Logística

O que é código de rastreamento e como usá-lo nas suas encomendas

Postado por Marcela Couto

Atualizado em março 28, 2022 por Talitha Adde

Ninguém mais precisa ter dúvidas sobre o paradeiro de sua encomenda desde a invenção do código de rastreamento. Com esse número (ou combinação alfanumérica), lojistas e consumidores podem acompanhar cada etapa do transporte de produtos em poucos cliques.

Assim, todos têm visibilidade sobre o processo de envio e as empresas não precisam se preocupar em atualizar seus clientes a cada fase da entrega.

A seguir, você vai entender o que é código de rastreamento e como usá-lo para monitorar suas encomendas de forma descomplicada. 

Vamos à leitura? 👀

O que é código de rastreamento e para que serve?

Código de rastreamento é um número (ou uma combinação alfanumérica) usado para rastrear encomendas enviadas pelos Correios e por transportadoras. Ele é gerado no momento do envio e permite que o destinatário e o remetente acompanhem o status do pedido até a entrega.

Dependendo do sistema, é possível visualizar as etapas de postagem/envio, transferências entre cidades e galpões, e momento de saída para a entrega. Em alguns casos, há a opção de acompanhamento da encomenda em tempo real.

Com o código de rastreamento, o processo de envio fica mais transparente e tanto as empresas quanto os clientes conseguem monitorar as entregas com facilidade. Além disso, as organizações ganham tempo, uma vez que o consumidor não precisa entrar em contato para saber o status de seu pedido — basta digitar o código em um sistema online.

A ferramenta se popularizou com os Correios, mas hoje já está disponível em todas as transportadoras do mercado.

💡 Saiba mais: Contrato com os Correios e transportadoras: tudo que você precisa saber

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Como rastrear uma encomenda nos Correios?

    O código de rastreamento dos Correios é um dos mais conhecidos do mercado de logística. Para rastrear sua encomenda, você deve acessar o site dos Correios. A primeira opção da tela já é “Acompanhe seu objeto”, como na imagem abaixo:

    tela inicial do site dos correios com campo para digitar o código de rastreamento

    Então, basta digitar o código fornecido ou o seu CPF/CNPJ — nesse caso, é preciso ter cadastro no site dos Correios — e digitar o texto de verificação. O sistema retornará as informações completas sobre a entrega:

    página com rastreamento de objeto dos Correios

    No exemplo acima, uma encomenda foi enviada via Sedex de São Paulo para Jundiaí. Lembrando que o sistema permite que você pesquise até 20 códigos de rastreamento de uma só vez.

    Se preferir, você também pode inserir o código de rastreamento pelo app dos Correios, disponível no Google Play, na App Store e na Windows Store. O campo para rastrear encomendas é a primeira função que aparece na tela:

    print de celular com o app dos Correios

    Para rastrear encomendas dos Correios de forma ainda mais fácil, você pode usar a ferramenta gratuita da Nuvemshop:

    👉 Ferramenta grátis: Rastreamento de Correios

    💡 Saiba mais: O que é PLP dos Correios e para que serve?

    Como rastrear uma encomenda na Mandaê?

    A Mandaê tem um serviço próprio de rastreamento, o Rastreaê, que permite acompanhar envios realizados por várias transportadoras. Basta acessar a página do serviço e digitar o código de rastreamento gerado no momento em que o pedido foi postado.

    O cliente também recebe esse código por e-mail e pode usá-lo para consultar todas as etapas do envio.

    Para os consumidores cadastrados na plataforma, também é possível localizar o pacote utilizando o número do CPF e verificar todos os pedidos vinculados ao documento em um só lugar. Além do status de envio, o sistema informa dados sobre a transportadora responsável.

    página do serviço Rastreaê onde é possível digitar o código de rastreamento das encomendas

    Do lado dos lojistas, o Rastreaê permite acompanhar todos os envios feitos para clientes em uma única tela. É só acessar a seção “Encomendas” para ter acesso ao histórico de pedidos.

    Dessa forma, o destinatário tem autonomia para rastrear sua encomenda por conta própria e a empresa tem total controle sobre os envios realizados. E, claro, os contatos para acompanhar status de envio são reduzidos drasticamente, liberando tempo para a área de atendimento ao cliente.

    Outro ponto importante é que, quando a pessoa tem visibilidade do pedido, a experiência de compra torna-se muito mais agradável. Assim, você garante a fidelização de clientes e melhora a reputação da sua loja.

    Conclusão

    Vimos que o código de rastreamento é um instrumento fundamental para dar mais transparência aos envios de produtos. Quando o cliente consegue rastrear a encomenda, seu e-commerce ganha em fidelização, grau de satisfação dos consumidores e aumento das vendas.

    Todas essas vantagens são garantidas pela plataforma logística da Mandaê, que conecta seu e-commerce às melhores transportadoras do país por meio da tecnologia. Com o nosso sistema, você tem envios mais rápidos, custos de frete reduzidos e um painel exclusivo para monitorar todas as encomendas.

    Entendeu a importância do código de rastreamento e como usá-lo para acompanhar pedidos?

    Conheça também a entrega expressa e entenda a diferença que ela faz na sua loja virtual.

    Gostou? Compartilhe!