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Core Web Vitals: o que é e por que conhecê-los?

Postado por Livia Ferreira

Atualizado em janeiro 11, 2022 por Livia Ferreira

Quem tem um e-commerce e deseja expandir suas vendas online precisa aprender conceitos e técnicas para fazer sua loja aparecer nos mecanismos de busca. Com o tempo, para priorizar as páginas mais relevantes, o Google determinou alguns critérios, chamados Core Web Vitals.

Esse conceito abarca métricas essenciais para avaliar se a experiência do usuário está sendo positiva ou negativa dentro do seu site. O Core Web Vitals está relacionado à velocidade e à estabilidade de uma página, além da forma como ela responde aos comandos do visitante.

Para entender o que é Core Web Vitals e por que é importante conhecer esse conceito, continue a leitura!

O que é Core Web Vitals?

Core Web Vitals é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para “principais métricas da web”. Ou seja, são algumas diretrizes indicadas pelo Google para avaliar se os usuários têm uma boa experiência na sua página.

O mecanismo de busca usa seus algoritmos para classificar a usabilidade do site por meio de alguns indicadores. São eles:

  • Largest Contentful Paint (LCP) — avalia o tempo necessário para que uma página carregue;
  • First Input Delay (FID) — mede quanto tempo leva para o usuário conseguir interagir com a página;
  • Cumulative Layout Shift (CLS) — verifica quão estável é o conteúdo durante o carregamento da página e a interação do usuário.

Essas métricas estão sendo desenvolvidas há algum tempo, mas foi apenas em maio de 2020 que o Google anunciou sua incorporação ao algoritmo do buscador.

Cada um dos conjuntos (LCP, FID e CLS) representa uma fração particular da experiência do usuário. Todos eles são mensuráveis, ou seja, podem ser medidos, e estão 100% direcionados à experiência real de quem navega pela página.

💡Saiba mais: Pesquisa mostra como está a experiência do consumidor no e-commerce

Isso quer dizer que, na prática, as métricas estão relacionadas a fatores de ranqueamento nos resultados orgânicos. Quanto mais saudável sua página estiver de acordo com o Core Web Vitals, mais chances seu e-commerce terá de aparecer nas primeiras posições do Google.

Quais são as principais métricas do Core Web Vitals?

Ao contrário de outras métricas até então utilizadas para mensurar a qualidade de um website, o Core Web Vitals é um conjunto de direcionamentos com foco no usuário.

Embora a usabilidade seja um atributo técnico óbvio para profissionais da área de desenvolvimento, ela pode passar despercebida pelos donos de lojas virtuais.

Para atrair usuários e obter sucesso nas vendas, é primordial ter velocidade. Essa é a grandeza que os três principais indicadores do Core Web Vitals medem. Cada um deles reflete o tempo necessário para que determinados recursos do seu site sejam apresentados às pessoas que acessam. 

Veja, a seguir, quais são os três principais aspectos relacionados ao Core Web Vitals:

Largest Contentful Paint (LCP)

A primeira métrica que deve ser considerada é o Largest Contentful Paint, que pode ser traduzida como “impressão do maior conteúdo”. Ele mede a velocidade com que o conteúdo de uma página é completamente carregado.

O LCP representa o tempo que o usuário tem de esperar para que o site possa estar apresentável e legível (e não “em processo” de carregamento). O Google atribui notas conforme o tempo necessário de carregamento:

  • Até 2,5 segundos — tempo de carregamento bom;
  • De 2,5 a 4 segundos — precisa melhorar;
  • Mais de 4 segundos — ruim.

De forma simples: se seu site demora mais de 2,5 segundos para oferecer ao usuário uma página completa, navegável e legível, você precisa agir. 

Essa métrica surgiu para substituir outras usadas até então, como o First Contentful Paint (FCP), que mede apenas o carregamento do primeiro elemento da página, e o First Meaningful Paint (FMP), que foca no principal elemento da página, mas tende a ser impreciso.

First Input Delay (FID) 

O First Input Delay (FID) pode ser traduzido como “atraso de primeira entrada”. Ele mede a velocidade com que a página responde à primeira interação do usuário. Esse atraso costuma acontecer de vez em quando, quando clicamos em um link ou botão. 

Segundo a interpretação atual do Google, basta dizer que, se no momento em que o usuário clicou ele percebeu um atraso, já é necessário melhorar a latência de entrada.

A empresa determina os seguintes valores como guia:

  • Até 100 milissegundos — tempo de resposta bom;
  • De 100 a 300 milissegundos — sinal de alerta para ajuste;
  • Mais de 300 milissegundos — má experiência para o usuário.

O FID pode ser melhorado não apenas com base no site em si. Uma boa hospedagem ou servidor garante que esse tempo seja reduzido. Redirecionamentos excessivos podem causar esse efeito negativo, portanto, tente evitá-los ao máximo.

Essa métrica também mede interações do usuário com uma página já carregada. Sejam rolagens, cliques para mudar de posição no site ou pop-ups, tudo deve responder em menos de 100 milissegundos.

Contudo, o Google entende que a experiência do usuário não é impactada apenas pelo carregamento do conteúdo ou pelo tempo de resposta, mas uma combinação dos dois fatores. Por isso, é importante ficar de olho tanto no LCP quanto no FID.

Cumulative Layout Shift (CLS)

O Cumulative Layout Shift, que pode ser traduzido como “mudança de layout cumulativa”, é um indicador que mede a frequência com que ocorrem mudanças inesperadas no layout na página, bem como a gravidade dessas mudanças.

Essas alterações costumam acontecer quando algum elemento da página muda de lugar durante a interação do usuário. 

Imagine que você está navegando por uma página e, de repente, aparece um pop-up. Porém, quando você clica no botão para fechá-lo, o pop-up muda de lugar e você clica no botão errado. Esse tipo de situação gera irritação e, muitas vezes, frustração nos usuários.

Isso ocorre porque os elementos da página, normalmente, carregam em tempos diferentes e apresentam configurações diversas para se adaptarem ao formato usado. Isso quer dizer que elementos mais pesados, como imagens e anúncios, podem causar esses movimentos repentinos que impactam a experiência do usuário na página.

O CLS não é medido por tempo. Trata-se de uma proporção máxima de alterações que a página deve ter após o seu carregamento. O 0,1 representa uma alteração de até 10% no layout, após a página estar visível e utilizável.

A escala de CLS é a seguinte:

  • Até 0,1 — bom;
  • De 0,1 a 0,25 — razoável, exigindo melhorias;
  • Mais de 0,25 — ruim, precisa de melhorias urgentes.

Uma vez que o conteúdo está visível, o Google quer que o usuário tenha paz. Portanto, evite pop-ups desnecessários, mensagens excessivas, anúncios que aparecem com atraso e afins.

Como medir o Core Web Vitals da sua loja virtual?

A otimização de websites para se manter dentro das métricas de Core Web Vitals exige bastante atenção e ajuda de profissionais que entendam do assunto. Contudo, há algumas medidas simples que você pode tomar para evitar que suas páginas sejam penalizadas.

O Google, na sua vertente atual, beneficia o conteúdo em vez de recursos. Isso quer dizer que se o seu site apresenta muitas animações, pop-ups e demais elementos que tiram a atenção do usuário, melhor repensar o layout.

Evite imagens pesadas, privilegie um conteúdo de qualidade e fuja de animações ou recursos que parecem bonitos, mas impedem que o usuário interaja com a página.

Essas ações — alinhadas a uma boa hospedagem da sua plataforma de e-commerce e uma equipe de apoio competente — certamente vão garantir um bom posicionamento no Google.

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