
Postado por Mandaê
E-commerce
Postado por Mandaê
Atualizado em fevereiro 14, 2022 por Talitha Adde
Um dos passos mais importantes na hora de abrir um e-commerce é planejar e cuidar da logística para loja virtual. É preciso se preparar para a demanda, pensar no empacotamento e nas embalagens, assim como se ater ao cronograma de envios. Você também precisa calcular o valor do frete que será cobrado dos seus clientes para preservar sua margem de lucro.
Separamos um checklist com 10 passos que você deve levar em consideração ao contratar um serviço logístico de qualidade para o seu e-commerce. Confira a seguir!
Antes de começarmos, vale a pena revisitar a definição de logística para que você não fique confuso: logística é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos usuários e clientes.
Depois de entender o conceito, o primeiro passo é mais simples do que parece. “Antes de partir para a criação do comércio eletrônico, é necessário ter uma estrutura empresarial e um planejamento logístico similar ao do comércio tradicional”, indica o Sebrae Nacional em seu site.
Como qualquer setor da empresa, você pode cuidar da logística ou delegá-la para uma empresa terceirizada. Isso depende muito da sua estrutura e do capital que você tem para investir em sistemas e pessoal.
Há muitos serviços que ajudam, como a Mandaê, cuidando de alguma das etapas desse processo.
Obviamente o processo de logística no e-commerce possui algumas peculiaridades que mudam o jeito como deve-se tratar essas etapas e cuidados. O Sebrae Nacional lista alguma dessas diferenças em relação ao varejo tradicional:
Na plataforma de e-commerce Nuvemshop, por exemplo, uma loja virtual pode fazer a integração com diversas plataformas logísticas, inclusive com a Mandaê, e HUBs de frete, como o Melhor Envio. Faça um teste gratuito de 30 dias e torne o seu negócio competitivo.
Você já entendeu o esquema de logística no comércio eletrônico.
Mas, como se preparar?
Reunimos algumas dicas simples que você deve considerar para não receber reclamações sobre suas entregas e serviço. Veja:
Escolha e use alguma plataforma de gestão empresarial para agregar todos os dados e informações da empresa. Isso também facilita na hora de ter um mapa mais detalhado e uma fotografia de todos os setores da empresa.
Caso você esteja começando e não tenha espaço para armazenar os produtos que precisa enviar, pense em usar o Cross Docking, um sistema de redistribuição de mercadorias sem que haja a necessidade de estocagem e é altamente eficaz.
Deixe claro qual é sua política de entregas, que tipos de envios você usa, se utiliza os Correios, transportadoras e até serviços como a Mandaê. Esse tipo de transparência é essencial para evitar problemas mais adiante.
Cada produto precisa de uma embalagem adequada para seu envio. Analise todos os produtos que você vende e liste todo o material que você precisa para enviá-los com toda a segurança. Pesquise também as melhores formas de os embalar. Depois de pensar nisso, procure fornecedores que ofereçam descontos para grandes compras.
Fique de olhos nos prazos que você pode entregar e não prometa o impossível. Fique de olho também em mudanças e problemas com os Correios ou as transportadoras com que você trabalha para manter seu cliente sempre informado sobre eventualidades.
Sempre envie o código de rastreamento para seus clientes e fique de olho em encomendas que tiveram problemas de envio, quebra ou troca. E sempre compense seus clientes por qualquer falha que você cometer nas etapas de logística.
Não escolha suas empresas de entregas pelo preço – nem a modalidade pela qual envia seus produtos. Seja criterioso na avaliação das transportadoras que cuidarão dos seus produtos, seja em envios distantes ou entregas expressas. Uma das formas de validar sua escolha é falando com clientes dessas empresas e até buscando avaliações online.
💡Saiba mais: O que é frete SPOT e como funciona?
O seu estoque precisa estar preparado para atender altas na demanda ou demanda não planejadas. Portanto, calcule uma produção que supra uma demanda hipotética, sem deixar seu estoque abarrotado. Para isso faça um estudo do seu mercado.
Analisar o desempenho da sua loja em períodos anteriores também é uma ótima forma para fazer previsões. Comunique-se com seus fornecedores e até mesmo compartilhe com eles dados sobre seu estoque e demanda para evitar erros. Utilizar a Curva ABC também pode ajudar no controle de estoque.
Durante o seu planejamento estratégico, certamente as projeções de vendas para o curto e médio prazo foram feitas. Envolva em sua projeção de vendas outras áreas importantes da sua loja virtual, como o planejamento de operações e produção, finanças, fluxos de caixa e investimentos.
Se as áreas não estiverem alinhadas com o objetivo de vendas, a sua previsão pode vir por água abaixo.
O desempenho deles afetará os processos da sua empresa, então é importante ficar de olho em como anda a produção, qualidade dos produtos dos seus fornecedores. Um erro deles é um erro seu.
Com todas essas dicas, fica mais fácil implementar o processo de logística no e-commerce.
💡Lembre-se: a Mandaê está aqui para ajudar você!
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