Correios: como calcular os preços dos envios das suas encomendas

correios cálculo frete mandaê

 

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como calcular o valor de frete dos seus envios, principalmente como calcular o frete do sedex. Isso é importante, pois precisam repassar esse valor para seus clientes e até calcular sua margem de lucro para manter o negócio em pé, certo?

A Mandaê faz o envio de produtos com as melhores transportadoras do país e também mantém parceria com os Correios. Por isso, vamos explicar como o cálculo de produtos enviados por meio deles funciona. Vale lembrar que trabalhamos com os seguintes serviços dos Correios:

SEDEX 10: Serviço de entrega garantida até as 10h da manhã do dia útil seguinte ao da postagem. Haverá três tentativas de entrega em dias úteis seguidos, sendo a primeira até as 10h da manhã do dia útil seguinte ao da postagem; a segunda será até as 18h do mesmo dia; e a terceira até as 10h da manhã do dia útil seguinte. Há devolução de 50% do valor pago na postagem da remessa em caso de atraso na entrega. Os valores referentes aos serviços adicionais eventualmente adquiridos não serão devolvidos. Há restrições nos locais de entrega, portanto, verifique a disponibilidade do serviço. O limite de peso também é restrito: 10 kg.

SEDEX: Serviço de entrega expressa em todo o território nacional. Haverá três tentativas de entrega em dias úteis seguidos, sendo a primeira na mesma data de chegada na unidade de distribuição. Nesse caso, é impossível a entrega devido à casa fechada ou ausência de pessoa civilmente capaz e a encomenda ficará disponível para retirada na agência mais próxima do endereço do destinatário durante sete dias corridos. Após esse período será devolvida ao remetente. Os valores referentes aos serviços adicionais eventualmente adquiridos não serão devolvidos. Permite o envio de mercadorias de até 30 kg.

PAC: Serviço de encomenda da linha econômica para o envio exclusivo de mercadoria com cobertura nacional. Realizado durante os dias úteis em horário comercial. Serão realizadas duas tentativas de entrega, sendo a 1ª tentativa no mesmo dia da chegada do objeto na unidade de distribuição e a 2ª no dia útil subsequente. Recentemente, os Correios anunciaram mudanças no PAC. Caso ocorram atrasos na entrega, há devolução do seguinte percentual do valor pago pela postagem: 10% do valor quando o atraso for de um dia; 20% para atraso de dois dias; e 30% para atraso de três dias ou mais. Os valores referentes aos serviços adicionais eventualmente adquiridos não serão devolvidos. O limite de peso da remessa individual é de 30 kg em âmbito nacional e 50 kg em âmbito estadual.

Carta Registrada: As cartas são o serviço postal mais tradicional dos Correios. No nosso caso, só enviamos cartas com código de rastreio.

O que os Correios levam em consideração no cálculo do envio de encomendas?

 
Para os Correios, o custo do frete de seus envios leva em consideração a relação de peso e espaço dos objetos.  A empresa aplica esse sistema desde 2011. Para determinar o peso cúbico dos produtos, usa-se a seguinte fórmula:

Comprimento x Largura x Altura / 6.000

O resultado dessa equação é o peso cúbico da entrega. Se um produto tiver 10 kg ou menos, considera-se o seu peso físico e não o peso cúbico. Por exemplo, um produto de 6 kg de peso físico, tendo as seguintes dimensões: 69 cm de comprimento, 60 cm de largura, e 11 cm de altura tem peso cúbico igual a 7,59 kg (69x60x11/6.000). Nesse caso, como possui peso inferior a 10 kg, o valor considerado será 6 kg.

Já nas encomendas que tiverem peso cúbico superior a 10kg, o que conta é o maior resultado na comparação entre ambos os pesos (cúbico e físico). Por exemplo, uma encomenda que pesa 18 kg e possui 44 cm de comprimento, 27 cm de largura, e 51 cm de altura, terá peso cúbico de 10,098 kg. Nesse caso, para efeitos de custo de transporte, será considerado o peso físico da encomenda: 18 kg.

Obviamente, os Correios também consideram o CEP de envio e destino para definir o preço do cálculo do frete, determinando assim distância e formato da entrega.

Vale lembrar também que os Correios têm vários serviços adicionais que, se selecionados, aumentam o valor do seu envio. Falaremos sobre eles em outro post!
 

A ferramenta de cálculo de frete dos Correios

 
Como você viu acima, para calcular o valor do frete é preciso levar em consideração uma série de pontos, como a cubagem e o destino da encomenda. Os Correios oferecem o serviço webservice para calcular o frete do sedex e PAC, mas é preciso integrar os sistemas da sua loja virtual a essa ferramenta.
 

Como calcular frete e Sedex dos Correios com a Mandaê

 
Para calcular o preço do sedex dos Correios de forma rápida e prática, assim como o valor das suas encomendas em qualquer modalidade e com o envio realizado por transportadoras privadas, utilize o calculador de frete da Mandaê.

Além de ser uma alternativa fácil e prática, você consegue calcular o valor e o prazo estimado de entrega com as modalidades de envios Rápido e Econômico.
 
 
calculadora-frete-mandae
 
 
As vantagens de enviar com a Mandaê é que você tem acesso às melhores transportadoras do país, integração com as principais plataformas de e-commerce e ainda pode conquistar mais clientes e fidelizar consumidores por meio de fretes mais econômicos e entregas eficientes.

Quando o preço do Sedex pode ser mais vantajoso

 
O Sedex existe há 35 anos e é reconhecido como um dos principais produtos dos Correios. Logo, os preços do Sedex e de outros serviços da família Sedex são mais elevados do que as modalidades de envio convencionais, como a carta registrada ou o PAC, que possuem os valores de frete mais econômicos.

O site dos Correios informa que isto ocorre porque o Sedex concorre diretamente com empresas privadas. O reajuste do cálculo de frete é baseado na variação dos custos, tendências do mercado e evolução do cenário comercial de livre concorrência – o Índice Geral de Preços de Mercado da Fundação Getúlio Vargas (IGPM-FGV) é um dos medidores utilizados para determinar as variações no valor do Sedex.

Muitas vezes, os preços dos Correios funcionam como base de comparação para alguém que deseja enviar algum produto online. O preço do Sedex ainda é caro para o pequeno e médio e-commerce despachar algo rápido na Grande São Paulo. No entanto, ele pode ser vantajoso quando é preciso enviar uma encomenda para o interior de São Paulo ou para o interior de outros estados devido à presença de corredores logísticos rodoviários.
 
 
Aproveite essa facilidade e envie seus produtos com a Mandaê! Caso tenha dúvidas, entre em contato. Ficaremos felizes em ajudá-lo.
 


9 comentários em “Correios: como calcular os preços dos envios das suas encomendas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Boa noite !

    Eu fiquei com uma dúvida:

    O que é esse “Devolução de 30% do valor pago na postagem da remessa” que aparecem no texto na parte do PAC e SEDEX? É alguma diferença que recebemos de volta?

    1. Oi, Caique. Tudo bem?
      Mercadorias com 50 quilos são enviadas apenas com transportadoras, mas, por conta das dimensões do produto, nós não fazemos a coleta desse tipo de produto. O ideal é que você veja direto com uma transportadora.