Como obter reembolso dos Correios

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Os Correios enviam milhares de encomendas todos os dias e, no processo de entrega, podem ocorrer contratempos por diversos motivos que acabam prejudicando o prazo ou a própria mercadoria. Por esse motivo, você pode e deve solicitar o reembolso dos Correios.

Confira a seguir os casos em que a indenização é ou não válida e como fazer para solicitar o valor que tem por direito nos casos em que o serviço não é devidamente cumprido.

Reembolso dos Correios: como solicitar?

 
Na página inicial dos Correios, vá na opção “Fale Conosco” e em seguida selecione o tipo de atendimento “Reclamação”. Irá habilitar um outro campo. Nele você deve selecionar um tipo de atendimento, por exemplo “Objeto postado com origem e destino nacional” ou outra opção de acordo com o seu caso.

Depois, confirme que você concorda com os termos para aparecer o campo “Código do Registro” onde deverá ser inserido o código de rastreamento da encomenda.
 


 
Por último, basta preencher o formulário com os dados do remetente e do destinatário.

Vale salientar que o limite de prazo para reclamação de objetos registrados nacionais é de 90 dias, a contar da data prevista de entrega.

Os Correios demoram aproximadamente 5 dias para responder a solicitação. Eles verificam o ocorrido e se o problema é realmente deles (problemas no envio ou logística) ou se é do destinatário (como endereço errado, incompatibilidade do CEP com o endereço, destinatário ausente, entre outros). Caso seja aprovada a sua solicitação, eles entram em contato com você e realizam o reembolso.
 
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Tipos de reembolso dos Correios

 
Os Correios indenizam os clientes por alguns serviços não prestados, como atraso na entrega, devolução indevida, entrega indevida ou por problemas que comprometam a integridade do conteúdo da encomenda, como avaria, espoliação, extravio, roubo e outros.

Conheça detalhadamente as regras para cada situação:
 
 
• Por atraso
 
Se ocorrer atraso na entrega por falha dos Correios, serão restituídos os preços pagos pelos serviços de entrega de acordo com as seguintes porcentagens (desconsiderando os serviços adicionais):
 
SEDEX Hoje, SEDEX 10 e SEDEX 12: 100%

SEDEX e PAC: 10% para 1 dia útil de atraso
20% para 2 dias úteis de atraso
30% a partir de 3 dias úteis de atraso
 
 
• Por extravio, roubo, entrega indevida
 
Os valores restituídos serão: 1) os valores pagos pelo serviço de entrega,  2) a indenização automática prevista nas tabelas de preços e prazos e 3) os valores dos serviços adicionais (valor declarado, aviso de recebimento, mão própria, entre outros) se estes forem contratados.
 
 
• Por roubo, avaria total ou parcial
 
Os objetos postais que sofrerem roubo, avaria total ou parcial serão indenizados de acordo com os resultados das apurações realizadas pelos próprios Correios.
 
 
• Por devolução indevida
 
Os valores restituídos por devolução indevida serão 1) preços postais pagos; e também 2) os valores dos serviços adicionais que forem contratados, exceto o valor declarado.
 
 
• Por serviços não prestados
 
Serão restituídos os valores postais pagos, além dos valores dos serviços adicionais (se estes forem contratados).

Vale lembrar que os Correios não pagam indenização para:
 
1. Objeto simples (quando o objeto é postado sem registro).

2. Erro de endereçamento (cujo endereço do destinatário do objeto está incorreto ou não é o suficiente).

3. Objeto com valor de mercado não declarado.

4. Retenção por autoridade competente (caso a Polícia Federal, Estadual ou autoridade alfandegária faça a retenção do objeto).

5. Prejuízos indiretos e benefícios não realizados.

6. Caso Fortuito ou Força Maior (situações como fechamento de aeroportos, enchentes, incêndios, deslizamentos de terra, queda de pontes, entre outros).
 
7. Objeto mal acondicionado (objeto que foi mal embalado dentro do pacote ou embalagem).

Mudanças na política de reembolso dos Correios

 
 
Na primeira semana de fevereiro de 2018, os Correios informaram que a partir do dia 28 do mesmo mês irão alterar a política de indenização em caso de atraso, extravio ou roubo de mercadorias.

A nova regra considera mais intervalos de prazos de atraso, porém diminui o percentual a ser indenizado. Por exemplo, antes da nova regra entrar em vigor, o reembolso dos Correios para os serviços mais comuns, como PAC e SEDEX, variavam de 10% a 30%, a partir do fim de fevereiro essa porcentagem ficará entre 5% e 15%.

Confira abaixo os novos percentuais de ressarcimento para atrasos:
 
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Para envios sem valor declarado os valores de reembolso dos Correios para os casos de avaria ou extravio são:
 
Remessa Expressa / R$ 1,85*

PAC, SEDEX, SEDEX 10 / R$ 18,50**

SEDEX 12, SEDEX Hoje / R$ 18,50**
 

*Primeiro porte da carta comercial
**Dez vezes o primeiro porte da carta comercial

 
A estatal afirma que as novas regras foram determinadas para garantir a sustentabilidade da empresa na prestação de serviços e fazem parte de um conjunto de ações que vem sendo tomadas para otimizar seus custos e processos.
 

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17 comentários em “Como obter reembolso dos Correios

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  1. Já é a segunda vez que eu tenho problemas com os correios e abre uma manifestação e a resposta é a mesma:
    Caro Cliente, em atenção à sua manifestação, informamos que não houve contestação por parte do recebedor do objeto no ato da entrega, razão pela qual não haverá pagamento de indenização. Por fim, caso nossa resposta não tenha atingido sua expectativa ou não tenha sido suficiente, solicitamos reativar essa manifestação no prazo máximo de até 90 (noventa) dias da última resposta.Informamos que a entrega foi realizada no endereço indicado pelo remetente na data 02/01/2017. Recibo firmado por Raphaela Duarte, sem nenhuma contestação

    Como devo proceguir?

    1. Oi, Tiago. Tudo bem?
      Você é nosso cliente (faz envio dos seus itens pela Mandaê)? Caso sim, nós fazemos o acompanhamento de situações desse tipo junto às transportadoras e os Correios. Basta entrar em contato com nosso setor de atendimento, informando o código de rastreio e o e-mail que você utilizou para solicitar nossa coleta, assim poderemos ver o que aconteceu para darmos a tratativa.

      Já se você fez o envio por conta própria, deve fazer o acompanhamento dessa reclamação e insistir até ter uma posição definitiva deles.

  2. Se os Correios não realizam a entrega – no caso, mentem pra não entregar – e me pedem pra ir buscar a encomenda em uma agência “próxima” da minha casa, isso me dá o direito de exigir reembolso?

  3. Olá !! Gostaria de tirar uma dúvida. Estou desesperada… Fiz umas compras nos EUA ,e a minha amiga me enviou para o Brasil Salvador – Bahia , paguei pelo frete Priority Mail Express. Com o prazo de entrega de 10 dias. Chegou bem rápido em São Paulo ,mas ficou lá por alguns dias ,e seguiu aqui pra Salvador. A postagem foi no dia 09/09 Estados Unidos ….Eu contente que já estava chegando ,mesmo perante a tanta demora , quando acabei de olhar no site dos correios, o rastreamento estava dizendo que saiu de Salvador e foi para uma cidade do interior daqui da Bahia, Bom Jesus da Lapa. Porque foi pra lá,já que o destino era justamente aqui em Salvador????? Estou com medo de terem roubado ,ou extraviado. Por favor me ajude a ter uma noção.

    Fico no aguardo!

      1. Olá Mandaê !!
        Eu já abrir essa reclamação , e já liguei pra o correio também ,no fale conosco,ela me informou que pode realmente ter ido pra lá ,mas que eu ainda tenho um prazo de 1 dia para a entrega chegar ao meu destino ,e que era pra esperar ver o status atualizar ,que quando chegar a minha encomenda lá em Bom Jesus da Lapa ,eles vão ver que houve erro ,e vão reenviar para Salvador. Estou no aguardo, infelizmente …

          1. Obrigada Mandaê. Acabei de ligar novamente para o correio ,pois a mercadoria já saiu de bom Jesus da Lapa e já foi pra outra agência do correio em outro interior , quero só ver se vai ficar de galho em galho pela Bahia toda. Enquanto a minha encomenda não chegar ,irei ligar todos os dias duas três vezes. Vou encher o saco. Pq paguei muito caro pelo frete sendo Express, e já passou do prazo !!!
            Abraços !!

  4. Olá, Vanessa!

    Quanto ao atraso, você já pode abrir reclamação imediatamente e aguardar o ressarcimento dos Correios.

    Para a devolução do produto você vai precisar pedir aos Correios um código de autorização de postagem que deverá ser passado para o seu cliente. Assim, ele consegue postar seu produto de volta sem ter que pagar nada.

    Abraços!

  5. Oi, Rose!

    Você pode tentar e aguardar uma resposta dos Correios, no entanto, caso aleguem a retirada na agência por impossibilidade de entrega no destino final, não cabe reembolso.

    Um abraço!