Logística

Como se calcula o indicador OTIF?

Postado por Talitha Adde

Para uma loja virtual ter sucesso com a operação logística é preciso cumprir os prazos de entrega de produtos ao comprador. Existem diversas maneiras de fazer isso acontecer, mas uma delas se trata do acompanhamento de um importante indicador de performance, o OTIF

Com essa metodologia, é possível medir o desempenho do setor logístico nas diferentes fases de envio, com o objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade da empresa e fidelizar clientes

Então, quer entender o que é o OTIF e como calculá-lo? Continue com a leitura deste conteúdo. 

O que é OTIF e para que serve?

OTIF é a sigla para o termo On-Time In Full — que, em tradução livre, significa “no tempo e completo”.  Na prática, esse é um indicador-chave da gestão logística para acompanhar a qualidade da entrega dos produtos de um negócio, a partir da avaliação dessas duas métricas:

  • On time: relacionado ao cumprimento do prazo de entrega (data e horário) que foi estabelecido com o cliente no momento da compra; 
  • In full: ligado às expectativas do consumidor após o recebimento da mercadoria, tais como integridade da embalagem, qualidade do produto etc. 

Em outras palavras, o OTIF é importante para avaliar se um envio aconteceu dentro do prazo estabelecido por uma loja virtual e se atendeu o que foi esperado pelo comprador. 

Como calcular o OTIF? 

Para calcular o OTIF, é preciso analisar cada métrica (On time e In Full) separadamente, em um determinado período de tempo. Dessa forma, é possível identificar e analisar os gargalos de cada etapa da operação.

De modo geral, as empresas que controlam esses números buscam alcançar uma taxa superior a 95% em cada uma das avaliações (On Time, In Full e OTIF).

Por exemplo, um percentual baixo de entrega pode estar relacionado a problemas da cadeia de produção, controle de estoque ou em algum gargalo na separação de pedidos. Já um número baixo na métrica de In Full pode significar um atendimento ao cliente no pós-compra não tão satisfatório. 

Dito isso, para entender o cálculo, vamos supor que o seu e-commerce realiza 80% das entregas dentro do prazo e atenda as expectativas do consumidor em 90%. Portanto, o On time é de 0,80 e o In Full é de 0,90.

O cálculo do índice como um todo segue a seguinte fórmula:

%OTIF = (% On time x %In full)

Nesse caso, portanto, o OTIF no pedido seria: 0,80 x 0,95, que equivale a 0,76, ou seja 76%.

Quais são as vantagens do indicador OTIF? 

Agora que você já sabe o que é o OTIF e como calculá-lo, conheça as principais vantagens de acompanhar esse indicador na sua empresa: 

Otimizar entregas

Com a avaliação de cada etapa do OTIF, uma empresa consegue regularizar a gestão da cadeia de suprimentos, otimizando as etapas de envio.

Isso porque o indicador permite analisar separadamente os principais gargalos da operação a partir da métrica de envio.

Reduzir custos

Com o OTIF, é possível analisar o setor logístico de uma empresa como um todo e reduzir custos, relacionados ao processo de armazenamento de mercadorias, separação, embalagem de entrega e envio. 

Satisfação dos clientes 

Por atender as expectativas de entrega e qualidade dos produtos dos clientes na etapa de pós-compra, uma empresa pode construir uma relação de maior confiança com os seus compradores.

Isso tudo cria um senso de lealdade essencial entre a empresa e o seu público-alvo.  

Como implementar o OTIF em uma operação logística?

Está convencido de que usar o OTIF para medir o desempenho da sua operação logística é bom? Então, veja como aplicá-lo: 

Escolha a plataforma de envio ideal

Busque plataformas especializadas na gestão de entregas. Opte por uma solução que permita o acompanhamento da operação em tempo real, por exemplo. 

Nesse caso, com o serviço da Mandaê, você terá mais visibilidade da operação, já que a plataforma facilita o processo para encontrar veículos e transportadoras disponíveis para entregas de cargas.

Faça os registros das etapas de envio 

Sempre atualize os status das entregas, informando os motivos de devoluções, data de agendamento de novo envio, ocorrências etc. 

Dessa forma, você conseguirá tomar decisões mais estratégicas após o cálculo do OTIF. 

Analise os dados 

Separe um tempo para analisar os dados de logística de acordo com a sua necessidade. Como já mencionamos, prefira avaliar o percentual On time e In time separadamente.

Todos esses resultados são importantes para criar um plano de ação em caso de riscos na operação de envio. 

Conclusão

Agora que você já sabe como medir o desempenho das suas entregas e garantir a satisfação dos seus clientes, não faltam motivos para você implementar o OFIT na sua loja virtual. 

E, para garantir a satisfação do cliente com a entrega dos produtos, conte com uma plataforma de envios confiável. Entre em contato com a Mandaê e conheça a solução!

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