Logística

Transportadora para e-commerce: tudo que você precisa saber

Postado por Mandaê

Atualizado em dezembro 2, 2021 por Agencia Chili

Está em busca de uma transportadora para e-commerce? Então você chegou no lugar certo.

Se você precisa de um novo serviço de entregas ou comercializa produtos com dimensões e pesos que ultrapassam os limites dos Correios, confira este artigo.

Existem muitas empresas de logística para lojas virtuais. Contudo, para fazer a escolha da melhor transportadora para e-commerce, é preciso levar em consideração alguns pontos.

Com a atual discussão sobre a privatização dos Correios, pesquise por novas opções de serviço de entregas, pois ainda não se sabe se a privatização será boa ou ruim para o e-commerce.

Então, para ajudá-lo nessa tarefa, mostramos a seguir tudo que você precisa saber para enviar as suas encomendas com uma empresa privada. 🚛

No fim do texto, mostramos como é possível enviar seus itens com as melhores transportadoras em um único contrato.

Como contratar a transportadora ideal para o seu e-commerce?

Se você vende produtos que ultrapassam os limites dos Correios, você vai precisar contratar uma transportadora.

Atualmente, os Correios permite o envio de produtos com até 30kg e a soma do comprimento + largura + altura do pacote não deve superar 200 cm.

Com isso claro, vamos para o próximo passo: como escolher a melhor transportadora para o seu e-commerce.

Em primeiro lugar, faça uma pesquisa na internet. Verifique também fóruns de avaliações, como o Reclame Aqui, e peça indicações para outros lojistas do seu segmento.

Depois, entre em contato com as empresas de logística que você encontrou e verifique:

  • Quais são as rotas realizadas;
  • Regiões atendidas;
  • Políticas de frete;
  • Frequência de envio;
  • Peso e tamanho das cargas transportadas;
  • Tipos de entrega oferecidos, por exemplo, entrega expressa.

Organize todos esses dados em uma planilha do Excel. Em seguida, entre em contato com essas transportadoras e solicite um orçamento.

Agora que você recebeu as propostas, acrescente os valores na sua planilha e faça uma nova comparação de acordo com:

  • Preço;
  • Horários de coleta e entrega dos produtos;
  • Lotação do caminhão;
  • Taxas extras;
  • Possíveis locais em que a transportadora não opera.

Faça uma contraproposta e negocie o valor enviado pela empresa.

Detalhes importantes na escolha de uma transportadora para e-commerce

Em primeiro lugar, além de analisar o preço, a rota e os prazos de entrega, você precisa ficar atento a outros fatores que podem influenciar a logística da sua loja. Confira a seguir.

Avalie a transportadora para e-commerce na sazonalidade

Entenda como a transportadora se comporta em períodos sazonais, como Black Friday, Natal e em casos de greves, como a greve dos Correios.

Seguro e extravio

Informe-se sobre como funciona o seguro dos seus produtos em casos de extravio, furto ou roubo. Veja também se, para o seu tipo de carga, é necessário contar com escolta armada.

Produtos sujeitos à regulamentação jurídica

Antes de tudo, se você vende produtos que precisam de regulamentação jurídica, a transportadora precisa ter uma certificação para efetuar a entrega. Se você vende kits de pimentas, por exemplo, seus itens não poderão estar ao lado de itens de limpeza.

Contrato

Analise todas as cláusulas do contrato e fique atento à política de reajustes, logística reversa, agendamentos de coleta e entrega, assim como restrições de embarque e entrega.

Nota Fiscal

Todas as transportadoras do mercado exigem que o produto esteja acompanhado da nota fiscal, pois é obrigatório apresentar esse documento nas fronteiras entre os estados.

Redespacho de mercadoria

Pode acontecer da transportadora contratada redespachar a mercadoria durante o trajeto. Em outras palavras, isso significa que a transportadora irá percorrer apenas uma parte do trajeto e uma outra transportadora irá realizar o restante do envio. Isso pode acontecer no início, no meio ou no final do trajeto da mercadoria.

Nesses casos em que o redespacho acontece, é preciso ficar atento aos custos e aos prazos de entrega e analisar se não haverá impactos em seu negócio.

Canal de atendimento 

Entenda como funciona o canal de atendimento da transportadora e em quanto tempo a sua solicitação será atendida. Receber um retorno rápido é importante para manter o nível de satisfação do seu cliente final. 

Comparadores de Frete

Antes de mais nada, evite fechar um contrato somente baseado em preço. Existem algumas transportadoras que disponibilizam em seus sites calculadores de frete de forma gratuita para consulta. Contudo, atente-se sempre aos demais serviços que a transportadora oferece.

Rastreamento

Por fim, verifique se a transportadora oferece o rastreamento das encomendas. Afinal, é importante que você e o seu cliente saibam onde a encomenda está. Um rastreamento eficaz diminui o número de reclamações no canal de atendimento do seu e-commerce.

Transportadora para e-commerce: alternativa para as lojas virtuais

Existe uma maneira de e-commerces enviarem seus produtos por meio de boas transportadoras sem precisar seguir todos os requisitos acima.

Só com a Mandaê você tem a comodidade de enviar suas encomendas para qualquer lugar do Brasil, com as melhores transportadoras e a simplicidade de contratar uma única empresa.

Com a Mandaê você tem:

Integração com plataformas de e-commerce e ERPs

Somos parceiros de várias empresas, entre elas a VTEX, WooCommerce, Magento, Nuvemshop e Shopify. Com isso, facilitamos a importação das suas vendas e atendemos seu negócio de forma ágil e eficiente. 

Acesso às melhores transportadoras para e-commerce do país

Uma única transportadora não consegue oferecer qualidade e preços competitivos para todas as regiões do Brasil.

Como a Mandaê agrega várias delas em um único contrato, consegue oferecer o melhor de cada uma para otimizar a logística da sua empresa.

Serviço de coleta eficiente

Coletamos as suas encomendas vendidas e possuímos uma tecnologia que é capaz de otimizar as rotas e também identificar se há alguma encomenda com problemas de endereço. Além disso, sua empresa é avisada sobre as ocorrências e pode corrigi-las antes mesmo dos itens serem enviados pela transportadora.

Preços e prazos competitivos

Usamos a tecnologia para selecionar a melhor transportadora para enviar sua encomenda. A seleção é feita de acordo com análises de SLA, preço, prazo, modalidade de envio e região do destinatário. Isso reduz seus custos e aumenta a qualidade das suas entregas.

Envios para todo o Brasil

Com a Mandaê você tem abrangência de 3.460 cidades, sem redespacho do setor privado.

Painel de acompanhamento fácil de usar

No Painel da Mandaê você tem total visibilidade sobre a situação de suas encomendas. Assim, em casos de ocorrências, pode agir para preveni-las e solucioná-las.

Atendimento ágil e customizado

No Painel da Mandaê você pode abrir solicitações para o nosso time de Relacionamento. Dessa forma, você acompanha todos os tickets abertos e os tempos de resposta de cada um.

Rastreamento eficaz

O Rastreaê ajuda você a saber quando as encomendas chegarão ao destinatário ou quando atrasarão. Com isso, seus clientes têm uma experiência positiva ao acompanhar todos os passos de suas encomendas.

A melhor transportadora para o seu e-commerce está ao seu alcance

A Mandaê cuida de toda a sua operação logística e você pode focar em outras prioridades do seu negócio. Além disso, você tem acesso às melhores transportadoras por um preço competitivo.

💡 Com a Mandaê, você vende e deixa o resto com a gente.

Que tal conhecer esse serviço de entrega para o seu e-commerce? Então tire todas as suas dúvidas entrando em contato conosco!

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