Negócios

Quais são as principais formas de pagamento para um negócio?

Postado por Talitha Adde

Quem trabalha com vendas de produtos sabe que é importante oferecer atrativos para diferenciar o negócio da concorrência. Além de apostar na personalização da compra, fazer um bom atendimento ao cliente e criar promoções, é preciso oferecer diferentes formas de pagamento

Afinal, ao permitir o fechamento de uma compra por Pix, cartão de crédito ou débito, boleto bancário, entre outras opções, é possível atender a diferentes perfis de consumidores. O resultado é atrair mais clientes e, consequentemente, aumentar as vendas

Por isso, se você quer saber mais sobre quais são as principais formas de pagamento do mercado e como escolher os melhores para o seu negócio, continue com a leitura deste artigo! Aqui, vamos explicar tudo sobre o assunto. 

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    O que são formas de pagamento? 

    Formas de pagamento são os meios oferecidos por um negócio e escolhidos por um cliente como uma opção de pagar por um produto ou serviço, como cartão de crédito ou débito, boleto bancário, Pix, pagamento por aproximação, QR Code, entre outros.

    Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), as formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros em 2021 foram: 

    • Dinheiro (71%); 
    • Pix (70%);
    • Cartão de débito (66%); 
    • Cartão de crédito (57%).

    No entanto, com o avanço da tecnologia e as mudanças no perfil do cliente, é natural que as formas de pagamento avancem em direção à transformação digital. Por isso, ao longo deste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre eles. 

    Quais são os principais meios de pagamento?

    Até aqui, vimos o que são as formas de pagamento. Agora, para te ajudar na escolha dos melhores para a sua empresa, fizemos uma seleção com os principais. Confira a seguir: 

    Dinheiro em espécie

    O dinheiro é uma forma de pagamento utilizada pela população que não tem conta em bancos e por empresas com ticket de compra baixo

    Dentre as vantagens para quem vende, podemos mencionar a liquidez, já que não existe custo de operação financeira, por não haver taxa sobre cada transação, além do recebimento imediato do valor

    Por outro lado, as desvantagens do dinheiro são a sua limitação quanto às condições de pagamento, que só pode ser utilizado em vendas à vista, e a impossibilidade de utilizá-lo em vendas online

    Máquina de cartão

    Se você vende por uma loja física, a máquina de cartão é uma forma de pagamento que oferece mais facilidades para o cliente

    Além de permitir que uma compra seja feita sem o dinheiro físico, ao pagar com cartão de crédito, o cliente pode fazer o parcelamento do valor. Essa também é uma forma de proteger o negócio de possíveis inadimplências, já que a seguradora assegura o total recebimento. 

    Por outro lado, são cobradas taxas sobre cada transação, que geralmente vão de 1% a 5% sobre o valor da venda e também mensalidade ou compra da maquininha de cartão.  

    Outra desvantagem, no caso do cartão de crédito, é o prazo de recebimento dos valores, que se dá em, no mínimo, 30 dias. 

    Intermediadores de pagamento

    Se você vende pela internet, é preciso contar com uma plataforma de e-commerce que permite a integração com diferentes formas de pagamento: débito, crédito, Pix, boleto bancário etc.

    Para micro e pequenas empresas, existem soluções como a Nuvemshop, que pode ser integrada ao PagSeguro e Mercado Pago, por exemplo.

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    No entanto, vale lembrar que existem taxas sobre cada transação, que variam de 3% a 5%, dependendo do intermediador de pagamento escolhido.

    💡Saiba mais: Sete motivos para você oferecer cartão de débito em sua loja virtual

    Boleto bancário

    A emissão de boleto bancário é uma das formas de pagamento mais utilizadas entre clientes que compram pela internet. O boleto funciona da seguinte forma: 

    • O comprador faz uma compra em uma loja virtual e seleciona a opção de pagamento por boleto bancário;
    • O intermediador de pagamento emite o documento e envia ao consumidor, ficando a ele a responsabilidade de quitar os valores até a data de vencimento estipulada. 

    Como vantagem, a taxa cobrada pelo banco por boleto emitido é menor do que as que envolvem transações por cartão. Além disso, essa forma de pagamento oferece a possibilidade de oferecer descontos para pagamento à vista. 

    Por outro lado, a desvantagem é o prazo de compensação: o dinheiro só entra na conta do lojista após três dias úteis do pagamento do documento. Esse pode ser o problema para quem quer realizar a compra com mais rapidez, por exemplo.

    💡Saiba mais: Boleto no e-commerce: como fazer os seus clientes pagarem no prazo

    Pix

    O Pix é uma modalidade de pagamento instantâneo, com transferência em tempo real e 24/7, isto é, 24 horas por dia e sete dias por semana.

    Para negócios que vendem por redes sociais, como o Facebook, Instagram ou WhatsApp, essa é uma solução prática para receber o valor sem precisar se cadastrar em um marketplace ou ter uma loja virtual

    Para quem vende por um e-commerce, essa forma de pagamento também pode ser oferecida como opção para os clientes.

    No entanto, apesar da praticidade, o Pix pode apresentar algumas desvantagens, como não permitir que o valor seja estornado caso tenha sido enviado incorretamente, por exemplo. 

    Além disso, para fazer uma transação, o cliente precisa estar com um aparelho conectado à internet. 

    💡Saiba mais: 4 vantagens logísticas do Pix no e-commerce

    Transferência bancária

    A transferência bancária é uma forma de pagamento simples. Aqui, o cliente pode transferir ou depositar o dinheiro para a conta de uma empresa. Para confirmação da compra, basta enviar o comprovante da transação. 

    Essa é uma forma de pagamento livre de taxas para quem recebe o pagamento. Além disso, o valor entra em poucas horas ou, no máximo, em 24 horas, para o lojista. 

    Pagamentos por aproximação

    O pagamento por aproximação é uma solução que permite o fechamento de uma compra aproximando um cartão de crédito ou smartphone na máquina de cartão

    A vantagem está na agilidade da transferência: essa forma de pagamento não exige o uso de senhas para compras no  limite estabelecido pelo consumidor. 

    Já a desvantagem é a mesma apresentada pelas máquinas de cartão: a taxa sobre a transação.

    Por que é importante ter diversas formas de pagamento?

    Uma pesquisa da SPC Brasil revelou que 41% dos brasileiros já deixaram de fechar uma compra em um estabelecimento que não aceita cartão. 

    Por isso, quem tem um negócio, precisa entender quais formas de pagamento são compatíveis com as necessidades de seu público-alvo

    Em lojas virtuais, é ainda mais importante investir em um site seguro e oferecer formas de pagamento flexíveis para facilitar a atração e fidelização dos clientes

    Isso porque, como um e-commerce pode fazer vendas para diversas regiões, oferecer uma transação segura (e com diferentes formas de pagar pela compra), pode funcionar como um diferencial do seu negócio melhorando a experiência do consumidor. 

    Por isso, se você quer aumentar as vendas, independentemente do seu modelo de negócio, é preciso estudar as diferentes formas de pagamento e se adaptar a essa realidade. 

    Como escolher as melhores formas de pagamento?

    A primeira etapa para escolher formas de pagamento para o seu negócio é avaliar as opções. 

    Por isso, analise as vantagens e desvantagens de cada meio e selecione aquelas que consigam abranger os diferentes perfis de clientes do seu negócio. Além disso, é importante: 

    Entender as preferências do seu público

    Ao traçar o perfil do seu público-alvo e entender como fazem compras na internet, é possível entender quais são as formas de pagamento mais utilizadas por eles.

    Além disso, é possível criar estratégias mais assertivas que envolvem descontos, formas de parcelamento e promoções.

    Analisar os concorrentes

    Além de conhecer o seu público-alvo, é importante analisar junto aos seus concorrentes quais são as formas de pagamento que estão sendo oferecidas. Dessa forma, é possível replicar o que dá certo e oferecer métodos que eles não têm

    Observe o surgimento de tendências

    Fique de olho no que há de mais novo no mercado e demonstre aos seus clientes que o negócio se preocupa em oferecer tecnologias de pagamento que agregam valor à experiência de compra.

    Conclusão sobre formas de pagamento

    Ao longo deste artigo, vimos tudo sobre as formas de pagamento para um negócio. Se você ainda está na dúvida de quais meios escolher para o seu negócio, a dica é fazer uma pesquisa das principais opções do mercado quanto à responsabilidade diante de um inadimplemento e dificuldades ou prazos para receber.

    E, se você pretende vender pela internet e oferecer diferentes formas de pagamento, a dica é criar sua loja virtual na Nuvemshop, uma plataforma de e-commerce completa que oferece todos os recursos para montar seu negócio do zero, sem precisar de conhecimentos técnicos.

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