Logística

O que é entrega expressa e como utilizá-la em uma loja virtual?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em fevereiro 14, 2022 por Talitha Adde

Entrega expressa é uma forma rápida de envio de produto oferecido por lojas virtuais. Isso significa que, após a confirmação do pagamento da mercadoria, ela pode ser enviada até no mesmo dia da solicitação para o consumidor.


Oferecer preço de frete competitivo é um diferencial para loja virtual. Além disso, empresas do segmento estão apostando em outra estratégia para melhorar a experiência de compra do cliente: a entrega expressa.

Com essa alternativa, o produto pode ser enviado até no mesmo dia para o consumidor, aumentando as chances de fidelização.

Então, quer saber como funciona a entrega expressa e como adotá-la em seu e-commerce? Continue com a leitura deste artigo! 🛫

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    O que é entrega expressa? 

    Entrega expressa é uma forma rápida de envio de produto oferecido por lojas virtuais. Isso significa que, após a confirmação do pagamento da mercadoria, ela pode ser enviada até no mesmo dia da solicitação para o consumidor.

    No entanto, para tudo isso acontecer, essa modalidade de envio depende de dois fatores para funcionar: 

    • Distância entre o centro de distribuição e o endereço de entrega; 
    • Disponibilidade do produto em estoque.

    Por oferecer esse diferencial, esse tipo de envio tem um valor mais alto de entrega. No entanto, as vantagens para negócios que adotam essa opção são inúmeras. Ao longo deste artigo, você confere as principais! 

    Como funciona a entrega expressa? 

    Em geral, a entrega expressa opera em dias e horários comerciais, isto é, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Esse tipo de envio funciona da seguinte forma: 

    • O cliente faz uma compra em uma loja virtual; 
    • Seleciona o modelo de entrega expressa
    • Após a confirmação do pagamento, o pedido entra como prioridade;
    • Em seguida, é separado no estoque para embalagem; 
    • Por fim, o pacote é direcionado para uma transportadora parceira e especializada em entregas expressas. 

    Para que essas etapas funcionem, além de contar com uma operação sem gargalos na parte de separação do produto no estoque e embalagem, é preciso contar com uma boa transportadora para e-commerce

    💡 Saiba mais: Como contratar uma transportadora? 

    Quais são as vantagens da entrega expressa? 

    De acordo com o relatório Global Consumer Insights Pulse Survey, 49% dos consumidores consideram a rapidez e a confiabilidade os atributos mais importantes das compras online. 

    Por isso, oferecer a opção de entrega expressa em seu e-commerce pode ser uma opção para atender o público disposto a pagar mais em troca de agilizar um serviço e evitar deslocamento e filas de lojas físicas. Além disso, a o tipo de envio possibilita: 

    Fidelizar clientes 

    Quando alguém decide fazer uma compra online, analisa uma série de coisas: preço, prazo, valor da entrega, entre outros. 

    Oferecer entrega expressa em seu e-commerce é um diferencial competitivo. Além disso, se a experiência do cliente com a compra for satisfatória, as chances de voltarem a fazer negócio com você aumentam. 

    Agrega valor para o negócio

    As entregas tradicionais são feitas conforme o planejamento da empresa e não no momento em que o consumidor realmente precisa. 

    Hoje, os clientes valorizam agilidade nos processos logísticos dos negócios. Por isso, oferecer entrega expressa é um serviço que supre essa necessidade com eficiência e agrega valor para o seu negócio

    Quais cuidados ter ao adotar uma entrega expressa?

    A entrega expressa é um tipo de serviço que funciona em lojas virtuais com processos bem estruturados. Para introduzir o modelo no seu negócio, tenha os cuidados a seguir: 

    Tenha uma equipe eficiente 

    Ter uma equipe eficiente durante cada processo de etapa de compra é a chave para oferecer um bom serviço de entrega expressa. 

    Para garantir a fidelização dos clientes, é necessário oferecer uma entrega no prazo prometido por sua loja virtual. 

    Atualize o seu consumidor sobre as etapas da compra

    Durante o processo de aprovação da compra, converse com o seu consumidor. Atualize-o sobre o tempo de aprovação do pagamento, status de envio do pedido e em quanto tempo será despachado. 

    Deixe cada uma dessas etapas bem claras para o cliente para que não haja nenhum mal-entendido.

    Tenha cuidado ao escolher uma transportadora 

    Ao escolher uma transportadora, tenha certeza de que ela vai cumprir com todos os combinados de entrega. Isso inclui opções de frete, taxas, tempo de entrega, regiões cobertas e restrições.

    💡 Saiba mais:

    Como é feito o cálculo de frete de transportadoras? 

    O que é frete SPOT e como funciona?

    Ao avaliar cada um deles, veja qual opção poderá oferecer um serviço mais completo com base no que você entrega em sua loja virtual.

    A Mandaê, por exemplo, é uma plataforma para fazer cotações de diversas transportadoras de envio ao mesmo tempo. Você pode integrar o aplicativo em sua loja virtual e disponibilizar diversos tipos de entrega expressa ao consumidor final. 

    💡 Saiba mais: Mandaê oferece entrega expressa de um dia para e-commerces da Grande São Paulo

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