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Eventos online: um novo canal de marketing

Postado por Nuvemshop Acesso

Atualizado em junho 9, 2022 por Nuvemshop Acesso

Você já deve ter participado de um evento online, certo? Depois da pandemia da Covid-19 eles ficaram ainda mais comuns, pois é uma forma diferente de entregar conteúdo e se aproximar dos seus clientes.

Assim, eles se tornaram uma figurinha carimbada nas estratégias de marketing de diversas empresas ao redor do mundo.

Mas você sabe como utilizar fazer dos eventos online parte da sua estratégia de marketing? É sobre isso que vamos falar hoje!

O que são eventos online

Um evento, de forma geral, é um acontecimento que tem como foco ensinar algo para uma audiência específica. 

Sendo assim, o evento online é aquele que acontece através de plataformas digitais, com transmissões ao vivo ou gravadas.

Formatos de eventos online

Atualmente, formatos é o que não falta quando assunto é evento online. Conheça alguns!

Webinars

Um dos principais e mais famosos formatos é o webinars. Eles são como uma aula sobre um tema, com o palestrante passando seu conteúdo para quem está assistindo.

Na maioria dos casos, eles são conteúdos mais rápidos e de fácil consumo, alcançando um grande número de pessoas.

Seminários

São encontros de especialistas sobre um tema para uma discussão ou roda de conversa. Normalmente, os convidados trazem seus pontos de vista para esses debates e as conversas podem durar algumas horas, mas algumas chegam a demorar meses para finalizar.

Workshop

Você com certeza já ouviu falar de alguém oferecendo um workshop por aí, principalmente no Instagram. Esse formato costuma ser mais organizado e flexível que o webinar, por exemplo.

Como eles são grandes, há a possibilidade de ensinar mais coisas na prática, passar exercícios e até mesmo transformá-los em um curso. Tudo vai depender da sua estratégia.

Eventos como canal de marketing

Assim como uma newsletter ou posts em redes sociais, os eventos também possuem um valor muito grande para sua equipe de marketing. Veja alguns exemplos abaixo:

Aumento de base de contatos

Ao criar o seu evento, você precisa divulgá-lo, certo? Se não, não terá público, e o seu investimento terá sido em vão. Por isso, uma estratégia de divulgação bem feita é essencial.

Eventos costumam chamar a atenção de um público muito grande, especialmente se você conhece bem a sua audiência e monta uma agenda pensada neles. Aí não tem erro, a divulgação “fura a bolha” de quem já é contato da sua base e alcança novas pessoas, que estão tendo o primeiro contato com você ali.

Relacionamento

Tanto essas pessoas novas que chegaram do evento, quanto as que já estão na sua base merecem atenção, e o evento online é perfeito para isso. Palestrantes e especialistas certos agregam muito conhecimento para sua audiência, e você é a empresa intercessora disso, fazendo com que você estreite os laços com seu cliente.

Assim, além de aumentar o engajamento, por exemplo, você ainda consegue se aproximar de potenciais clientes de uma forma natural que pode resultar em muitas vendas.

Nutrição com conteúdo

Uma das dificuldades das equipes de marketing é conseguir trazer novos tipos de conteúdo para quem segue a empresa, independente do canal que seja. Os eventos ajudam muito nesse quesito, pois abrem margem para muitas coisas novas.

É possível aproveitar cortes de palestras, perguntas da audiência, enquetes e transformar isso para vários canais diferentes, como vídeos no YouTube, carrosséis no Instagram e e-books sobre um dos temas abordados no evento.

Assim, você pode criar fluxos de email para continuar engajando quem participou do evento por mais tempo, além de enviar conteúdos interessantes através do Whatsapp para aqueles usuários mais participativos.

Conclusão

Os eventos são uma ótima oportunidade para sua empresa, em diversos aspectos. Cria conteúdo, aumenta engajamento e gera uma alta reputação, mas isso tudo só é possível se o evento for bem feito e organizado.

Uma boa gestão de eventos é essencial para seu bom funcionamento, além de pessoas capacitadas para tornar tudo o que está no papel realidade.

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