentes como por exemplo, assinaturas de jornais ou serviços de streaming. Nesse modelo, você adquire um pacote de serviços, paga um valor fixo por ele, e recebe o produto no conforto de sua casa, sem precisar repetir o processo de compra.

No caso de produtos digitais, como cursos online, o assinante passa a ter acesso ilimitado a seu produto ou área de aprendizagem. Mas, antes de criar um serviço de assinaturas, você deve pensar nas vantagens que oferecerá para seu consumidor e ver se essa funcionalidade agrega valor a seu produto.

Saiba quais ferramentas são indispensáveis

Algumas ferramentas são indispensáveis para se trabalhar com o marketing digital, como por exemplo, criar documentos e planilhas, chats para se comunicar com os clientes, editar fotos e vídeos, digitalizar arquivos e a gestão das redes sociais. Vamos conferir a seguir!

Criar documentos e planilhas

Você deve ter em seu celular um aplicativo que crie documentos e planilhas para controle próprio e para conseguir dar mais resultados para seus clientes. Esse é um passo natural a ser dado à medida que você avança em complexidade e volume nas suas estratégias e operações de vendas com o marketing digital.

Seja para desenvolver uma pauta para que o designer produza uma peça, seja para organizar o calendário editorial de publicações do blog da sua empresa, o ideal é evitar perder tempo migrando com as informações de um formato para o outro e assim otimizar o processo e permitir até que você edite um arquivo como se estivesse no seu tradicional computador.

Chat para se comunicar

Ter um chat em seu marketing digital é muito bom e interessante, pois é um ótimo canal para incentivar a conversa  entre o visitante e sua empresa e com isso você vai entender o que precisa ser melhorado no seu site  e ainda vai conseguir gerar mais Leads.

Usar aplicativos que facilitem o contato com outras pessoas é essencial para um trabalho eficiente, e o chat aparece como uma ótima opção para que as pessoas tenham acesso automático à informação, pois é basicamente um atendimento feito de forma instantânea, sem grandes esperas por parte do usuário. É uma ferramenta muito utilizada por times de suporte para auxiliar o cliente com dúvidas mais técnicas.

Edição de fotos e vídeos

No marketing digital, a edição de vídeos e fotos tem a capacidade de atrair e manter a atenção do visualizador e ainda ajuda a criar laços afetivos estabelecendo com isso uma maior relação de confiança com a sua marca. Postar conteúdo de fotos e vídeos não é uma tarefa muito difícil, porém você precisa saber como executá-la e também quais são as melhores ferramentas que existem no mercado, quer para amadores, quer para profissionais.

Para quem deseja criar conteúdo no marketing digital, entre as funções úteis, vai encontrar ajuda, inclusive de aplicativos gratuitos, desde templates prontos para postar até recursos avançados de edição de vídeos e fotos com ferramentas como o Canva, InShot e Adobe Spark, para a realização dessas tarefas nas plataformas seja Android ou iOS. 

Gestão de redes sociais

Para se ter uma boa gestão de redes sociais, visto que elas são fundamentais para uma estratégia completa de marketing digital, você primeiro precisa ter uma ferramenta que controle suas publicações de forma profissional. Só os aplicativos próprios não bastam, mas sim, é preciso fazer o gerenciamento das métricas e estatísticas e controlar todas as suas informações dentro das plataformas.

Basicamente você precisa criar uma estrutura para sua estratégia de marketing digital nas redes sociais em três etapas, onde a primeira é a atração onde vai tentar conquistar audiência para o seu perfil ou página. Depois vem o  relacionamento, onde você vai tentar criar laços de relacionamento com seus seguidores. Por último, a conversão com a apresentação da sua proposta de valor, produto ou serviço

Práticas para o marketing digital pelo celular

Há várias práticas de marketing digital importantes a serem lembradas. Uma delas é que os usuários móveis tendem a ser impacientes, e assim, seu site ou aplicativo precisa ser mais do que funcional, ele também precisa carregar rapidamente. Saiba  que se os usuários ficarem frustrados, eles simplesmente desligam e seguem em frente. Veja a seguir algumas dessas práticas!

Mobile First

O mobile first é mais uma abordagem conceitual de design dentro do marketing digital e se refere à criação de qualquer projeto web que prioriza a experiência em dispositivos móveis. Com ele, suas páginas na web não são redimensionadas para caber na tela do usuário, mas sim, o texto pode ser formatado em um botão que vincula a uma versão que condensa as informações.

Suas principais funcionalidades são realmente otimizadas para usuários móveis e isso significa que se o seu site não tiver um design responsivo e não for otimizado para dispositivos móveis, você pode perder lugar para concorrentes mais preparados. 

Páginas com carregamento rápido

Se você entrou para o marketing digital, então é bom testar a velocidade de carregamento da sua página da Web para garantir que seus usuários aproveitem a experiência de carregamento mais rápida possível, pois quanto mais rápido carregar, melhor.

Um dos itens que compõem a fórmula do Google é a velocidade de carregamento das páginas. Por isso, os sites mais lentos acabam sendo penalizados mesmo que seu conteúdo seja melhor do que dos seus concorrentes, e podem ficar mais para baixo na hora que os resultados são listados pelo Google. Tenha como objetivo da sua empresa que ela seja um dos primeiros resultados oferecendo ao consumidor uma mistura de bom conteúdo e agilidade.

Tornar seus meios de comunicação acessíveis

No marketing digital a conveniência de um botão de chamada ou endereço clicável é inegavelmente apreciada pelos consumidores. Com isso, você vai evitar que as pessoas tenham que realizar uma etapa mais demorada como a de copiar e colar e quanto mais etapas desnecessárias puder pular, melhor para os clientes.

Números de telefone e endereços clicáveis ​​produzem melhores taxas de conversão dentro do marketing digital e algumas redes sociais já incluem em suas plataformas a função de geração de legendas automática dos vídeos. A acessibilidade digital se tornou muito importante em nossa vida, sendo hoje um dos principais meios de consumo e compartilhamento de conteúdos.

Revisar os anúncios e criação de QR

Se você souber usar corretamente seus anúncios para o marketing digital com o celular eles serão seus melhores amigos. Procure certificar se seus anúncios estão sendo utilizados da maneira mais eficaz possível e contribuindo para sua marca ao invés de estarem prejudicando seus negócios com informações erradas.

Procure usar anúncios responsivos, ou seja, aqueles que ajustam-se automaticamente, em termos de tamanho, aparência e formato, aos espaços de publicidade disponíveis. Outro ponto é usar um caminho de URL personalizado, com um endereço mais curto e fácil de lembrar que pode ser compartilhado com seu público. Comece a usar QR codes, pois eles são muito comuns hoje em dia e armazenam uma série de dados, podendo ser transmitidos rapidamente.

Identifique as necessidades individuais dos clientes

Com um público muito mais exigente, todas as atenções estão concentradas em entender e atender as necessidades dos clientes. Dessa forma, pense no que faz uma pessoa adquirir um produto ou serviço da sua empresa e provavelmente você vai chegar a conclusão de que o que está oferecendo é a solução para um problema.

Conseguindo entender essa necessidade você consegue direcionar melhor as suas campanhas dentro do marketing digital e também suas vendas, garantindo, ainda, o sucesso de seus consumidores. Uma dica, é ter uma rotina de pesquisas com seu público alvo e conhecer suas características. Mas agora entramos em um outro assunto que falaremos a seguir.

Tenha uma persona

Ter o produto certo não garante seu sucesso dentro do marketing digital, pois você precisa conhecer a sua persona para criar uma comunicação eficiente. É preciso conhecer as características das pessoas pesquisando pelos dados pessoais, como faixa etária, nível de informação, localização, tipo de linguagem e os canais de comunicação que elas utilizam.

Trace ainda um perfil mais profundo de seu público alvo, buscando os problemas enfrentados, desafios e objetivos e crie uma representação de um cliente ideal, ou seja uma persona. As melhores buyer personas são detalhadas, sabendo-se seu gênero, idade, ocupação, nomes, local onde residem e hábitos. 

Faça sua melhor estratégia trabalhando com marketing digital pelo celular!

Sem dúvida alguma as telas estão recebendo cada vez mais atenção e ganhando a cada dia mais adeptos. Os espectadores estão assistindo mais conteúdo, dando aos anunciantes novas oportunidades de alcançá-los em seus principais interesses e é nesse contexto que quem trabalha com marketing digital precisa de criatividade e estratégia para se destacar.

As pessoas gostam de bons anúncios e as preferências variam de umas para outras. Com ajuda da personalização de anúncios e com pequenos ajustes, contando com a participação dos seus consumidores, você consegue melhor atender às necessidades das pessoas e ampliar as fronteiras, conectando-se melhor com sua audiência.

Estratégias como incentivar os clientes a fazer parte da jornada de sua marca, podem criar emoção e fazer com que as pessoas falem dela. Saiba que de uma simples ideia à produção, o profissional de marketing digital têm a oportunidade não só de obter insights de seu público, mas também de envolvê-lo diretamente na comunicação sobre seu produto. Acesse Portal Vida Livre para mais dicas de seleção de produtos eletrônicos para trabalhar com marketing.

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