Logística

Como calcular frete dos Correios pelo celular ou computador

Postado por Marcela Couto

Atualizado em agosto 9, 2022 por Nuvemshop Acesso

Vai enviar uma encomenda para um cliente e está em dúvida se escolhe PAC, Sedex ou outro serviço? Nessa hora, é importante saber como calcular frete dos Correios para comparar diferentes preços e prazos.

É claro que existem outras opções de transportadoras para o e-commerce, mas, muitas vezes, ainda compensa utilizar os serviços da estatal. Por isso, você precisa dominar o aplicativo para calcular frete dos Correios e também a versão para desktop da ferramenta.

Antes de começar a leitura, tenha em mãos os CEPs de origem e destino da encomenda, as medidas do pacote e o peso do objeto. Assim, vai ser mais fácil calcular o frete dos Correios pelo celular ou pelo computador. Vamos lá? 👀

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Como calcular o frete dos Correios pelo celular

    Vamos começar pelo passo a passo de como calcular o frete dos Correios pelo celular. Afinal, o aplicativo é muito prático e permite que você compare preços e prazos em questão de minutos. Confira:

    1. Baixe o app dos Correios

    O primeiro passo para calcular o frete dos Correios é baixar e instalar o aplicativo oficial da empresa, disponível no Google Play, na App Store e na Windows Store. A seguir, vamos fazer a simulação de preços e prazos com base no sistema Android.

    Tela de download do aplicativo dos Correios no Google Play

    2. Escolha a opção Preços e Prazos

    Depois de instalar e abrir o aplicativo dos Correios, selecione a opção “Nacional” na parte de Preços e Prazos. Também é possível escolher “Internacional”, se você pretende enviar uma encomenda para fora do país.

    Tela inicial do app para calcular frete Correios

    Lembrando que a opção “Deseja enviar uma encomenda?” é para pessoas e empresas cadastradas no site dos Correios que já utilizam o serviço de forma recorrente. Se você fizer login no app com sua conta, verá as últimas entregas realizadas, como no exemplo abaixo:

    Tela com o número de encomenda de exemplo rastreado

    3. Preencha os CEPs de origem e destino

    O próximo passo é preencher o CEP de origem e o CEP de destino da encomenda. No caso, vamos simular a entrega de um objeto saindo da sede da Mandaê para a sede da plataforma de e-commerce parceira Nuvemshop. Veja como ficam os CEPs preenchidos:

    Tela de simulação de preços e prazos do app dos Correios

    4. Selecione o formato e informe as medidas do pacote

    Agora que você preencheu os endereços, chegou a hora de escolher o formato do pacote e informar suas medidas. Primeiro, escolha entre envelope, caixa ou cilindro. Depois, informe a altura, largura e comprimento do objeto, como no exemplo abaixo feito com a caixa:

    Tela para medidas de pacote do app dos Correios

    Repare que, logo abaixo das medidas, você deve informar o peso do objeto. Se não souber, preencha com um valor aproximado, mas saiba que a encomenda será pesada no momento do envio e o preço poderá variar conforme o resultado.

    Por fim, é só tocar em “Adicione o objeto” para confirmar.

    💡 Saiba mais: Como escolher a melhor embalagem para envio de produtos?

    5. Informe o Valor Declarado (opcional)

    O Valor Declarado é um seguro opcional dos Correios que dá direito a uma indenização caso sua encomenda seja roubada, danificada ou extraviada. Nessa modalidade, você recebe o valor total do produto indicado em nota fiscal.

    Em nosso exemplo, optamos por contratar o Valor Declarado informando o valor de R$ 100:

    Agora é só conferir se as informações estão corretas e tocar em “Simular” para ver os preços e prazos.

    💡 Saiba mais: Seguro de encomendas: como declarar valor nos Correios

    6. Compare os preços e prazos

    Na próxima tela, você verá todos os tipos de entrega disponíveis para os CEPs informados e seus respectivos preços e prazos. Em nosso exemplo, foram disponibilizadas as opções de Sedex à vista, Sedex à vista com pagamento na entrega, PAC à vista e PAC à vista com pagamento na entrega:

    Tela de resultados de preços e prazos dos Correios

    Nesse caso, a diferença de valor entre PAC e Sedex é pequena, o que torna o Sedex mais vantajoso pela entrega rápida. Observe também que é possível escolher se o envio será pago pelo remetente no ato do despacho ou pelo destinatário no momento do recebimento.

    Se você quer saber mais sobre os diferentes tipos de envio dos Correios, recomendamos o ebook gratuito da Nuvemshop para dominar o assunto:

    📘 Confira o e-book: Comparativo dos tipos de envio dos Correios

    7. Escolha os serviços adicionais

    Na tela da simulação, você terá a opção de escolher entre os seguintes serviços adicionais para cada tipo de entrega:

    • Aviso de recebimento à vista: comprova a entrega do objeto ao destinatário por meio de um cartão assinado por ele e devolvido ao remetente;
    • Aviso de recebimento eletrônico à vista: comprova a entrega do objeto ao destinatário por meio de uma fotografia da assinatura e dados do recebedor;
    • Entrega no vizinho: autoriza a entrega em um vizinho em caso de ausência do destinatário (serviço gratuito);
    • Foto fachada Sedex Envelope: comprova a entrega do objeto ao destinatário por meio de uma foto da fachada do local;
    • Mão própria à vista: garante a entrega somente em mãos da pessoa indicada pelo remetente;
    • Posta restante pedida: o objeto fica disponível para retirada pelo destinatário na agência dos Correios mais próxima ao endereço indicado;
    • Valor Declarado à vista: seguro que garante indenização no valor real do objeto em caso de roubo, extravio ou danos à encomenda (o valor deve ser comprovado com nota fiscal).

    Em nosso exemplo, foi adicionado automaticamente o valor do seguro que escolhemos na opção anterior:

    Após comparar os diferentes preços e prazos, você pode optar por fazer uma nova simulação.

    E, se precisar de ajuda para rastrear encomendas após o envio, use a ferramenta gratuita da Nuvemshop feita especialmente para esse fim:

    👉 Ferramenta grátis: Rastreamento de Correios

    Como calcular o frete dos Correios pelo computador

    Agora que você sabe como calcular frete dos Correios pelo celular, falta aprender a fazer o processo pelo computador. Confira o passo a passo:

    1. Acesse a página Preços e Prazos dos Correios

    Para calcular o frete dos Correios pelo computador, comece acessando a página de Preços e Prazos:

    Página de calcular frete Correios

    2. Preencha os CEPs de origem e destino

    Assim como no aplicativo, você deverá preencher o CEP de origem e o CEP de destino na encomenda, como no exemplo abaixo, que utilizamos anteriormente:

    Tela dos Correios com ceps de origem e destino preenchidos

    Se não souber o CEP de cor, você pode usar o botão “Não sei o CEP” para pesquisar o número no site dos Correios. 

    3. Escolha o tipo de serviço

    Ao contrário do aplicativo, que retorna todos os serviços disponíveis nos resultados da simulação, a ferramenta para desktop exige que você selecione previamente uma modalidade de entrega.

    Se quiser ver todas as opções, é só escolher uma qualquer e depois marcar a caixa “Comparar com todos os serviços de encomendas disponíveis” que vai aparecer abaixo. Em nosso exemplo, escolhemos o PAC:

    Tela dos Correios com tipos de serviços

    4. Escolha a embalagem e informe as medidas

    Depois de selecionar o tipo de serviço, você poderá escolher o formato do objeto e informar se utilizará um pacote próprio ou uma embalagem dos Correios. Em nosso exemplo, escolhemos “Outra Embalagem” e informamos as mesmas medidas e o mesmo peso do pacote anterior:

    Tela dos Correios com opções de formato de encomenda

    Note que, logo abaixo das medidas, são disponibilizados três serviços opcionais: Mão própria, Aviso de Recebimento (AR) e Declaração de Valor. Se tiver interesse em contratar um deles, é só marcar a caixa de seleção.

    5. Compare os preços e prazos

    Na última tela, você verá o resultado da simulação para todos os serviços disponíveis. No caso, temos as opções de Sedex e PAC, da mesma forma que no aplicativo: 

    Valores de PAC e SEDEX retornados no cálculo de frete dos Correios

    Como é calculado o frete dos Correios?

    O cálculo do frete dos Correios é feito por meio da fórmula (C x L x A) / 6.000, em que:

    • C é o comprimento da embalagem, em centímetros;
    • L é a largura da embalagem, em centímetros;
    • A é altura da embalagem, em centímetros;
    • 6.000 é o coeficiente de cubagem, um valor baseado nos padrões internacionais e determinado pela IATA (Entidade Internacional das Empresas Aéreas).

    Por exemplo, no caso do nosso pacote enviado da Mandaê para a Nuvemshop, o cálculo ficaria assim:

    • (C x L x A) / 6.000
    • (33 x 22 x 12) / 6.000
    • 8.712 / 6.000 = 1,45

    Isso significa que, em tese, o frete será calculado a partir do peso cúbico do objeto, que é de 1,4 kg. No entanto, os Correios optam por cobrar o frete pelo peso real quando o objeto pesa menos de 10 kg. Acima desse valor, é considerado o peso cúbico que acabamos de calcular.

    Vale a pena usar os Correios no e-commerce?

    Os Correios ainda figuram entre os líderes do mercado de logística em termos de capilaridade e custo-benefício. Logo, é um meio de envio importante para os donos de e-commerce, principalmente quando envolve entregas para regiões mais remotas.

    É claro que existem várias alternativas de transportadoras, mas cada loja virtual deve avaliar suas necessidades para contratar o serviço ideal.

    Para não ter dúvidas ao escolher um serviço de envio, a solução é deixar esse trabalho com a Mandaê. Nossos algoritmos identificam a melhor transportadora para enviar sua encomenda e o melhor preço de frete, além de calcular as rotas mais vantajosas para a entrega.

    Assim, fica muito mais fácil garantir um envio rápido, eficiente e econômico para os pedidos dos seus clientes. Conheça agora o passo a passo do processo logístico da Mandaê e comprove.

    E então, ficou claro como calcular o frete dos Correios pelo celular e pelo computador?

    Aproveite e veja se é melhor escolher os Correios ou as transportadoras para sua loja virtual.

    Gostou? Compartilhe!