Logística

Como é feito o cálculo de frete das transportadoras

Postado por Livia Ferreira

Atualizado em janeiro 12, 2021 por Livia Ferreira

Para calcular o frete da transportadora, é necessário medir a cubagem da carga. A fórmula para o cálculo é altura x comprimento x largura x 300. Além disso, considere o peso da carga e a distância a ser percorrida.


Entender como calcular o frete da transportadora e o que compõe esse valor é uma das maiores dificuldades ligadas à logística, mais especificamente à etapa de precificação. Muitas vezes, a taxa cobrada pelo serviço é alta, mas é um erro pensar que ela é o resultado de grandes margens de lucro.

Na verdade, são fatores como a extensão territorial do Brasil, a limitação de modais de transporte, tipo de veículo e as características de envio que encarecem os custos de frete das transportadoras.

O cálculo de frete das transportadoras envolve diversas variáveis, como análises e cruzamentos de dados baseados em perfis específicos de mercadoria e envio.

Saber como calcular o frete da transportadora garante grandes vantagens competitivas ao seu negócio. Portanto, confira abaixo quais são os tipos de frete e quais fatores impactam o valor:

Tipos de frete das transportadoras

Informações básicas sobre a entrega das mercadorias — tal como a rota, o produto e o prazo — determinam os tipos de frete no e-commerce. São esses dados que ajudam a apontar em qual das modalidades o envio se encaixa.

Para calcular o frete das transportadoras, também é necessário considerar o tipo de carga e o tributo cobrado em cada localidade. Inicialmente, vamos elencar os tipos de frete mais utilizados, confira:

Frete direto

Também conhecido como frete normal, esse é o tipo mais comum de envio. Nele, todo o trâmite é realizado entre a empresa contratante e a empresa transportadora. Desse modo, a mercadoria retirada no remetente é encaminhada diretamente para o destino final.

Frete por subcontratação

Nesse modelo de terceirização, a transportadora repassa o frete a outras empresas e fica responsável apenas por gerenciar a logística desse processo.

Essa é uma forma de as empresas transportadoras ampliarem o seu atendimento e, ao mesmo tempo, ganharem mais clientes. Isso tudo sem a necessidade de investir em mais funcionários e aumentar a frota.

Frete por redespacho

A modalidade de redespacho é semelhante à de subcontratação, com a diferença de que, antes de repassar a carga para a transportadora terceira, é feita a retirada do volume na empresa contratante.

Isso quer dizer que a transportadora contrata outra empresa para fazer parte da prestação de serviço. Desse modo, o frete por redespacho pode ser contratado para o início do processo de entrega, para a metade ou para o final do transporte.

Imagine que você precisa contratar uma transportadora para levar uma mercadoria da Bahia ao Paraná. Porém, a empresa que você escolheu opera até São Paulo, apenas. Nesse caso, você não precisa se preocupar, pois a transportadora pode escolher uma empresa parceira para finalizar o trecho. 

Frete por redespacho intermediário

Nesse tipo de frete, o processo é conduzido por, no mínimo, três empresas. A primeira transportadora envolvida é responsável por recolher a carga, a segunda leva a mercadoria até a terceira, que, por sua vez, fica responsável pela entrega. 

Dessa forma, a transportadora principal — localizada no meio do processo — não tem contato com a origem e o destino da encomenda.

Depois de determinar o tipo de frete, é hora de avaliar qual será o acordo de responsabilidade pelo pagamento — se será frete CIF ou FOB. No CIF, o encargo é do remetente, já no FOB, o valor é pago diretamente pelo cliente.

💡Saiba mais: Preço do frete é o maior responsável pela desistência de compras

Nos fretes por redespacho ou subcontratação, a vantagem competitiva acontece diante do aumento da malha transportadora, já que o frete é repassado às empresas que apresentam melhores características de acordo com o tipo de entrega. Isso torna o serviço mais ágil e estratégico.

Tipos de carga

O tipo de carga transportada é um dos fatores que mais influencia no momento de calcular o frete da transportadora. Ele determina o espaço que a encomenda vai ocupar dentro do veículo e a quantidade de paradas que precisam ser feitas durante a entrega.

Confira, a seguir, quais são os tipos de carga mais comuns:

Carga fechada

Também chamada de lotação, a carga fechada tem um alto volume e, por isso, ocupa todo o espaço do caminhão. Assim, o veículo transporta a mercadoria com exclusividade e tem o destinatário final como única parada.

Nessa modalidade, o cálculo do frete é feito com base no espaço que o caminhão tem para armazenar os produtos, o tipo de carga (se exige seguro ou cuidados especiais de armazenamento, por exemplo) e qual a distância a ser percorrida para a entrega.

Carga fracionada

Como o nome sugere, a carga fracionada corresponde ao transporte de pequenas quantidades de mercadorias variadas para um número também variado de destinatários. 

Por conta dessa característica, calcular o valor do frete da transportadora é um desafio, já que é preciso considerar não só o espaço ocupado no caminhão, mas a distância percorrida e o peso da carga.

Entre as variáveis consideradas no momento do cálculo de frete, estão:

Carga

Pode ser carga viva (animais), perecível (alimentos), perigosas (substâncias tóxicas e inflamáveis) ou valiosa (produtos de alto valor).

Destinatário

Se o local for perigoso ou de difícil acesso, um valor extra pode ser cobrado para que a entrega seja realizada.

Distância

Em uma equação básica, quanto maior a distância a ser percorrida para chegar até o destinatário, maior será o valor cobrado no frete. Muitas vezes, ele está associado a pedágios e consumo de combustível necessário para o deslocamento.

Gerenciamento de risco

É adicionado ao valor da nota fiscal e ajuda a custear os riscos corridos durante o transporte (como roubos, extravios e acidentes).

Modal de transporte

Além do transporte rodoviário, mais comum no país, outros tipos podem ser utilizados, como aéreo e marítimo.

Peso

Pode parecer complexo, mas o cálculo de peso feito pelas transportadoras é simples: é considerado o maior peso entre bruto (mercadoria + embalagem) e peso cubado (relação entre volume + peso). Ou seja, se o espaço ocupado pela mercadoria for maior que seu peso, esse fator será levado em consideração.

O peso também influencia no quanto de combustível será consumido durante o trajeto e o quanto a carga pode desgastar a estrutura do caminhão.

Valor

Os riscos de transportar certa mercadoria estão diretamente ligados ao seu valor. Por isso, o seguro cobrado pelas transportadoras é baseado no valor do produto declarado na Nota Fiscal.

Taxas e tributos

Além das variáveis citadas acima, existem outras taxas e tributos que influenciam diretamente na hora de calcular o frete da transportadora. 

Os tributos são aplicados diretamente ao serviço prestado, enquanto as taxas, por serem variáveis, podem — ou não — ser cobradas pelas transportadoras.

Abaixo, elencamos os principais tributos e taxas cobrados para realizar o frete das mercadorias:

Tributos

  • Ad Valorem: essa cobrança é aplicada para resguardar as mercadorias que ainda não estão em trânsito;
  • GRIS: o Custo de Gerenciamento de Riscos (GRIS) é aplicado para custear a segurança durante o deslocamento. Ele incide diretamente sobre o valor da Nota Fiscal da carga a ser transportada;
  • ICMS: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é aplicado em transportes que operam entre municípios e estados. Já em casos de deslocamento no mesmo município é aplicado o Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • Pedágio: a Lei 10.209, que institui o vale-pedágio como obrigatório no transporte rodoviário de carga, determina que a cobrança seja rateada no caso de cargas fracionadas.

Tipos de taxas

  • Taxa de agendamento: praticada quando o cliente agenda o recebimento da carga. Aqui, a taxa é cobrada por conta do serviço personalizado oferecido ao contratante e que demanda mais tempo e programação por parte da transportadora;
  • Taxa de armazenamento: aplicada em situações que impedem o recebimento da encomenda — fazendo com que o produto tenha que ser alocado no armazém;
  • Taxa de despacho: também chamada de taxa de coleta e entrega, esse valor abrange os custos operacionais e administrativos envolvidos no trânsito entre a retirada no remetente e entrega da mercadoria ao seu destinatário;
  • Taxa de devolução: aplicada quando a encomenda não é entregue ao cliente e precisa ser devolvida ao endereço do remetente. Nesse caso, é cobrado um frete adicional, além de acréscimo de ICMS;
  • Taxa de difícil acesso: quando o endereço de entrega gerar dificuldades para o transportador — como uma rua estreita, por exemplo —, a taxa é aplicada sobre o valor do frete;
  • Taxa de dificuldade na entrega: uma das taxas mais comuns do mercado, a TDE é aplicada diante de problemas que dificultem a entrega, como filas de espera para descarregar ou operação fora do horário comercial;
  • Taxa de reentrega: quando a transportadora tenta efetuar a entrega e, por algum motivo, o destinatário não recebe a encomenda, sendo preciso fazer uma nova tentativa;
  • Taxa de restrição de trânsito: inúmeros municípios pelo Brasil aplicam restrições a caminhões, como regras para carga e descarga, e horários determinados para circulação. Isso gera custos operacionais para as transportadoras, que são repassados aos contratantes;
  • Taxa de unitização das cargas: cobrada ao unir as cargas em apenas um volume, como os paletes;
  • Valor de frete mínimo: aplicado quando a carga não atinge o peso mínimo estabelecido para o transporte.

💡 Saiba mais: Quando são cobrados impostos nos envios?

Tabela para calcular o frete da transportadora

O cálculo do valor do frete é composto por muitas variáveis, como você pôde notar. Por isso, acaba se tornando uma fórmula complexa de ser aplicada.

Devido a essa dificuldade, surgiram as tabelas de frete. Elas são planilhas ou calculadoras automatizadas que reúnem e cruzam todas essas informações que listamos, facilitando o cálculo correto.

As tabelas de frete precisam estar sempre calibradas e atualizadas. São elas quem evitam que tanto a transportadora quanto o remetente sofram prejuízos com a cobrança equivocada sobre os custos de operação.

💡 Saiba mais: A difícil tarefa de precificar frete no e-commerce

Checklist para calcular o frete da transportadora

Para ajudar você a entender como calcular o frete da transportadora, elaboramos uma checklist considerando o exemplo de carga fracionada. Acompanhe a leitura e entenda como fazer o cálculo:

1. Levantamento de características da carga

Aqui, são avaliadas as informações da carga, como valor declarado na Nota Fiscal, dimensões e peso da mercadoria.

2. Levantamento de características da entrega

Entre os dados obtidos, é necessário especificar o destino da carga e a distância a ser percorrida, além de detalhes adicionais, como a necessidade de agendamento para a entrega.

3. Levantamento de taxas

A análise aqui deve considerar tarifas como frete peso e frete valor.

Frete peso

O frete peso é uma tarifa calculada no momento da cotação do frete. Ela se baseia nas principais características da carga — que são volume e peso. Essa cobrança é usada para verificar se existe um equilíbrio entre a volumetria e o peso final do item.  

O valor do frete peso, portanto, é resultado da comparação entre o peso bruto e o peso cubado da encomenda. No caso, a transportadora escolhe a maior grandeza para calcular o frete. 

Frete valor

O frete valor, por outro lado, serve para cobrir os riscos envolvidos na movimentação de uma carga até o seu destino. Ele representa um percentual sobre o valor da carga constatado na nota fiscal, variando conforme a distância percorrida. 

4. Avaliação de tipo de frete

Aqui, as características da carga são observadas para determinar se o cálculo estará baseado em seu peso ou volume (peso cubado). A fórmula para cálculo do frete cubado é:

Multiplicação da Altura x Largura x Comprimento pelo fator de cubagem 

O valor de cubagem sugerido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) é de 300.

Se o valor obtido em quilos for maior que o peso da carga, este será aplicado na nota. No entanto, se for menor, o peso original será utilizado.

5. Cálculo do frete peso

Uma tabela de frete vai determinar o valor base a ser praticado usando-se como referência os fatores distância e peso.

6. Cálculo da taxa de despacho + frete valor

Na taxa de despacho, o valor é fixo, enquanto no frete valor é preciso utilizar a seguinte fórmula:

Valor da carga x percentual do frete valor

Novamente, o percentual usado no cálculo é sugerido pela própria NTC.

7. Cálculo da taxa GRIS

A Taxa de Gerenciamento de Risco (GRIS) é calculada com base nos 0,30% que a Associação Nacional de Transporte de Carga (NTC) sugere que seja aplicado sobre o valor da mercadoria.

Pensando nisso, a fórmula para calcular a GRIS seria:

Valor da carga x percentual de GRIS

8. Obtenção do valor do frete base

Para obter o valor do frete base, é necessário somar todos os valores levantados nas etapas anteriores.

Frete base = frete peso + taxa de despacho + frete valor + GRIS

9. Cálculo de taxas adicionais

Depois de obter o frete base, as taxas adicionais praticadas são incluídas no cálculo de acordo com as características da entrega. Entre as mais comuns está a Taxa de Restrição ao Tráfego (TRT), que pode ser obtida a partir da fórmula:

Frete base x percentual da TRT

Outras despesas podem estar embutidas no cálculo da cobrança, como as de manutenção do veículo e combustível, além de custos administrativos, operacionais e de mão de obra. Isso tudo sem deixar de lado, claro, a margem de lucro.

10. Soma dos valores

Todos os valores obtidos são somados na última etapa, que representa o valor de frete cobrado pela transportadora.

Sistema TMS: software para calcular o frete da transportadora

Por ser extremamente variável, o cálculo de frete das transportadoras é uma etapa muito sensível da logística. Desse modo, a adoção de sistemas de gerenciamento é importante para tornar a tarefa mais confiável, rápida e inteligente.

O TMS (Transportation Management System, ou Sistema de Gestão de Transporte, em português) automatiza o cálculo do frete das transportadoras ao cruzar as informações do envio com as inseridas na tabela de frete utilizada, além de acrescentar taxas e tributos.

A adoção desses sistemas diminui a incidência de erros, tornando o processo mais confiável e seguro. Isso permite oferecer aos clientes uma resposta mais rápida quanto aos custos e prazos para a entrega.

Alguns exemplos mais conhecidos são o Hiveclound TMS e o Controle de transportadoras, da Bsoft.

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Como você notou, calcular o frete da transportadora envolve uma série de fatores que variam conforme a natureza da carga, o tipo de frete e os tributos que incidem sobre a mercadoria. 

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