E-commerce

WhatsApp Pay para e-commece: confira as vantagens deste novo meio de pagamento

Postado por Mandaê

Atualizado em abril 7, 2022 por Talitha Adde

Já sabemos que a pandemia do coronavírus impactou as compras online e o comportamento do consumidor. Além disso, surgiram novos meios de pagamento digitais, entre eles o WhatsApp Pay. Mas, como toda novidade, muitas dúvidas também aparecem, especialmente quando pensamos no WhatsApp Pay para e-commerce.

É uma ótima novidade em especial para os pequenos e médios empreendedores, que poderão oferecer mais uma opção de pagamento para seus clientes.

Confira neste artigo as vantagens ao incluir o WhatsApp Pay como forma de pagamento no seu e-commerce.

O que é o WhatsApp Pay?

É o novo meio de pagamento online lançado pelo WhastApp em 2021. Com ele, é possível realizar até 20 transações diárias, sem taxas, para seus contatos. Os pagamentos são feitos com um cartão de débito cadastrado.

Por enquanto, os pagamentos via WhatsApp podem ser feitos entre pessoas físicas e com cartões de débito de 11 instituições bancárias. A empresa está buscando novos bancos parceiros e a ampliação para o WhatsApp Business, cujas transações poderão ser realizadas entre pessoas jurídicas.

Foto/Reprodução: WhatsApp

O WhatsApp Pay é seguro?

Em primeiro lugar, o usuário deve cadastrar um PIN ou sua biometria, que será solicitado sempre que um novo pagamento ocorrer. Isso vai garantir segurança extra para os pagamentos.

Além disso, as transações são processadas pela Cielo e os dados de pagamento são criptografados e protegidos com várias camadas de segurança.

Contudo, ainda existe certa insegurança no uso de pagamentos via WhatsApp. Assim como toda a novidade, leva tempo para as pessoas se acostumarem e aderirem.

Certamente é somente uma questão de tempo. Segundo recente pesquisa da Opinion Box sobre o m-commerce, a pandemia acelerou as compras feitas em celulares e muitos brasileiros usaram formas de pagamentos pelo celular pela primeira vez.

Além disso, 76% dos entrevistados assumiram que aumentaram as compras online via smartphone.

💡Saiba mais: Quais são as principais formas de pagamento para um negócio?

Como usar o WhatsApp Pay?

É simples. Uma transação no WhatsApp Pay é feita em apenas 6 passos:

  • Abra uma conversa com a pessoa que você deseja transferir o dinheiro;
  • Clique no clipe de papel localizado na parte inferior direita da tela;
  • Selecione a opção Pagamento;
  • Crie um PIN ou cadastre a sua biometria;
  • Adicione a sua forma de pagamento e o valor a pagar;
  • Informe o PIN ou a biometria e finalize o pagamento.

Qual a vantagem para o meu e-commerce?

O WhatsApp Pay ainda gera certa desconfiança e o serviço ainda não está disponível para todos os usuários do aplicativo.

Porém, como comentamos acima, é somente uma questão de tempo para que esse meio de pagamento faça parte da rotina dos brasileiros e dos e-commerces.

A pandemia transformou os hábitos de consumo online dos brasileiros, em especial os meios de pagamento digitais. Da mesma forma, o WhatsApp também teve impacto na frequência de uso, sendo que 4 entre 10 usuários estão acessando o aplicativo com maior frequência do que há um ano atrás.

Incluir o WhatsApp Pay no seu e-commerce pode ser vantajoso conforme listamos a seguir:

  • Segundo recente pesquisa do Opinion Box, 52% dos consumidores preferem comprar em lojas que oferecem mais opções de pagamento;
  • Ainda nessa pesquisa, 52% dos consumidores utilizam o WhatsApp para comprar produtos ou serviços;
  • O Pix também surgiu em meio à incertezas e hoje é o segundo meio de pagamento preferido dos brasileiros;
  • Cerca de 120 milhões de brasileiros têm uma conta no WhatsApp – com certeza o seu cliente faz parte desse número.

Fique atento quando o serviço estiver em pleno funcionamento

Como o serviço ainda não está disponível para todos, provavelmente você não conseguirá utilizá-lo agora no seu e-commerce.

Contudo, é importante ficar atento, pois certamente será uma grande vantagem adicionar o WhatsApp Pay como opção de pagamento na sua loja virtual.

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