Logística

Qual a importância da cadeia de suprimentos?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em maio 10, 2022 por Giovanna

Cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), é a junção de fatores que se interligam para garantir a eficácia de um todo. Isso é, a relação das atividades que envolvem compra, fabricação, armazenamento, embalagem e transporte.


A cadeia de suprimentos é como um ecossistema da sua empresa. Ela depende da integração de diversas atividades, como produção e armazenamento e transporte de produtos, para garantir a competitividade de um negócio.

Mas, para que essa rede funcione corretamente, é necessário que atue de forma coletiva, com uma dinâmica que não prejudique nenhuma das etapas envolvidas.

Existem diversas formas de aumentar a produtividade da cadeia de suprimentos, com um conjunto de métodos que influenciam diretamente a satisfação do cliente final.

Para entendê-los, continue com a leitura deste artigo para identificar o que pode ser melhorado na sua empresa a partir da otimização de processos e, assim, alcançar os objetivos organizacionais.

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    O que é cadeia de suprimentos?

    Cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), é a junção de fatores que se interligam para garantir a eficácia de um todo.

    Isso é, a relação das atividades que envolvem compra, fabricação, armazenamento, embalagem, transporte e tudo que compõem os processos da sua empresa, desde fornecedores até o cliente final.

    💡 Saiba mais: Como escolher fornecedores de produtos para revenda?

    A partir de uma gestão de cadeia de suprimentos eficiente é possível identificar diversos pontos de atenção ao longo de todo o ciclo de produção, além de fatores que podem ser otimizados.

    O objetivo é garantir uma cadeia mais produtiva e rápida, reduzindo os gastos e mantendo a qualidade do serviço.

    Por que a cadeia de suprimentos é importante?

    Fazer a gestão da cadeia de suprimentos é importante para reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade da equipe e garantir maior satisfação dos clientes.

    Além disso, o processo permite aprimorar a operação logística do seu negócio, garantindo a disponibilidade dos produtos e a entrega dentro do prazo, de forma que a distribuição seja eficiente e sem desperdício.

    Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos?

    O objetivo do gerenciamento da cadeia de suprimentos é reduzir os custos ao longo de todas etapas vinculadas (de produção à comercialização), sem deixar de lado as necessidades do consumidor. Confira, a seguir, o passo a passo para otimizá-la:

    Investir no mapeamento

    Para ter controle total dos seus processos, é preciso fazer o mapeamento completo de cada etapa da cadeia de suprimentos.

    Quanto mais informações compiladas, maior visão sobre o andamento das etapas você terá. Isso é importante, entre outras coisas, para saber qual o desempenho do seu negócio em comparação à concorrência.

    Por exemplo, você está demorando mais que a média do seu concorrente para concluir um ciclo de venda.No entanto, você não sabe exatamente que etapa precisa ser revisada e melhorada. Fazendo o acompanhamento do início ao fim, você conseguirá descobrir as razões para esses possíveis erros.

    Compartilhar informações com fornecedores

    Já sabemos da importância em fazer o controle de estoque e o papel da tecnologia para investir na logística como diferencial competitivo. Agora, junte esses dois fatores.

    Uma solução para compartilhar seus dados com fornecedores possibilita um processo de reposição e expedição de produtos mais dinâmico e rápido, além de evitar o excesso de estoque.

    Como resultado, isso pode gerar muitos benefícios para o seu negócio, resultando na satisfação do cliente final.

    Integrar as áreas

    A integração entre as áreas da sua empresa é fundamental. Uma empresa que não tem sinergia entre as diversas partes não tem forças para se sustentar. E por quê?

    Simplesmente porque ela não é formada apenas por um setor, e sim por uma cadeia. A área de vendas precisa estar alinhada com a operação e a produção para poder direcionar melhor o foco da comercialização.

    Marketing, por sua vez, precisa estar alinhado com vendas por diversos motivos estratégicos, já que ambos são os principais meios de conversão e fidelização de clientes.

    Além disso, o setor financeiro precisa estar a par de todas essas áreas para gerenciar o capital de giro, por exemplo.

    Aposte em um único sistema para a gestão da cadeia de suprimentos

    Dê preferência para apenas um sistema de gestão da cadeia de suprimentos. Por isso, a importância da integração com fornecedores e parceiros citados acima.

    Uma variedade de software pode causar ruídos nas informações, ou seja, trazer dados incompletos e até exigir mais tempo para acompanhar tantas frentes de informação.

    Com um único ponto de gerenciamento, tudo fica mais dinâmico e fácil.

    Se seu segmento for do ramo da saúde, é interessante também estudar sobre gestão de saúde e administração hospitalar para ter uma gestão mais completa da área.

    Conclusão

    Em meio a um cenário de extrema competição, a tecnologia tem um papel fundamental para garantir um serviço de qualidade.

    Pensando em cadeia de suprimentos, a inovação auxilia na obtenção de informações rápidas e seguras para quem trabalha com prazos cada vez mais apertados e busca mais produtividade.

    Alguns aspectos precisam ser trabalhados com muita cautela, um deles é o processo de transporte. Uma lacuna em uma etapa pode desencadear uma espiral de outros problemas ao longo da cadeia de suprimentos.

    Por isso, pequenas ações, como definir corretamente seu parceiro logístico ou utilizar o software mais adequado ao seu negócio, podem beneficiar todo o ecossistema da empresa.

    A Mandaê, por exemplo, é uma plataforma logística que faz a gestão das transportadoras, gerencia as coletas e roteiriza os veículos de acordo com a necessidade dos clientes. Entre em contato e conheça a solução!

    Gostou? Compartilhe!