Logística

Contrato com os Correios e transportadoras: tudo que você precisa saber

Postado por Mandaê

Atualizado em julho 27, 2021 por Mandaê

Fechar ou não um contrato com os Correios ou com uma transportadora é uma dúvida que passa pela cabeça de todo lojista que pretende ampliar a sua operação.

E não é para menos, afinal, o processo de entrega dos produtos é fundamental para melhorar a competitividade do negócio, oferecer uma boa experiência de compra e ampliar as chances de retenção do cliente.

Essa decisão, no entanto, exige uma minuciosa análise, principalmente para contrabalançar os custos, vantagens e exigências diante do momento da empresa.

Para ajudá-lo nesta tarefa, elaboramos um comparativo entre os contratos dos principais operadores logísticos que atendem e-commerces e mostramos como é possível enviar seus itens com as melhores transportadoras do país sem complicação.

Contrato com os Correios – política comercial

Antes de firmar um contrato com os Correios, é preciso analisar seu fluxo de vendas e definir sua média de envios mensais. A partir disso, você consegue fazer a devida avaliação sobre até que ponto essa opção se torna vantajosa ou não para o seu negócio.

A Política Comercial da estatal parte da premissa de que quanto maior o nível de relacionamento com os Correios, mais benefícios o lojista terá.

Essa política estabelece um modelo padronizado de relacionamento comercial com os clientes, considerando volume de negócios, contrapartidas e benefícios. Dessa forma, foram criados três grupos distintos: Convencional, Lojas Virtuais e Intermediação de Comércio Eletrônico (marketplaces).

Através dessa política comercial, os clientes com contrato dos Correios terão acesso a benefícios diferentes de acordo com o seu faturamento mensal em envios com a estatal. 

Empreendedores que realizam contrato com os Correios efetuam pagamento mensal e têm uma taxa de desconto no frete. Mas, para fechar esse acordo, é preciso ficar atento a alguns pontos, como os valores mínimos de faturamento e a quantidade de envios exigidos.

Como fazer contrato com os Correios

Fazer um contrato com os Correios não é tão simples, o processo é longo e passa por diversas etapas. Você deve ir até uma agência dos Correios para informar seu interesse em efetuar o contrato e explicar seu modelo de negócio ou você pode fazer todo o processo de forma online.

Seus dados serão encaminhados a um gerente de conta, que solicitará os seguintes documentos*:

  • CNPJ e Contrato Social atualizados.
  • Documentos da empresa e dos sócios.
  • Faturamento da empresa dos últimos 12 meses assinado pelo contador.

Essas informações serão enviadas para Brasília e passarão por análises, inclusive de crédito, para verificar se há algum tipo de restrição no nome dos sócios. Após a aprovação, você receberá o contrato e deverá enviá-lo assinado para Brasília. Todo o processo demora entre 30 e 60 dias.

* Dependendo do perfil do negócio podem ser solicitados documentos adicionais.

Contrato com transportadoras

O contrato com transportadoras é realizado por lojistas que têm um volume muito grande de encomendas por mês ou comercializam produtos muito pesados ou de grandes dimensões.

Por conta dessas especificidades, normalmente o envio de produtos com transportadoras fica restrito a grandes e-commerces ou para empreendedores que se enquadram nas especificidades acima.

Como fazer contrato com uma transportadora

Pesquise quais transportadoras atendem e-commerces.

Selecione as principais empresas de acordo com as rotas, políticas de frete, frequência de envio, peso e tamanho das cargas.

Entre em contato com as transportadoras, informe que tem interesse em realizar um contrato e peça a tabela de preços para entrega de acordo com as necessidades do seu e-commerce.

Negocie o preço do contrato, faça uma contraproposta e elimine serviços desnecessários para diminuir o valor.

Faça um comparativo das empresas de acordo com o preço, os horários de coleta e entrega dos produtos, lotação do caminhão, taxas extras e possíveis locais em que a transportadora não opera.

Desvantagens em firmar contrato com uma única transportadora

As barreiras existentes no transporte de produtos de pequenos e médios e-commerces decorrem desde limitações de faturamento e quantidades mínimas de envios até a dependência de uma única opção logística, o que deixa os lojistas à mercê de greves, atrasos na entrega, descontinuidade de serviços, entre outros infinitos fatores.

Essa realidade impacta diretamente na qualidade do serviço prestado, ocasionando mais tempo e dinheiro gasto com a logística. Um exemplo recente disso é o fim definitivo do e-Sedex que ocorreu em 2017.

No entanto, lojistas que buscam maneiras de oferecer fretes com preços competitivos e ao mesmo tempo melhorar a eficiência operacional do seu negócio já podem contar com soluções completas no mercado, como veremos a seguir.

Envie seus produtos com os Correios e transportadoras privadas através de um único serviço

A Mandaê é a única solução logística para e-commerce que possibilita o envio de encomendas com as melhores transportadoras do país com os melhores preços e prazos, simplificando o processo logístico e minimizando problemas.

Com a Mandaê você pode:

  • Ter comodidade e praticidade com a coleta das encomendas feita diretamente na sua empresa.
  • Enviar seus produtos com as melhores transportadoras do país.
  • Receber o link de rastreio para que você e o seu cliente possam acompanhar todo o processo de entrega da encomenda, desde a coleta até o destino final.
  • Ter a tranquilidade de enviar os seus produtos de forma rápida, segura e com o menor custo.

Além disso, a Mandaê oferece um serviço que proporciona economia de até 50% nos custos, se comparado a outros serviços disponíveis no mercado.

O serviço ainda contempla atendimento de tickets ágil, além de um painel exclusivo para monitorar os envios dos produtos e as informações de rastreamento.

Leia também:

+ Correios ou transportadora para loja virtual: saiba o que é melhor

+ Mandaê mostra em vídeo como oferece o melhor serviço de entrega para e-commerces

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    Gostou? Compartilhe!