Logística

Por que contar com um serviço de rastreamento eficaz para o seu e-commerce?

Postado por Mandaê

Atualizado em julho 27, 2021 por Mandaê

Talvez sejamos suspeitos, uma vez que a Mandaê oferece a seus clientes um dos melhores sistemas de rastreamento de encomendas da atualidade. O Rastreaê permite a criação de cadastros de destinatário – para busca e rastreio via CPF.

Contudo, criamos esse serviço por uma razão muito simples. Hoje em dia é impraticável tocar uma loja online com sucesso sem rastreamento de encomendas.

Claro que alguns serviços de entrega oferecem essa possibilidade, mas a regra não é geral. Em alguns casos, clientes precisam localizar números para inserir em sites específicos, que têm de buscar no Google.

A esta altura você já sabe: quando fazemos o cliente “trabalhar” demais, ele procura a concorrência. Mas vamos ao que interessa: aos porquês de disponibilizar o rastreamento de encomendas.

Concorrência forte

O rastreamento de encomendas, tempos atrás, era uma forma de diferenciação. Contudo, hoje, com a maioria das transportadoras oferecendo esse serviço, tornou-se uma obrigação para um e-commerce.

O problema é que muitas lojas operam cargas com diferentes transportadoras. Para isso, plataformas maiores criaram sistemas próprios de rastreamento – ou até mesmo seus próprios braços logísticos, como a Amazon.

Pequenas e médias lojas online não se podem dar a esse luxo. Contudo, podem ter acesso a sistemas que operam com múltiplas transportadoras, mas unificam o processo de rastreamento, como é o caso da Mandaê.

Mais agilidade no atendimento ao cliente

Todo mundo que opera lojas online há algum tempo sabe: perde-se muito tempo atendendo a ligações e respondendo mensagens de e-mail e chat de clientes em busca de suas encomendas.

O rastreamento de encomendas reduz a quantidade de mensagens enviadas pelo cliente, que passa a resolver sozinho parte de suas dúvidas. E, mesmo quando temos de atender a esse tipo de chamada, operadores podem localizar a encomenda do cliente rapidamente – e mostrar a ele.

Rastreamento automatizado

A mais nova possibilidade de rastreamento é aquela que evita que o cliente tenha de “procurar”. Ele recebe e-mails ou lembretes, atualizando-o dos passos seguidos pela sua encomenda.

Cada vez mais queremos receber lembretes e mensagens, ao invés de procurar. Um sistema que ofereça a possibilidade de feedback automatizado é algo que será a regra muito em breve.

O Rastreaê oferece essa possibilidade: o usuário consegue selecionar a opção de seguir a encomenda. Ou seja, ao ativar essa funcionalidade, o destinatário passa a ser notificado sempre que o pedido mudar de status.

Organização

Finalmente, dados de rastreamento de encomendas não servem apenas ao cliente final. Para quem gerencia um e-commerce, é primordial saber, em tempo real, onde cada entrega ou encomenda está.

Um bom sistema de rastreamento também reduz a possibilidade de perdas e extravios. Se o cliente sabe onde o produto está, também sabemos como gestores.

E, se podemos identificar problemas, atrasos e demoras, podemos tomar decisões e agir antes que ocorra alguma falha.

Rastreamento influencia na experiência do usuário

Muito se fala hoje em dia disso, mas alguns sites e lojas online se esquecem de aplicar.

A possibilidade de rastrear as encomendas sem ter de procurar códigos, localizar transportadoras individualmente ou, até mesmo, entrar em contato pelo telefone, é algo desejado por qualquer cliente de e-commerce.

Ao oferecer aos clientes a possibilidade de acompanharem o produto adquirido desde o momento da compra até a hora em que chegam às mãos é algo que resulta numa excelente experiência de compra.

E, como todos hoje sabem, uma boa experiência de compra é o grande segredo para a retenção de um cliente.

Conheça o Rastreaê da Mandaê

Investimos em uma solução de rastreamento de encomendas por nos preocuparmos com a experiência do cliente durante todo o ciclo da compra. Sabemos das necessidades dos lojistas online, nosso grande público, e olhamos para o futuro.

Se você ainda não conhece, convidamos você a avaliar o Rastreaê. Basta se cadastrar rapidamente e a rota das encomendas enviadas pelas transportadoras parceiras da Mandaê poderá ser acompanhada com o uso do CPF do destinatário.

Se você ainda não é cliente da Mandaê e quer tirar dúvidas, então entre em contato conosco!

Leia mais:

+ Mandaê mostra em vídeo como oferece o melhor serviço de entrega para e-commerces

+ Experiência do cliente: dicas de como encantar na hora da entrega

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!