Negócios

O que é capital de giro e como calculá-lo?

Postado por Talitha Adde

Atualizado em fevereiro 17, 2022 por Talitha Adde

Se você tem um negócio próprio, sabe da importância de ter um planejamento financeiro para evitar imprevistos durante o fechamento de contas. Por esse motivo, o cálculo do capital de giro tem um papel fundamental no controle de fluxo de caixa e no funcionamento de uma empresa.

Resumidamente, esse conceito é utilizado para avaliar quanto de dinheiro é necessário para manter um empreendimento e garantir a continuidade do negócio.

Então, quer saber como calcular o capital de giro e por que ele é importante? Continue com a leitura deste artigo que vamos explicar tudo sobre o assunto. Vamos lá?

    Ao assinar a newsletter da Mandaê, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações.

    O que é capital de giro?

    Capital de giro é a reserva de dinheiro disponível em caixa que uma empresa precisa para funcionar de forma saudável, o que inclui o pagamento de despesas e custos para garantir a qualidade das operações.

    Diferente do que chamamos de capital fixo, que diz respeito a imóveis, máquinas e equipamentos necessários para o funcionamento da empresa, o capital de giro compreende os gastos com matéria-prima, estoque, pagamento de funcionários e fornecedores de produtos, entre outros.

    Por que é importante calcular o capital de giro?

    O capital de giro é a base financeira para manter uma empresa em funcionamento. Além de cobrir as despesas do negócio, ele também viabiliza a negociação de preços mais competitivos com fornecedores.

    Em resumo, ter uma quantia de dinheiro em caixa, aumenta a segurança do empreendedor, auxilia na manutenção dos estoques e garante o pagamento aos fornecedores, bem como a quitação de impostos, salários e demais custos que envolvem as operações físicas.

    Por fim, como o próprio nome sugere, o capital de giro é o que irá fazer um negócio girar e ganhar escala.

    Como calcular o capital de giro?

    Para calcular o capital de giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (AC) e reduzir os Passivos Circulantes (PC). Para isso há uma fórmula simples e que pode ser utilizada em qualquer negócio:

    CGL = AC – PC

    Sendo que:

    CGL

    Refere-se ao capital de giro líquido e a todos os recursos, seja em maior ou menor peso, que devem ser controlados para que o empreendedor não tenha surpresas com resultados negativos;

    AC

    Diz respeito ao ativo circulante. São aplicações financeiras, como dinheiro em caixa, bancos, contas a receber, entre outros.

    PC

    Refere-se ao passivo circulante, ou seja, aquilo que você tem a pagar, como empréstimos, fornecedores, contas de consumo de recursos, entre outros.

    A diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante será o capital de giro do seu negócio. A partir disso, cabe ao gestor tomar as devidas ações para garantir o equilíbrio da empresa.

    Como fazer a gestão do capital de giro?

    A má administração do capital de giro resulta em recursos insuficientes para arcar com todos os gastos da empresa.

    O ideal é se prevenir e adotar boas práticas que minimizem os impactos financeiros e garantam um fluxo alto de capital, como:

    Diminuir os prazos de pagamento

    Leve em consideração que, quanto menor for o seu prazo de recebimento das vendas, maior será a capacidade de pagamento das contas da empresa.

    Mas, apenas diminuir os prazos para o comprimento de pagamento dos clientes pode prejudicar a sua posição diante da concorrência. Por isso, aposte em alternativas como campanhas de pagamento à vista, descontos para pagamento em boleto ou débito, entre outros.

    Cortar custos

    Tenha em mente que despesas demandam cortes e reajustes constantes. Gerencie de perto as finanças da empresa e elimine gastos desnecessários sempre que observá-los.

    Dessa forma você reduz o passivo circulante e consequentemente aumenta o capital de giro.

    Controlar o histórico de inadimplentes

    Há duas formas de minimizar o impacto da inadimplência: a preventiva e a corretiva.

    Na preventiva cabe ações que visam evitar o problema, como a análise de perfil do cliente no momento do checkout. Há ferramentas antifraude que ajudam nesse processo.

    No controle corretivo, é importante ter uma política bem definida para contatar, negociar e reaver os valores atrasados ou não pagos pelos clientes. A agilidade nesse ponto é crucial para garantir o recebimento e manter o fluxo alto do capital de giro.

    Negociar com fornecedores

    Alinhe prazos melhores com seus fornecedores. Sempre tente aumentar o período para pagamento, o que você paga hoje em 30 dias, barganhe 45 dias, e assim por diante.

    Isso garante mais tempo para receber o valor das suas vendas sem correr riscos.

    Administrar o giro de estoque

    Um dos maiores problemas no e-commerce surge do desequilíbrio entre vendas e compras dos produtos. Por isso, é imprescindível analisar de perto e calcular corretamente o giro de estoque.

    A partir daí, você consegue ter uma previsão de vendas mais precisa e tem mais facilidade para administrar o inventário e não deixar produtos encalhados no estoque. Isso impacta diretamente o caixa da empresa e garante mais controle na operação da loja.

    Melhorar a margem de lucro (mark up)

    Outra alternativa para obter mais segurança financeira é por meio do aumento da margem dos produtos, o que gera um maior lucro, melhorando o resultado final.

    Para evitar que esse aumento seja percebido pelo consumidor gerando prejuízo nas vendas, aposte na negociação com os fornecedores e em otimizações na operação do negócio.

    Conclusão

    Como vimos, entender o ciclo operacional e financeiro da sua empresa é importante para manter o capital de giro sempre saudável.

    Se você se interessou pelo assunto e quer ter o controle das finança do seu negócio, recomendamos o artigo:

    💡Saiba mais: Como otimizar processos e reduzir custos com uma gestão de inventário eficaz

    Gostou? Compartilhe!