Logística

O que é PAC dos Correios, como funciona e quando vale a pena?

Postado por Marcela Couto

Atualizado em agosto 9, 2022 por Nuvemshop Acesso

Se você quer uma entrega prática, econômica e confiável, precisa saber o que é PAC e por que esse serviço dos Correios é um dos mais populares do país. Ele também é chamado de frete econômico, justamente pelo seu preço competitivo.

A desvantagem é que o prazo de entrega é mais longo do que o da outra modalidade mais conhecida da estatal, o Sedex. Mas, muitas vezes, o valor do envio compensa essa inconveniência.

A seguir, você vai entender o que é PAC, como ele funciona e quando vale a pena oferecer essa modalidade de frete no seu e-commerce. Vamos à leitura? 👀

O que é PAC dos Correios?

PAC é o serviço não expresso de entrega dos Correios exclusivo para mercadorias. Isso significa que os envios têm um prazo de entrega mais longo e que só é possível enviar mercadorias por essa modalidade — correspondências como cartas e telegramas não são aceitos.

A sigla significa Prático, Acessível e Confiável, traduzindo os valores que inspiraram a criação do serviço.

Por ter um preço mais competitivo, o PAC também é conhecido como o “frete econômico dos Correios”. Ele foi criado pela estatal em junho de 2002 para substituir a antiga modalidade “Encomenda normal”, que tinha um prazo de entrega muito extenso.

No início, o PAC estava disponível somente para empresas que tinham contrato direto com os Correios. Desde 2007, o serviço foi disponibilizado para todos os clientes e se tornou um dos fretes mais usados no e-commerce, devido ao preço acessível e à confiabilidade.

O próprio relatório de administração dos Correios mostra que o PAC cresceu graças à evolução do comércio eletrônico no país. 

💡 Saiba mais: Contrato com os Correios e transportadoras: tudo que você precisa saber

<form news>

Como funciona a encomenda PAC?

A encomenda PAC tem uma dinâmica bastante simples e acessível para diversos públicos. Confira suas principais regras de funcionamento: 

Qual o tamanho máximo das encomendas PAC?

A encomenda PAC é voltada a mercadorias mais leves que têm um prazo de entrega mais flexível. As encomendas enviadas por meio dessa modalidade devem atender aos seguintes critérios:

  • Limite de peso de 50 quilos, para encomendas enviadas dentro do mesmo estado, e de 30 quilos, para entregas interestaduais;
  • Limite de 100 centímetros de comprimento.

Qual o prazo de entrega do PAC?

O prazo de entrega do PAC divulgado pelos Correios é de até 10 dias úteis. No entanto, é apenas uma estimativa, pois o tempo necessário para a entrega ao destinatário pode variar de acordo com a região.

Normalmente, encomendas PAC postadas em agências dos Correios até às 15h costumam ser despachadas no mesmo dia, o que pode agilizar em um dia a entrega.

Além disso, os Correios oferecem uma indenização parcial do valor pago pelo frete em caso de atrasos no prazo de entrega. Confira as porcentagens:

  • De 1 a 5 dias de atraso: 5% do valor de postagem;
  • De 6 a 10 dias de atraso: 10%;
  • Acima de 10 dias de atraso: 15%.

Lembrando que, no ato da postagem, é gerado um código de rastreamento para acompanhar cada etapa da entrega do PAC.

Qual o valor do seguro do PAC?

Além das indenizações automáticas, os Correios oferecem um seguro chamado “Valor Declarado”, que garante ao cliente uma indenização do montante total informado no momento do envio.

Para mercadorias enviadas pelo PAC, o valor segurado é de até R$ 3 mil. Em caso de avarias, o ressarcimento é feito na proporção dos danos causados à mercadoria.

💡 Saiba mais: Seguro de encomendas: como declarar valor nos Correios

Qual a diferença entre PAC e Sedex?

As diferenças entre as modalidades PAC e Sedex dos Correios são as seguintes: 

  • Sedex é expresso (prazo varia de poucas horas até um dia útil) e PAC não (prazo é de até 10 dias úteis);
  • Sedex tem um valor mais alto e PAC é mais econômico;
  • Sedex permite envio de mercadorias e correspondências, enquanto PAC é exclusivo para produtos;
  • Sedex dá direito a três tentativas de entrega (com exceção do Sedex Hoje, que oferece apenas duas), enquanto o PAC inclui apenas duas tentativas.

Qual a diferença entre PAC e PAC Mini?

O PAC Mini, ou Mini Envios, é um tipo de PAC exclusivo para pequenos pacotes. Podem ser enviados por essa modalidade produtos com peso máximo de 300g e medidas de até 4cm de altura, 16cm de largura e 24 cm de comprimento.

O prazo de entrega do PAC Mini é de até 12 dias úteis, é oferecido um rastreamento parcial e é feita apenas uma tentativa de entrega. No entanto, esse tipo de envio compensa pelos preços mais baixos.

💡 Saiba mais: Correios ou transportadora para loja virtual: saiba o que é melhor

Como calcular o frete do PAC?

Para calcular o frete do PAC, é só acessar a página de Preços e Prazos dos Correios. Você deverá informar o CEP de origem e destino, as dimensões da encomenda e o tipo de serviço (PAC).

Página de preços e prazos dos Correios indica o que é PAC e como calcular o frete

Você também pode fazer o mesmo processo pelo aplicativo oficial dos Correios, disponível no Google Play, na App Store e na Windows Store. Para mais detalhes sobre o cálculo de frete, confira nosso passo a passo completo:

💡 Saiba mais: Como calcular frete dos Correios pelo celular ou computador

Se preferir, você também pode usar a ferramenta gratuita de cálculo de frete da nossa parceira Nuvemshop:

👉 Ferramenta grátis: Calculadora de frete Correios

Quando vale a pena usar o PAC dos Correios?

O PAC é uma opção bastante econômica que vale a pena oferecer no e-commerce. Quando o cliente está disposto a esperar mais tempo pela encomenda e quer pagar menos no frete, essa modalidade é a ideal.

No entanto, é importante oferecer tanto o Sedex quanto o PAC. Isso porque, dependendo do endereço de origem e destino da encomenda, há casos em que o preço dos dois serviços fica muito próximo.

Nesse caso, é claro que compensa mais escolher o Sedex para receber o produto mais rapidamente.

Mas, para além dos serviços dos Correios, existem várias transportadoras com preços competitivos e entregas confiáveis pelo país. Para ter acesso a elas e escolher o frete mais vantajoso para cada entrega, você pode utilizar a plataforma logística da Mandaê.

Nossos algoritmos selecionam a melhor empresa para enviar seus produtos, com o melhor preço e as rotas mais inteligentes. Tudo em um único sistema que conecta você aos Correios e às transportadoras de forma ágil e eficiente.

Agora que você domina o PAC, aproveite e conheça melhor o Sedex.

Gostou? Compartilhe!