Sedex: tudo o que você precisa saber sobre esse serviço


 
Dada a gama de mercadorias que são despachadas pelos Correios, existem diferentes modalidades de entrega a fim de atender às necessidades de diversas empresas e pessoas. Entre as principais está o Sedex.

Neste post abordamos as características de cada tipo de envio desse serviço, além de trazer informações para sanar suas principais dúvidas sobre e-Sedex, rastreamento, preços e cálculo de frete. Ao final, ainda mostramos como você pode economizar na logística com um serviço de qualidade.

O que é Sedex

 
O Sedex, Serviço de Encomenda Expressa Nacional, é uma modalidade de envio dos Correios que surgiu há três décadas, mais especificamente em março de 1982.

Com a proposta de ser mais rápido que o PAC, o formato mais antigo de Sedex – também conhecido como “Sedex normal” – efetua entregas de segunda a sábado em quase todos os municípios do Brasil. Em algumas localidades, funciona apenas de segunda a sexta.

Dentro do Sedex existem outras formas de envio: Sedex 10, Sedex Hoje, Sedex a cobrar, e-Sedex, Sedex Mundi Documento e Sedex Mundi Mercadoria.
 

Como funciona o Sedex

 
O prazo de entrega do Sedex é de até cinco dias de acordo com a localidade de destino. Pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas sem contrato e pessoas jurídicas com contrato.

São feitas três tentativas de entrega em dias úteis seguidos. Caso seja impossível entregar a encomenda, ela ficará disponível para ser retirada apenas pelo destinatário ou alguém autorizado por ele, na agência mais próxima do endereço de destino durante sete dias corridos. Passado esse período, a mercadoria segue para devolução ao remetente.

Em caso de atraso, o ressarcimento progressivo sobre os valores pagos no envio são:

  • 10% do valor do frete para 1 dia de atraso
  • 20% do valor do frete para 2 dias de atraso
  • 30% do valor do frete a partir de 3 dias de atraso

 
Entregas de encomendas em áreas rurais ou de risco são realizadas exclusivamente na agência dos Correios mais próxima ao endereço do destinatário.

Mas, e as outras modalidades desse serviço? Conheça a seguir as especificidades de cada uma:
 

Modalidades do Sedex

 

Sedex 12

 
O Sedex 12 é para entregas de encomendas até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem, mas esse serviço está disponível apenas para localidades específicas.

Como funciona o Sedex 12:

São realizadas três tentativas de entrega entre segunda e sábado nos seguintes horários:

  • 1ª tentativa: até as 12 horas do dia útil seguinte ao da postagem
  • 2ª tentativa: até as 12 horas do dia útil seguinte ao da 1ª tentativa
  • 3ª tentativa: até as 12 horas do dia útil seguinte ao da 2ª tentativa

 
Se os Correios não conseguirem efetuar a entrega na 1ª ou na 2ª tentativa, deixarão no endereço do destinatário um “Aviso de Tentativa de Entrega” com o dia e horário previstos para a próxima (e última) tentativa. Caso a 3ª tentativa de entrega também não aconteça, um novo aviso será deixado, agora informando que ocorrerá a devolução imediata ao remetente.

Em caso de atraso na entrega, a devolução é de 100% do valor pago na postagem. Os valores referentes aos serviços e produtos adicionais eventualmente adquiridos não são devolvidos.
 

Sedex 10

 
O Sedex-10 tem como finalidade deixar a encomenda no destino informado até as 10h do próximo dia útil e, assim como o Sedex 12, esse serviço também é disponível apenas para algumas localidades.

Como funciona o Sedex 10:

São realizadas três tentativas de entrega nos seguintes dias e horários:

De segunda a sexta-feira:

  • 1ª tentativa: até as 10 horas do dia útil seguinte ao da postagem
  • 2ª tentativa: no decorrer do mesmo dia da 1ª tentativa de entrega
  • 3ª tentativa: até as 10 horas do dia útil seguinte ao da 2ª tentativa de entrega

 
Aos sábados:

  • 1ª tentativa: até as 10 horas
  • 2ª tentativa: até as 10 horas do dia útil seguinte
  • 3ª tentativa: no decorrer do mesmo dia da 2ª tentativa de entrega

 
Em caso de atraso na entrega, a devolução é de 100% do valor pago na postagem da encomenda. Os valores referentes aos serviços e produtos adicionais eventualmente adquiridos não são devolvidos.
 

Sedex Hoje
 
O Sedex Hoje é para entregas de produtos no mesmo dia da postagem. É a modalidade que possui menor prazo de entrega, mas está disponível apenas para algumas localidades.

Como funciona o Sedex Hoje:

Envios de objetos destinados para a mesma localidade de postagem podem ser realizados até as 13h. Objetos destinados a localidades diferentes ao de origem devem ser postados até as 11h.

São realizadas três tentativas de entrega, sendo:

  • 1ª tentativa: até as 18 horas do dia da postagem
  • 2ª tentativa: até as 21 horas do dia da postagem
  • 3ª tentativa: até as 10 horas do dia útil seguinte ao da 2ª tentativa de entrega, incluindo o sábado

 
Nos casos em que os Correios não consigam cumprir o prazo para a primeira tentativa de entrega do objeto, será assegurada uma indenização de 100% do valor postal pago (exceto serviços e produtos adicionais adquiridos), lembrando que se aplica apenas mediante a solicitação de reembolso por parte do remetente.
 
+ Saiba como obter o reembolso dos Correios
 

Sedex a cobrar

 
Há ainda o Sedex a cobrar: quem recebe a encomenda é responsável pelo pagamento do envio.

Como funciona o Sedex a cobrar:

O local para o recebimento das encomendas enviadas na modalidade Sedex a cobrar sempre ocorre em uma agência dos Correios mais próxima ao endereço do destinatário.

Em caso de atrasos, os percentuais de devolução do valor pago na postagem da remessa (serviços adicionais não são ressarcidos) são:

  • 10% do valor do frete para 1 dia de atraso
  • 20% do valor do frete para 2 dias de atraso
  • 30% do valor do frete a partir de 3 dias de atraso

 

Sedex Mundi Mercadoria e Sedex Mundi Documento

 
Para encomendas que precisam ser enviadas para fora do Brasil, existem o Sedex Mundi Mercadoria e o Sedex Mundi Documento para entregas em treze países diferentes.

Como funcionam:

Os prazos de entrega dos envios internacionais variam de acordo com a cidade de destino.

Só haverá o ressarcimento em caso de atraso na entrega se isso for solicitado pelo remetente no ato da postagem. Também podem haver casos de cobrança de tributos na devolução a cargo da Receita Federal para esse tipo de envio.
 

E-Sedex

 
E-Sedex era o serviço de encomenda expressa dos Correios para produtos adquiridos por meio do comércio eletrônico, ou seja, somente e-commerces que tinham contrato com a estatal podiam utilizá-lo.
 
+ Alternativas ao e-Sedex: veja dicas de especialistas
 
Como funcionava o e-Sedex:

O valor da postagem variava conforme o peso e as localidades de origem e destino da remessa, acrescido do valor referente aos serviços opcionais adquiridos, assim como funciona para o envio de uma encomenda convencional. Tinha exatamente os mesmos prazos de entrega do Sedex normal, o que diferia era a área de cobertura restrita a algumas cidades e o fato de que os objetos tinham limite de até 15 quilos para serem postados.
 

E-Sedex é oficialmente extinto

 
O e-Sedex foi descontinuado no dia 19 de junho de 2017. Apesar do encerramento oficial não ter sido surpresa para o mercado, e inclusive ter sido antecipado por especialistas da área, ainda assim causou grande impacto no setor de e-commerce, já que era considerado a principal alternativa para entrega rápida de encomendas no varejo online.

De acordo com os Correios, o encerramento do serviço faz parte da nova política comercial da empresa, que passa por uma grave crise financeira.

Diversos cortes de serviços dos Correios já ocorreram, novas medidas foram tomadas e o propósito é sempre o mesmo: o de buscar o equilíbrio financeiro.

Apesar do fim do serviço, lojistas que buscam maneiras de oferecer fretes com preços competitivos e ao mesmo tempo melhorar a eficiência operacional do seu negócio já podem contar com soluções completas no mercado.

Rastreamento Sedex

 
Para fazer o rastreamento das encomendas no site dos Correios, digite no campo “Rastreamento de Objetos” o código do seu comprovante de postagem (Ex.: SS123456789BR) e clique no botão “Pesquisar”.
 

Rastreamento de envios internacionais

 
O rastreamento de objetos postados no Brasil não é garantido lá fora. Ou seja, os Operadores Postais de outros países podem não disponibilizar ou transmitir informação de rastreamento das encomendas para o Brasil.
 

Como calcular o frete do Sedex

 
Para calcular o frete você precisa das dimensões da encomenda, peso, forma de envio e o CEP de destino.

É normal acontecer de o preço do Sedex sair um pouco diferente do envio real, já que é preciso certa exatidão no cálculo em relação ao volume da encomenda.

Para fazer a simulação diretamente no site dos Correios siga os passos a seguir:

  • Coloque a data de postagem.
  • Informe o CEP de origem e o de destino.
  • Escolha a opção de envio Sedex (ou umas das modalidades desse serviço).
  • Selecione “outra embalagem” caso não esteja usando uma dos Correios.
  • Insira as medidas da encomenda já empacotada, ou seja, as dimensões finais (largura X altura X comprimento) e o peso.

 
Ao concluir, você terá o valor estimado de frete e o prazo de entrega da sua encomenda.
 
+ Utilize a calculadora de frete da Mandaê e veja quanto você pode economizar nos envios
 

Alternativa para um envio mais rápido e econômico

 
A Mandaê é uma empresa especializada em logística que tem como principal objetivo oferecer aos e-commerces a tranquilidade de enviarem os seus produtos de forma rápida, segura e com menor custo.

Para atender as diferentes demandas de seus clientes, a Mandaê criou o Freedom, serviço desenvolvido para e-commerces que enviam produtos diariamente e possuem empacotamento próprio, mas precisam de fretes econômicos para enviar itens para todo o País.

Dentre os benefícios do serviço você tem:

  • Solução completa e integrada com plataformas de e-commerce e ERPs.
  • Acesso a uma rede eficiente composta pelas melhores transportadoras do país.
  • Preços e prazos mais competitivos, que podem gerar uma economia de 7% até 50% nos custos, garantindo uma margem de lucro melhor a cada venda efetuada.
  • Abrangência nacional.
  • Acompanhamento dos envios por meio de um dashboard transparente e fácil de usar para rastrear todas as etapas do transporte, do começo ao fim.
  • Logística reversa.
  • Executivo de conta que oferece atendimento ágil e customizado.
  • Otimização de tempo e mais eficiência logística.
  • Mais tranquilidade e descomplicação em todo o processo logístico.

 
 
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