Padrão

Qual o valor do frete por km em 2022?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em março 22, 2022 por Talitha Adde

Se você vende pela internet, sabe da importância da entrega dos produtos para o cliente final. Por isso, entender como calcular o frete por km da operação logística do seu negócio é essencial para garantir a satisfação do cliente no pós-venda da sua loja virtual

Afinal, além do preço do combustível, é preciso levar em consideração o custo de transporte, que envolve taxas, seguros, manutenções periódicas do veículo, dentre tantos outros. 

Então, para te ajudar com essa questão, preparamos este conteúdo que mostra como calcular o frete por km. Vamos lá? 

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Como calcular o frete por km? 

    Existem duas formas de calcular o frete por km: a partir da tabela da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) ou com calculadoras online. Veja a seguir como funciona cada um: 

    Tabela de frete da ANTT

    Para calcular o valor do frete por km, é preciso ter em mãos as seguintes informações: 

    • Tipo de carga a ser transportada; 
    • Distância a ser percorrida; 
    • Número de eixos carregados do veículo.

    Feito isso, basta multiplicar esses valores pelas especificações da tabela

    Por exemplo, um caminhão sairá de São Paulo para uma entrega no Rio de Janeiro com um caminhão de três eixos, carregando cadeiras e mesas. As informações que serão utilizadas são: 

    • Tipo de carga a ser transportada: cadeiras e mesas (classificada como carga geral); 
    • Distância a ser percorrida: 431 km; 
    • Número de eixos carregados do veículo: 3 eixos.

    Então, de acordo com a tabela, o valor cobrado por frete será: R$ 1,02 (valor cobrado por frete) multiplicado por 431 km (quilometragem a ser rodada) e por 3 (número de eixos). Sendo assim, o preço mínimo de frete é de R$ 1319,45.

    Calculadoras online

    Outra maneira de descobrir o frete por km rodado são as calculadoras online, como a Trucão, que também utilizam como base a tabela da ANTT. De forma geral, as ferramentas funcionam de forma interativa. 

    Para calcular o valor, basta inserir o tipo de carga, o número de eixos e a distância a ser percorrida nos campos disponíveis. Em seguida, automaticamente, o sistema sugere o valor mínimo do frete

    Em ambos os casos, é importante ressaltar que os valores sugeridos são mínimos. Para chegar a um preço final, é importante acrescentar outros gastos, como: 

    • Pedágios, 
    • Seguro e revisão do veículo; 
    • Taxas e tributos, como Imposto de Renda e ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias);
    • Margem de lucro. 

    💡 Saiba mais: A difícil tarefa de precificar frete no e-commerce

    Importância de calcular frete por km 

    Saber calcular o custo do km rodado é importante para evitar prejuízos na logística da sua loja virtual. Ao somar todas as variáveis de gastos durante um transporte, o empreendedor tem maior clareza sobre as suas despesas

    Além disso, essa é uma forma de entender quais são os processos que devem ser melhorados durante o processo, como: 

    • Calendário de revisões: para que o veículo esteja na melhor condição possível para transporte, evitando quebras e reparos durante a rota; 
    • Planejamento do trajeto: com a seleção dos percursos por ordem de prioridade, escolhendo entre menor tempo, menor risco e melhores condições de pavimento. 

    Por fim, todos esses detalhes fazem a diferença para diminuir os valores operacionais e criar um preço de frete competitivo.  

    💡Saiba mais:

    Conclusão 

    Como você viu, saber como calcular o valor do frete por km é importante para o funcionamento da operação logística. É justamente por isso que você precisa começar a colocá-lo em prática para proporcionar as condições necessárias para a sua loja virtual. 

    Se você está em busca de uma solução mais robusta para essa tarefa, conte com a Mandaê, uma plataforma logística que faz a gestão das transportadoras, gerencia as coletas, permite a simulação do valor do frete por km e roteiriza os veículos de acordo com a necessidade dos clientes. Entre em contato e conheça a solução!

    💡 Saiba mais: Como é feito o cálculo de frete nas transportadoras 

    Gostou? Compartilhe!