Padrão

Quais os principais tipos de carreta de transporte de carga?

Postado por Nuvemshop Acesso

Atualizado em junho 17, 2022 por Nuvemshop Acesso

Quem trabalha ou pretende trabalhar com o transporte de mercadorias precisa conhecer as diferentes características que cada tipo de carreta apresenta. Isso porque existem carretas que são específicas para o transporte de carros, enquanto outras são utilizadas para transportar grãos ou peças eletrônicas. 

Para tirar as principais dúvidas sobre o tema, o texto abaixo apresenta os principais modelos existentes no mercado e suas características.

Carreta Sider

Entre os tipos de carreta, essa é mais indicada para transportar itens muito volumosos, como peças automotivas. Geralmente, esse tipo de carreta fica acomodada em racks e palets, enquanto o seu fechamento utiliza lonas retráteis.

Devido ao seu espaço, é possível organizar o seu interior sem problemas, facilitando a carga e descarga dos itens em qualquer posição que a carreta esteja.

Carreta baú

Este tipo é caracterizado por ser totalmente fechado. Portanto, acaba sendo a melhor escolha para transportar itens que sejam frágeis ou de alto valor, uma vez que protege a mercadoria de ser comprometida devido às alterações climáticas, como ventos, chuvas e granizo.

Dessa forma, a carreta baú é interessante para transportar bebidas, alimentos, eletrônicos e outros itens que podem ser danificados caso sejam molhados, como embalagens de papelão.

Graneleira

A graneleira é um tipo de carreta coberta por lona, presa nas laterais do veículo, para proteger o seu interior. Comumente, é utilizada para transportar grãos produzidos pelo agronegócio, mas ela também possibilita o transporte de outros tipos de mercadoria, tais como barras de aço, adubos e outros tipos de insumo.

Carreta 2 eixos

Caracterizada por uma estrutura com um cavalo mecânico de dois eixos, além de um semirreboque que possui mais dois eixos, essa carreta consegue carregar até 33 toneladas de carga e pode ter, no máximo, 18 metros de comprimento. Normalmente, é utilizada para transportar produtos em distribuição e mercadorias secas, tais como grãos, arroz, açúcar e óleo.

Carreta 3 eixos

Uma carreta semelhante à anterior, também com 18 metros de comprimento, mas que pode transportar um peso ainda maior, de até 41,5 toneladas. Também tem dois eixos no cavalo mecânico, sendo que o traseiro recebe a força do motor, melhorando o desempenho do caminhão.

Com isso, ela pode ser utilizada para transportar carretas do tipo baú, grade baixa, graneleira e sider, entre outros.

Carreta bitrem

Com um comprimento de até 30 metros, é um tipo de carreta robusta, também chamado de treminhão. Sua estrutura é caracterizada por ter 7 ou 9 eixos, um cavalo mecânico trucado e mais dois semirreboques, formando duas articulações e uma combinação.

Assim, ela é capaz de transportar entre 57 e 74 toneladas de mercadorias. Geralmente, utiliza-se esse tipo para transportar itens a granel, como grãos, milho, cana-de-açúcar e carvão, entre outros.

Carreta rodotrem

Por sua vez, este modelo conta com uma estrutura de três articulações, formada por um cavalo mecânico trucado e dois semirreboques, que estão ligados ao dolly. Este equipamento está acoplado à quinta roda, dando sustentação a toda estrutura. Pode transportar até 74 toneladas, mas exige autorização especial para poder circular, transportando itens florestais ou canavieiros.

Carreta prancha

Este é um tipo que possui as laterais abertas, com as grades retiradas. Por causa dessa característica, ela oferece maior resistência e é utilizada para transportar máquinas de grande porte, como é o caso de tratores, escavadeiras e carros, sendo ideal para transportar itens que não podem ser separados ou desmontados.

Carreta-cegonha

Por fim, a carreta-cegonha também é um tipo de carreta utilizada para transportar veículos, como motos, carros e até mesmo ônibus. Assim como a carreta prancha, não tem grade na lateral e pode ter um comprimento de até 23 metros, suportando até 57 toneladas. No caso, o motorista precisa de uma autorização específica para poder transportar uma carreta desse tipo.

Gostou? Compartilhe!