O que é ship from store e como utilizá-lo?
A logística avança cada vez mais para atender às necessidades de consumidores ansiosos por entregas rápidas. Nesse contexto, uma das soluções que vêm sendo adotadas pelas empresas é o modelo ship from store.
Basicamente, essa estratégia consiste em enviar produtos diretamente da loja física para os clientes que compram online. Dessa forma, a empresa ganha tempo e economiza com fretes ao transformar seu ponto de venda em um centro de distribuição.
A seguir, você vai entender o que é ship from store, quais as vantagens dessa estratégia e como implementá-la na sua empresa. Vamos lá?
O que é ship from store?
Ship from store (SFS) é uma estratégia logística na qual a empresa utiliza seu próprio estoque como centro de distribuição. Ou seja: os produtos são enviados da loja física para os consumidores que compram online — ou retirados no local, quando for a preferência do cliente.
Uma tradução livre do conceito seria “Envio a partir da loja”, indicando essa característica de envios mais rápidos e sem intermediários.
Com o avanço do omnichannel — integração entre diversos canais de vendas online e offline —, as empresas passaram a buscar soluções para otimizar suas entregas. Afinal, tudo o que os consumidores querem é receber mais rapidamente suas compras online.
Nesse contexto, o ship from store é um modelo vantajoso, uma vez que é possível enviar produtos a partir da loja física mais próxima ao endereço do cliente que comprou online. Da mesma forma, o consumidor tem a opção de adquirir o produto pela internet e buscá-lo na unidade da empresa mais próxima.
Logo, podemos dizer que o ship from store é um passo além na integração entre loja física e loja virtual.
A modalidade ganhou força durante a pandemia do coronavírus porque se tornou uma solução para aproveitar as lojas físicas fechadas, e, ao mesmo tempo, proporcionar entregas mais rápidas para consumidores ansiosos.
Saiba mais: Multicanal: invista em estratégias infalíveis
Como funciona o ship from store?
Talvez a melhor forma de explicar como funciona o ship from store seja por meio de um exemplo. Imagine uma loja que vende computadores online. A cada nova venda, o fornecedor — como a Dell, HP ou Lenovo — recebe um pedido e remete a máquina ao lojista, que entrega ao cliente final.
Obviamente, lojas maiores possuem seus próprios estoques e armazéns, e esse computador já pode estar disponível em um deles. Nesse caso, a logística é mais fácil: não é preciso esperar pela produção e liberação do fabricante. Basta enviar do armazém para o cliente final.
Contudo, devido à pressão por entregas cada vez mais rápidas e ao problema da distância dos armazéns dos centros urbanos, surgiu uma nova opção. Suponhamos que esse e-commerce tenha também lojas físicas — e que, numa delas, há o computador que foi comprado pelo cliente online em estoque.
Então, o lojista coleta o computador da sua loja física e envia direto ao cliente final, que mora na mesma cidade. Com isso, a entrega pode ocorrer em questão de um dia ou mesmo horas — daí a vantagem de usar o modelo ship from store.
Vantagens do ship from store para seu negócio
O ship from store proporciona uma série de vantagens para empresas que estão no mundo físico e digital. Confira as principais:
Mais agilidade nas entregas
Um dos principais benefícios do ship from store é o ganho de velocidade nas entregas realizadas pelo e-commerce. Como, em geral, as lojas físicas estão mais próximas aos clientes do que os centros de distribuição, os pedidos chegam mais rapidamente.
E, naturalmente, uma entrega rápida é uma grande vantagem competitiva para uma loja virtual.
Saiba mais: O que é entrega expressa e como utilizá-la em uma loja virtual?
Redução de custos
Como as distâncias de entrega ficam mais curtas no ship from store, os preços dos fretes também diminuem. Dessa forma, a empresa economiza com custos de transporte e pode até mesmo oferecer vantagens como um frete grátis.
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Melhora na satisfação do cliente
O ship from store é excelente para melhorar os índices de satisfação de clientes e aumentar a fidelização no seu negócio. Afinal, quem não quer receber um produto mais rapidamente (às vezes, até no mesmo dia) ou ter a opção de buscá-lo na loja perto de casa?
Otimização da logística
O ship from store também contribui para a eficiência logística da empresa. Isso porque os espaços das lojas físicas são aproveitados para o armazenamento, as distâncias dos fretes diminuem e o estoque dos pontos de venda gira mais rapidamente.
Saiba mais: Logística proativa: dicas infalíveis para reduzir custos e problemas
Como implementar o ship from store na sua empresa
Usar uma estratégia de ship from store é possível, inicialmente, para qualquer empresa que possua lojas físicas. Contudo, há alguns cuidados que devem ser observados na sua implementação. Confira a seguir:
Verifique se há espaço suficiente nas lojas
Para que o ship from store funcione, é necessário que você tenha, inicialmente, espaço suficiente para armazenar os produtos nas lojas físicas. Isso porque os armazéns serão usados para guardar e movimentar todo o estoque — aquele que será vendido online e aquele que será comercializado no ponto de venda.
Prepare a operação na loja
Para trabalhar com ship from store, é preciso ter uma equipe preparada para realizar as etapas de controle de estoque, separação e expedição de pedidos. Logo, você terá que criar um processo logístico interno e treinar os colaboradores.
Integre os sistemas de controle de estoque
Quando o cliente faz uma compra online e você trabalha com entregas a partir da loja, precisa garantir que o item esteja disponível na loja física. Portanto, os estoques online e físico precisam estar integrados.
Garanta a logística reversa
É normal que as lojas online tenham uma taxa de devolução de pedidos. Logo, sua loja física precisa estar preparada para executar a logística reversa e realizar trocas e devoluções com agilidade.
Vale a pena adotar o ship from store?
Depois de conhecer o ship from store, você já tem informações suficientes para considerar a adoção dessa modalidade logística na sua empresa. É importante considerar todos os investimentos em treinamento, tecnologia e gestão antes de optar por essa estratégia.
Mas, se você quer uma solução mais prática, pode escolher a plataforma logística completa da Mandaê. Nossos algoritmos se encarregam de organizar suas entregas, selecionar a melhor transportadora e otimizar os custos dos fretes a cada envio.
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