E-commerce

4 vantagens logísticas do Pix para o e-commerce

Postado por Mandaê

Atualizado em abril 7, 2022 por Talitha Adde

O Pix no e-commerce, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil, conquistou seu lugar no cotidiano dos brasileiros com uma rapidez impressionante. Com mais de 400 milhões de chaves ativas, hoje são movimentados, em média, R$ 620 milhões por mês.

Lançado no fim de 2020, o Pix ganhou popularidade por proporcionar transferências instantâneas sem taxa a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, mesmo entre diferentes instituições. 

Por surgir em meio ao cenário pandêmico, o Pix também se beneficiou por ser um dos pagamentos contactless (ou sem contato, em tradução literal), isto é, sem a necessidade de uso de cartão de crédito. Para isso, o Pix trouxe a vantagem de utilizar QR Codes e chaves de identificação do usuário para intermediar transações. 

Com isso, pessoas sem acesso a pagamentos por aproximação agora podiam pagar com transferências instantâneas e gratuitas utilizando seu celular.

Desnecessário dizer, os pagamentos com Pix, seja por chave ou QR code, foram amplamente adotados pelas empresas e comércio. Os consumidores ficaram satisfeitos, e os empreendedores também. O motivo? Continue lendo este artigo para descobrir.

💡Saiba mais: Quais são as principais formas de pagamento para um negócio?

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Vantagens de usar o Pix no seu e-commerce

Já consolidado no comércio do mundo físico, o Pix chegou com certa timidez ao e-commerce. Isso está possivelmente ligado a dois fatores: 

  1. A incompatibilidade dos gateways de pagamento utilizados pelas lojas; 
  2. A tradição do cartão de crédito nos pagamentos digitais.

Este cenário, entretanto, tem mudado rapidamente — graças às experiências positivas dos usuários com o Pix. Com o passar do tempo, cada vez mais Instituições de Pagamento têm atualizado seus serviços para oferecer compatibilidade com transações Pix.

Os negócios online que já começaram a realizar transações por Pix no e-commerce experimentaram muitos efeitos positivos da adesão. Descubra quais são essas vantagens:

1. Agilidade na liquidação do pagamento

O Pix funciona, essencialmente, como uma compra com cartão de débito. Isso significa que você recebe o pagamento instantaneamente. Por conseguinte, a compra é aprovada na hora e o pedido fica confirmado.

Isso permite um fluxo de caixa mais constante, uma vezque o lojista deixa de precisar aguardar pela compensação daquele pagamento como seria o caso para um pagamento com cartão de crédito ou boleto bancário.

Além disso, as compras com cartão de débito não eram comuns no e-commerce, por dificuldades técnicas de oferecê-las com segurança. Por isso, clientes sem acesso a cartões de crédito ficavam com uma única opção de pagamento: o boleto bancário.

O boleto bancário, entretanto, é uma opção de pagamento ambivalente: embora apresente facilidade de implementação e uso, esse tipo de pagamentos gerados nem sempre são pagos pelo cliente. Mas o lojista só saberá se o boleto foi pago ou não após alguns dias. Isso resulta na diminuição dos lucros projetados e trancamento do estoque.

Com o Pix, o pagamento é feito na hora, e o cliente tem menos tempo para desistir da compra. Dessa forma, libera o produto do estoque mais rapidamente, o que ajuda também na logística do negócio.

 2.  Diversificação de pagamentos

Há outra grande vantagem na adoção das transações Pix: ela expande o leque de formas de pagamento. Com isso, o lojista é capaz de alcançar um público maior, tendo a oportunidade de fazer negócios com clientes que não dispõem de outros métodos de pagamento.

Pesquisas mostram que diversificação de pagamentos ajuda a ter melhores taxas de conversão no e-commerce.

Vale lembrar que no Brasil ainda há muitas pessoas sem acesso a serviços bancários. Este cenário tem mudado com o surgimento dos chamados “Bancos Digitais”, provedores de serviço financeiro que oferecem Contas de Pagamento aos seus usuários.

Este tipo de conta permite efetuar e receber transferências monetárias, mas nem sempre oferece crédito aos clientes. Além disso, o endividamento e a inadimplência são outros problemas que podem impedir o acesso do consumidor ao crédito. 

As compras por Pix resolvem esta dificuldade para o consumidor e resguardam o lojista de débitos do cliente, o que também é positivo para investir em novos produtos. 

3. Menores custos para o lojista

Diferente do que ocorre com os cartões de crédito, o lojista paga por uma tarifa Pix apenas sobre as vendas realizadas e menores porcentagens (cerca de 1%). Como referência, a taxa média por transação com cartões de crédito e sistemas de pagamento convencionais é maior que 5%.

Com taxas menores do Pix, os lucros do lojista são maiores, o que se soma à conveniência de ter seus recebíveis transferidos, direto para uma conta bancária ou conta de pagamentos.

Os clientes também se beneficiam de uma redução nos custos para pagamento, neste caso para zero. Isso porque é possível realizar pagamentos com Pix a partir de contas de pagamento totalmente gratuitas, diferente de cartões de crédito que podem ter anuidades altas ou análise de crédito.

 4. Recebimento de pagamentos em tempo real

Por último, mas não menos importante, é prudente que o empreendedor busque maneiras de acessar seus recebíveis com mais agilidade. A compensação de pagamentos com cartão de crédito ou boleto bancário pode levar vários dias úteis, adiando o acesso aos valores.

No comércio físico, esse fator é compensado pela entrada de dinheiro em espécie. Como isso não é possível no e-commerce, os pagamentos por transferência Pix são uma opção inteligente para que o lojista receba capital de giro com alta frequência.

O recebimento de pagamentos em tempo real também permite ao lojista maior agilidade no processamento de pedidos. Isso significa que o cliente receberá o produto ou serviço mais rápido — e provavelmente ficará mais satisfeito.

Por que implementar o Pix no e-commerce?

Receber pagamentos por Pix no e-commerce não apresenta nenhuma desvantagem. É uma excelente maneira de expandir seu público e diversificar os canais de entrada de recebíveis.

Além disso, favorece a agilidade no fluxo de pagamento: o usuário economiza o tempo que gastaria preenchendo informações de cartão de crédito; o pagamento é instantaneamente processado; não há risco de vazamento de dados de pagamento do cliente; e o pedido é processado com o máximo de rapidez.

Conclusão sobre o pix no e-commerce

O Pix caiu no gosto dos brasileiros. Não aceitar pagamentos por meio dele significa ficar em desvantagem em relação à concorrência. É um importante detalhe na entrega de uma excelente Customer Experience. Por consequência, auxilia na construção da reputação da sua loja.

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