Logística

Como escolher a melhor embalagem para envio de produtos?

Postado por Mandaê

Atualizado em março 29, 2022 por Talitha Adde

Se você tem uma loja virtual, uma opção para encantar clientes e deixá-los satisfeitos com a compra é ter um cuidado especial com as embalagens de entrega.

Além de garantir a qualidade dos produtos, investir em pacotes com um design seguro pode estabelecer um diferencial competitivo no mercado e transmitir mais confiança para os seus clientes.

Porém, como criar embalagens de entrega? Quais critérios devemos utilizar? Neste artigo, você confere algumas dicas que podem fazer a diferença para a sua loja online. Então, vamos conferir?

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Como escolher embalagens de entrega?

    A embalagem para e-commerce é um dos fatores mais importantes na hora de enviar a encomenda para algum cliente. Alguns meios de envio, como os Correios, oferecem pacotes específicos para determinadas cargas ou entregas.

    Contudo, caso você opte por enviar produtos por uma transportadora, como a Mandaê, é possível preparar as embalagens para entrega do seu negócio. Para isso, confira algumas dicas:

    💡 Saiba mais: Quais são os tipos de embalagens utilizados na logística?

    Encontre uma embalagem do tamanho ideal

    A embalagem ideal não é nem muito maior que o produto e nem muito justa. Além disso, o tipo de produto determina as embalagens de entrega que poderão ser utilizadas.

    Produtos que já têm embalagem própria devem ter a mesma medida. O fabricante já realizou o transporte e criou a embalagem de acordo.

    Por exemplo, caixas de sapato não podem ser muito maiores que os pares. Contudo, se estamos transportando perfumes, o melhor é acomodá-los numa caixa maior, mas com algum tipo de forro, como o plástico bolha.

    💡 Saiba mais: Materiais para embalagem: como enviar os seus produtos com segurança?

    Faça embalagens de entrega individuais

    Você pode despachar vários produtos dentro de uma mesma caixa. Contudo, cada um deles tem de ser embrulhado ou posicionado individualmente.

    Aqui, pense em uma caixa com as cores da sua marca com diversos compartimentos, Peças de pequeno e médio porte, por exemplo, podem ser agrupadas, para assim aproveitar melhor o espaço da embalagem para entregar.

    Vale lembrar também que cuidados especiais são necessários para misturar produtos que contenham líquidos ou possam quebrar durante a entrega. Novamente, se faz necessário o uso do plástico bolha.

    Evite utilize jornal para essa etapa, uma vez que o papel pode deixar marcas na arte.

    Informe ao transportador

    Quem quer que faça a entrega precisa de informação. Se o seu produto é frágil, isso deverá estar descrito na embalagem para entrega.

    Se o pacote tem determinada posição ou um máximo empilhamento, é preciso mostrar isso para quem fará o manuseio.

    Caixas e rótulos tem uma sinalização própria para esse sentido. Use sempre e evite problemas.

    Faça testes

    Especialmente no caso de produtos ou embalagens de transporte novos, sempre faça testes de transporte antes de implementar o sistema em sua loja virtual. Realize envios sob controle antes de começar a despachar para o cliente final.

    Por fim, colete dados relacionados a problemas, pois eles impedirão dores de cabeça no futuro.

    💡 Saiba mais: Embalagens para e-commerce: casos de sucesso, preço e como economizar

    Como evitar danos nas embalagens de entrega?

    Alguns problemas ocorrem mais comumente durante o despacho e envio para clientes. Caixas ou embalagens que chegam danificadas e, às vezes, estragam também os produtos.

    Tudo isso significa que o seu e-commerce irá perder com devoluções, reenvios e, pior de tudo, em termos de imagem. Mas com o que devemos ter mais cuidado? Confira a seguir:

    Evite espaços vazios

    Se a embalagem de entrega é muito maior que os produtos enviados, esses itens poderão chacoalhar ou bater dentro dela durante a viagem.

    Faça o preenchimento correto da casa

    Como já mencionado, itens mais frágeis precisam necessariamente ser acomodados com plástico bolha ou isopor para não sofrer danos.

    Escolha uma transportadora de qualidade

    Escolher bem uma transportadora é essencial. O manuseio descuidado pode gerar danos não apenas nas embalagens de entrega, mas também nos produtos.

    A Mandaê, por exemplo, acompanha e verifica todas as empresas parceiras para evitar problemas. Para isso, a empresa tem um sistema que faz o acompanhamento da entrega durante todos os processos.

    💡 Saiba mais:

    Transportadora para e-commerce: tudo o que você precisa saber

    Como se calcula o indicador OTIF?

    Por fim, como vimos, embalagens de entrega são uma ferramenta para fornecer uma melhor experiência de compra aos clientes, abrindo diversas possibilidades de fidelização.

    Caso queira contratar uma transportadora para fazer as suas entregas sem preocupações, conheça a Mandaê! Veja como é fácil manter controlar a logística do seu negócio com esta solução.

    Gostou? Compartilhe!