Logística

Correios ou transportadora para loja virtual: saiba o que é melhor

Postado por Mandaê

Atualizado em dezembro 2, 2021 por Agencia Chili

Transportadora para loja virtual ou Correios? Existe alguma opção que fique no meio-termo? Para aumentar a rentabilidade da sua loja, é provável que todo proprietário de e-commerce coloque em questão se vale a pena firmar um contrato com um desses fornecedores e que alternativas existem em logística.

Nós elaboramos um guia com os requisitos para solicitar esses serviços e uma opção interessante para quem deseja otimizar a logística da loja virtual e diminuir custos. Confira abaixo!

Correios ou transportadora para loja virtual: qual a melhor opção de entrega

É superficial fazer comparações entre Correios ou transportadora e deduzir qual é a melhor em um artigo. Cada tipo de logística tem a sua particularidade e opera em portes de negócios diferentes, nichos e regiões diferentes.

A solução ideal também vai depender dos tipos de produtos que você comercializa e das conclusões que vai tirar após a leitura deste texto. Com as informações abaixo e conhecendo seu negócio, é você quem vai decidir que tipo de serviço logístico é mais adequado às suas operações.

Contratos com transportadoras: como escolher

O preço não é o único fator que tem impacto na decisão de que transportadora para loja virtual escolher. Também existem outros pontos-chave que devem ser considerados antes de se comprometer com uma transportadora para loja virtual. Confira abaixo:

Abrangência 

Saiba até onde a transportadora atende com malha própria. É comum que as transportadoras firmem acordos com empresas parceiras e com os Correios para atender áreas mais distantes.

Contingência

Entenda como a transportadora se comporta em aumentos de pico sazonais, como nos casos de greve dos Correios e Black Friday.

Localização

Verifique a distância entre a unidade de distribuição da transportadora e o local de onde quer enviar seus produtos. Geralmente a proximidade garante uma negociação mais vantajosa para ambas as partes.

Segurança

Conheça como funciona e qual é a cobertura do seguro das cargas e quais são as regras de gerenciamento de riscos. Por exemplo, uma transportadora pode definir limites de envio em valores, estabelecer que acima de R$ X o veículo precisa contar com um sistema de rastreamento ou escolta armada.

Regulamentação

Se você comercializa produtos sujeitos a uma regulamentação jurídica, é necessário que o operador logístico tenha certificação para atendê-lo. Por exemplo, se o seu e-commerce vende alimentos, será proibido embarcar a sua carga com produtos de limpeza.

Reputação

Entenda quais são os níveis de serviço em que a transportadora para loja virtual opera e qual é a qualidade deles. Você pode pesquisar o percentual de atrasos, roubo de carga e avarias. Para isso, fale com outros clientes que tenham similaridade com a sua operação – não adianta comercializar copos de cristal e pedir referência a uma empresa de calçados, por exemplo.

Rastreamento

O rastreamento de encomendas é fundamental para que você tenha o controle do envio e chegada dos seus produtos no destinatário. Além disso, um rastreamento eficaz garante a segurança e confiabilidade da sua loja virtual e diminui o número de reclamações para o Serviço de Atendimento ao Cliente. Portanto, verifique se a transportadora oferece um serviço de rastreio em tempo real e com dados confiáveis.

Cláusulas do contrato

Um contrato com um prestador de serviço logístico deve conter algumas cláusulas importantes:

  • As políticas de preço e como será o reajuste;
  • O nível de serviço;
  • Restrições de embarque e entrega;
  • Políticas de reentrega e logística reversa;
  • Faturamento mínimo de embarques e agendamentos.

Você deve estar ciente de todos esses pormenores antes de firmar um contrato com transportadoras.

Preços

Analise a estratégia de frete da sua loja – ela isenta, subsidia ou cobra o frete integral? Se você subsidia ou isenta o frete, o preço da logística poderá mudar os seus planos e impactar na conversão de clientes. Esteja ciente da política de reajuste de preços do prestador de serviços e tenha certeza de que o preço cobrado não foi só para “ganhar a sua conta”.

Tenha atenção às condições e serviços adicionais: condições de seguro, cubagem, limites de peso e dimensões.

Nos Correios, por exemplo, o peso do produto não pode ultrapassar 30kg, cada dimensão não pode ser superior a 105cm e a soma delas não pode ser maior do que 200cm.

Volume de envios

Boa parte das transportadoras não opera em serviços pontuais de entrega. Para ter um contrato mais vantajoso que a entrega via Correios, boa parte dos operadores logísticos exige um valor mínimo de envios de R$ 5.000 mensais.

Se tiver interesse em firmar um acordo com transportadoras, você vai informá-los da sua expectativa de volume de envios mensal e receberá uma tabela que terá como base o volume informado.

Caso o seu volume fique constantemente abaixo do valor mínimo, as condições de preço podem ser reajustadas. Por outro lado, se sempre superar o valor mínimo de envios, você terá maior poder de barganha para negociar preços e condições mais vantajosos para o seu negócio.

Contrato com os Correios para loja virtual

Assim como as transportadoras, os Correios também firmam contratos de envios para empresas que preveem descontos e têm faturamento mensal. O interessado em formalizar um contrato de envios com os Correios deve comparecer a uma agência ou realizar seu cadastro online munido dos seguintes documentos:

  • CNPJ e contrato social;
  • Documentos da empresa e sócios;
  • Faturamento dos últimos 12 meses assinado pelo contador;
  • Comprovação de que tem um site e o domínio deve estar registrado no CPF de um dos sócios da empresa.

Entre em contato com o representante comercial da agência mais próxima ou verifique no site dos Correios para confirmar os tipos de documentos necessários para a sua empresa. A documentação costuma ser diferente para cada tipo de empresa e constituição de sociedade.

Como funciona o contrato dos Correios para e-commerce

Além dos documentos, existem algumas regras a avaliar antes de estabelecer um contrato com os Correios.

Em primeiro lugar, o contratante deverá ter uma média estável de envios mensais, uma vez que a instituição estabelece um valor mínimo para a contratação de cada serviço. Quando o valor mínimo não é atingido no mês, o contratante arca com a diferença.

Atualmente as tarifas mínimas cobradas nos contratos dos Correios são:

  • PAC: R$ 127,40
  • Sedex: R$ 123,43
  • E-Sedex: R$ 1.142,11

Coleta domiciliar e logística reversa são serviços adicionais exclusivos para clientes com contrato.

Mesmo que não seja necessário enfrentar as filas nas agências, ainda há necessidade de se deslocar até uma agência dos Correios sempre que quiser fazer uma postagem.

Uma dica: o contrato com os Correios é um compromisso. Antes de fechar um acordo, tenha números precisos sobre os gastos mensais com frete e um faturamento estável – quaisquer oscilações para mais ou para menos podem atrapalhar o seu plano financeiro.

Envie suas encomendas sem contrato com os Correios ou transportadoras

A Mandaê é uma empresa especializada em logística que tem como principal objetivo oferecer aos e-commerces a tranquilidade de enviarem os seus produtos com segurança, qualidade e menor custo.

Com a Mandaê, a economia pode ser de até 50%. O serviço é voltado aos e-commerces que fazem remessas diárias de produtos e já contam com uma equipe de empacotamento próprio, mas precisam ter uma operação mais eficiente com redução efetiva de custos operacionais.

Além disso, dá acesso à uma rede eficiente composta pelas melhores transportadoras do país, um painel exclusivo com todas as informações de rastreamento para acompanhar facilmente os seus envios, entre outros diversos benefícios.

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