
Postado por Mandaê
E-commerce
Postado por Mandaê
Atualizado em dezembro 2, 2021 por
Já é frequente que atrasos e problemas de entrega figurem nas listas de dificuldades enfrentadas pelos lojistas virtuais, pois muita coisa pode acontecer no trajeto entre o galpão do remetente e o endereço de entrega do consumidor. Portanto, é imprescindível identificar quais são os problemas com cada remessa para transformá-los em solução.
Esse controle pode ser feito por meio do painel de ocorrências da Mandaê. Essa plataforma de monitoramento sinaliza atrasos e apresenta informações relevantes, como:
✔ Pendências fiscais
✔ Recusa de recebimento
✔ Impossibilidade de entrega
Essas informações permitem que você planeje ações preventivas antes do seu cliente abrir uma reclamação. Além disso, há também a opção de segmentar a busca por meio de filtros (por destinatário ou tipo de situação, por exemplo).
Tudo isso dentro de uma estrutura intuitiva e descomplicada, que é atualizada todos os dias com novas informações sobre suas remessas. Além disso, é possível ter acesso à um panorama geral do total de envios realizados, com medição do SLA de entrega.
A seguir, veja na prática quais são as principais funcionalidades do painel de ocorrências e como elas podem ajudar na rotina operacional do seu e-commerce.
Se o seu consumidor tiver problemas com a mercadoria, ou não receber no prazo determinado, primeiro ele precisa acionar a loja virtual onde comprou o produto.
Em seguida, a loja virtual deve abrir um chamado com a transportadora para identificar o ocorrido, e ela, por sua vez, buscar o histórico da remessa. A resolução do problema pode demorar vários dias. O resultado: processo demorado e consumidor descontente.
No painel você acessa um panorama completo do status da entrega antes mesmo de o consumidor notar um problema. Dessa forma, você consegue aplicar ações de prevenção ao sinalizar atrasos e outros problemas.
Em seguida, com essas informações em mãos, é possível dar um retorno rápido ao destinatário. Além disso, no caso de problemas durante a entrega, a ferramenta apresenta uma nova data para que a pessoa possa se programar para receber o seu produto.
Se você precisa falar com a transportadora, é necessário acessar o site da empresa para abrir tickets de atendimento, relatar os problemas referentes a uma remessa e, por fim, esperar um retorno dentro do prazo estipulado pelo operador logístico.
Caso precise tratar de um problema de entrega, basta abrir um chamado diretamente no painel sem precisar acessar outro canal de atendimento. Além disso, a equipe de suporte da Mandaê recebe automaticamente o histórico da encomenda, tornando o processo de atendimento muito mais simples e rápido.
Para solicitar a devolução de uma encomenda, uma solicitação junto à transportadora é aberta e é necessário aguardar um retorno dentro do prazo estipulado pelo operador logístico.
Descomplicamos a logística reversa. No painel você gera e envia códigos de autorização de postagem para encomendas, tem acesso ao código de rastreamento e controla todas as suas solicitações.
Todas as informações contidas no painel de ocorrências da Mandaê ajudam na criação de uma cultura preventiva, ou seja, permitem que problemas sejam evitados.
Por isso, acessar a plataforma diariamente e usar suas funcionalidades é a melhor maneira de não deixar que a sua operação e a experiência do seu consumidor sejam afetadas por imprevistos.
Desenvolvemos essa solução porque entendemos que os processos logísticos tem um peso especial no índice de satisfação de um e-commerce. Portanto, queremos ajudar você a otimizar sua operação e ser ainda mais eficiente.
Se você ainda não é cliente da Mandaê e ficou interessado, então entre em contato conosco para conhecer mais sobre os nossos serviços!
Leia também:
+A Mandaê é confiável? Confira como funciona dos bastidores à entrega ao destinatário