Logística

O que é logística e como funciona?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em maio 9, 2022 por Giovanna

Se você tem uma loja virtual, sabe que o transporte e a entrega de produtos são a alma do negócio. Afinal, todo esse processo é o termômetro que mede a satisfação do cliente com relação a experiência de compra. Mas, afinal, você sabe exatamente o que é logística e como tornar essa operação eficiente no seu negócio?

De forma resumida, logística é um conjunto de ações para garantir o fluxo de abastecimento de produtos, distribuição de mercadorias e armazenamento.

Então, se você quer saber melhor como a logística funciona, quais são as etapas do processo e como criar um planejamento para o seu negócio, continue com a leitura deste artigo porque vamos discorrer tudo sobre o assunto. Vamos lá?

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    O que é logística?

    Logística é a área administrativa de uma empresa responsável por toda a movimentação, armazenamento, transporte e entrega de produtos. O seu objetivo é garantir que as mercadorias cheguem até o cliente no prazo e condições ideais.

    Por isso, é preciso ter um planejamento logístico para realizar o controle de estoque, acompanhar as entregas, fazer a gestão dos itens estocados, entre outros processos que envolvem desde a entrada das matérias primas ou produtos para revendas e só terminam quando o consumidor recebe o que comprou.

    Dependendo do tamanho e segmento da empresa, essa operação pode ser simples ou complexo. Nos próximos tópicos, vamos explicar como a logística funciona para diferentes negócios e quais são os seus principais tipos.

    Como a logística funciona e quais são as etapas?

    De forma geral, a gestão logística de uma empresa pode ser dividida em duas partes. São elas

    Além disso, a operação logística de uma empresa pode ser organizada em quatro etapas:

    • Controle do armazenamento: geração dos SKUs, isso é, códigos de estoque dos produtos e acompanhamento do giro de estoque (entrada e saída de mercadorias);
    • Armazenamento de produtos: organização dos produtos no estoque, por tamanho, tipo, frequência de saída etc;
    • Distribuição de produtos: envolve o gerenciamento do pedido dos clientes, transporte e entrega de mercadorias.

    💡Saiba mais: Logística para e-commerce: guia completo para uma gestão eficaz

    Por que a logística é importante para um negócio?

    Um planejamento logístico permite uma melhor eficiência dos processos de recebimento, entrega e distribuição de produtos. reflete em benefícios como:

    • Aumento da produtividade;
    • Melhora na qualidade das atividades desempenhadas;
    • Redução de custos;
    • Crescimento do nível de satisfação dos clientes.

    Além disso, fazer a gestão da logística permite que os gestores tenham uma visão ampla de todos os processos de distribuição, identificando falhas para melhorar o desempenho da empresa.

    Indicamos também, estudar um curso de gestão financeira ead para que te ajude com a redução de custos mas também com toda a gestão da logística.

    Quais são os tipos de logística?

    Visto que o processo logístico de um negócio envolve muitas áreas, existem diferentes tipos de logística para atender as necessidades das organizações. Confira os principais:

    Logística empresarial

    Envolve diferentes tarefas e áreas, como gestão da cadeia de suprimentos, organização de frotas, controle de estoque, compra de fornecedores, entre outras.

    Esse tipo de logística surgiu da necessidade corporativa de reduzir erros na entrega de produtos e otimizar todo o processo de entrega e distribuição de produtos para o cliente final.

    Logística de produção

    A logística de produção é utilizada em indústrias com o objetivo de melhorar o processo de produção. Dessa forma, abrange o processo de conversão da matéria prima em produto final: desde o planejamento, a fabricação e montagem de mercadorias até a estocagem final.

    Logística de abastecimento

    A logística de abastecimento tem o objetivo de garantir os recursos necessários para o funcionamento de uma empresa, como matéria prima, suprimentos e mercadorias.

    Também é utilizada para controlar o armazenamento e o transporte desses itens, além de fazer o contato com os fornecedores.

    Logística reversa

    Já a logística reversa se refere a todo o processo para retornar mercadorias para o lojista quando o consumidor solicita a devolução ou troca de produtos.

    Se você vende por uma loja virtual ou pela internet, ter esse tipo de procedimento em sua operação é obrigatório por lei, já que o direito de arrependimento para compras online está previsto no Código do Consumidor.

    💡Saiba mais: Quais cuidados devo ter para logística em loja virtual?

    Logística integrada

    Esse tipo de logística integra todas as atividades envolvidas em uma operação de compra, armazenamento e entrega de mercadorias.

    A conexão de todos esses processos normalmente é feita com softwares específicos, como os sistemas ERP e o WMS, que possibilitam uma maior eficiência e acompanhamento da logística de um negócio.

    Logística de terceira parte

    É caracterizada pelo modelo terceirizado de logística e utilizado por empresas que contratam um fornecedor especializado para fazer a gestão dos pedidos, das entregas e dos processos de troca e devolução de produtos.

    💡Saiba mais: Operação logística própria ou terceirizada?

    Como criar um planejamento logístico?

    Para garantir uma operação eficiente de um negócio, é preciso ter um bom planejamento logístico. Por isso, é importante traçar as estratégias, definir ferramentas e criar ações voltadas para cada uma das etapas que citamos ao longo deste artigo.

    A seguir, veja algumas dicas para fazer um planejamento logístico para o seu negócio:

    Conte com fornecedores de confiança

    Grande parte das empresas opta por terceirizar a operação logística. Por isso, é importante saber selecionar os seus parceiros antes de fechar o contrato.

    Aqui, é importante comparar os preços e verificar a reputação e comprometimento com prazos.

    Tenha em mente que quanto mais opções de entrega e retirada de produtos você oferecer para o cliente, melhor.

    Invista em embalagens

    É importante ter cuidado ao embalar os produtos para a entrega, já que nenhum cliente espera receber a sua compra com o pacote danificado.

    Para uma distribuição de mercadorias eficiente, é importante testar os materiais usados pela empresa para evitar perdas, avarias e devoluções.

    💡Saiba mais:

    Cumpra prazos de entrega

    Uma operação logística de qualidade preza pelo cumprimento dos prazos de entrega.

    Por isso, é importante ter uma margem de segurança na hora de informar a data de envio do produto para os clientes, já que imprevistos de rotas ou no processo de produção podem surgir.

    Invista em logística inteligente

    Os sistemas ERP e o WMS,, são ótimas ferramentas para um controle de estoque preciso e equilibrado. Esse tipo de tecnologia ajuda a operação de um negócio a:

    • Garantir o recebimento de produtos de melhor qualidade;
    • Reduzir os estoques até que estejam plenamente alinhados à demanda;
    • Garantir a disponibilidade de produtos sempre que necessário;
    • Prever e projetar a demanda.

    Quando você utiliza softwares para a gestão de estoque, consegue fazer o planejamento de compras de matérias primas e recursos, além de criar novas formas de controle do armazenamento.

    Para te ajudar no controle de estoque da sua empresa, faça o download das planilhas abaixo:

    📈Material gratuito: Kit de planilhas para controle de estoque

    Conclusão sobre o que é logística

    Neste artigo, vimos o que é logística e como ela funciona. E, para isso, é essencial manter a sua operação integrada com outras áreas da empresa e gerenciar os processos por meio da tecnologia.

    Se você está em busca de uma solução robusta para otimizar os prazos de entrega do seu negócio, conte com a Mandaê, uma plataforma logística que faz a gestão das transportadoras, gerencia as coletas, roteiriza os veículos de acordo com a necessidade dos clientes. Entre em contato e conheça a solução!

    Por fim, caso queira saber mais sobre o que é logística, selecionamos outros conteúdos interessantes para você:

    💡Saiba mais:

    Gostou? Compartilhe!