Logística

O que é supply chain e como funciona?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em março 31, 2022 por Talitha Adde

Quem faz vendas online sabe que precisa lidar com os processos logísticos de seus produtos e serviços, que vão desde a fabricação e venda até a distribuição ao cliente final. E, para o sucesso de cada etapa, é importante fazer a gestão da supply chain

A ideia desse conceito é reunir os envolvidos no processo logístico, como fornecedores de produtos, fabricantes, transportadoras e consumidores, para agilizar a operação logística e garantir resultados positivos, como a fidelização dos clientes

Então, quer saber quais são as vantagens da supply chain e como fazer a gestão na sua empresa? Continue com a leitura deste conteúdo que vamos te explicar tudo sobre o tema. Vamos lá? 

O que é supply chain?

Supply chain, ou cadeia de suprimentos em português, envolve todas as atividades e processos de uma operação logística, como a fabricação, logística e distribuição de mercadorias. 

Em resumo, essas etapas correspondem à compra de matérias-primas, produção do produto, armazenamento das mercadorias, embalagem, separação de pedidos, carregamento do transporte para envio e a entrega do item para o cliente final. 

O conceito da supply chain management (SCM) também pode incluir atividades adicionais, como a criação de novos produtos, atendimento ao cliente, pós-venda, controle financeiro e planejamento de marketing. 

💡Saiba mais: Qual a importância da cadeia de suprimentos?

Qual é a relação entre a supply chain e a logística?

Apesar de serem complementares, a supply chain não é o mesmo que logística. Então, vamos explicar a diferença entre os conceitos. 

Por processo logístico, entende-se todo o processo de armazenamento de produtos, controle de estoque, transporte e envio de materiais

💡Saiba mais: O que é logística e como surgiu? 

Já a cadeia de suprimentos envolve, além da estocagem e distribuição das cargas, toda a parte estratégica da operação, como a compra de mercadorias, produção de produtos e envio para os clientes. 

Como funciona a supply chain?

Como já comentado, a gestão da supply chain dentro da empresa controla todos os processos de compra, controle de pedidos de clientes e entrega. 

Nesse sentido, a cadeia de suprimentos inclui diferentes áreas de uma empresa, como: 

  • Pessoas de uma empresa;
  • Modais de transporte; 
  • Custos;
  • Documentos; 
  • Equipamentos; 
  • Matéria-prima; 
  • Fornecedores; 
  • Empresas parceiras.

A partir dessa separação, a supply chain management funciona da seguinte forma: 

  • Planejamento de compras de produtos;
  • Escolha de fornecedores; 
  • Fabricação do produto, caso seja necessário; 
  • Estocagem da mercadoria; 
  • Venda e distribuição de produtos; 
  • Atendimento ao cliente; 
  • Devolução e troca do produto, caso seja necessário.

Quais são as vantagens da supply chain para um negócio?

Agora que você já sabe o que é supply chain, separamos alguns benefícios de fazer essa gestão sem seu negócio. Confira a seguir: 

Redução de custos 

Como o principal objetivo da supply chain é tornar os processos de uma empresa organizados, ao fazer a gestão da operação, é possível identificar etapas com gargalos e, a partir disso, aplicar melhorias e reduzir custos.

Mais eficiência 

Quando uma empresa tem a visão da operação como um todo, é possível fazer melhorias para ganhar eficiência no processo logístico de um negócio. 

Integração de setores 

Como vimos, várias áreas fazem parte de uma supply chain, o que permite a integração dos setores. A partir daí, é preciso ter uma comunicação bem afiada entre todos os departamentos para que os problemas durante a operação sejam minimizados. 

Diferencial competitivo 

À medida que a supply chain vai sendo otimizada e o consumidor final é beneficiado por essas mudanças, a empresa se destaca frente à concorrência. Isso permite que o negócio trace diferentes estratégias de vendas. 

💡Saiba mais: Logística como diferencial competitivo: você está no caminho certo?

Como fazer a gestão da supply chain? 

Uma vez que uma empresa adotar a supply chain, é preciso implementar algumas práticas de gerenciamento na rotina. Pensando nisso, separamos algumas dicas. Confira as principais a seguir: 

Utilize um sistema de gestão eficiente

Sem um sistema de gestão, fica difícil analisar a operação de um negócio como um todo. Por isso, é importante escolher uma ferramenta que permita uma visão geral de cada fase da cadeia de suprimentos. 

O ERP, por exemplo, é um software de gestão integrada que permite o acompanhamento do fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, estoque, dados dos fornecedores, contas, produtos e fluxo de pedidos em uma mesma base de dados.

Integre a equipe da empresa nos processos

Como a supply chain envolve todas as áreas da empresa, é importante que todas as equipes entendam a importância de suas entregas e como o sucesso da operação depende delas. 

Para isso, sempre que possível, dê visibilidade para todas as áreas sobre o processo. Aqui, traga resultados, metas, objetivos, o que precisa ser melhorado etc. 

Analise indicadores internos e externos 

Acompanhar os indicadores de desempenho do seu negócio dá um panorama geral da gestão da supply chain, desde a produção até as entregas. 

Então, procure acompanhar como está a taxa de conversão do seu negócio, avalie indicadores logísticos, como o OTIF, e analise as principais métricas de atendimento ao cliente, por exemplo. 

Estudar esses dados é importante para se manter à frente das mudanças do mercado. 

Conclusão

Como vimos, fazer a gestão da cadeia de suprimentos é importante para otimizar os processos da sua empresa.

Afinal, é a partir dessa análise que é possível estudar a operação, adequar estruturas ou adquirir recursos para tornar a operação mais eficiente, ou seja, rentável e econômica.

E, caso o gargalo da sua supply chain seja a parte de envio de mercadorias, conheça a plataforma logística Mandaê. Selecionamos a melhor transportadora para enviar seus produtos, com o melhor preço e as rotas mais inteligentes.

Gostou? Compartilhe!