
Postado por Mandaê
E-commerce
Postado por Mandaê
Atualizado em agosto 11, 2021 por Mandaê
Nos últimos anos, as empresas têm direcionado investimentos e esforços para tornar a experiência do consumidor agradável durante o processo de compra. Afinal de contas, oferecer uma experiência positiva fará com que o consumidor volte a comprar na sua loja e, principalmente, a tornar-se um defensor e propagador da sua marca.
O site Opinion Box divulgou a pesquisa Experiência do Consumidor Brasileiro, que fornece dados relevantes sobre como anda a experiência do consumidor nas lojas físicas e digitais.
Sabemos que, apesar de essencial, garantir uma experiência de compra impecável é um grande desafio para os varejistas, em especial para os e-commerces.
Trazemos neste artigo informações e dicas para você aplicar em seu e-commerce e, com isso, melhorar a experiência do seu cliente. Confira a seguir!
No ano de 2020, a pandemia do coronavírus impulsionou o “boom” do comércio online no Brasil e no mundo. Com isso, muitos consumidores experimentaram pela primeira vez as compras online.
De acordo com a 43ª pesquisa Webshoppers/Ebit, em 2020 cerca de 13 milhões de consumidores passaram a fazer compras pela internet no Brasil. Isso reflete nos dados a seguir. Atualmente, 50% dos consumidores compram mais em lojas online e aplicativos e 21% compram tanto em lojas físicas quanto online.
Ao mesmo tempo, 70% dos consumidores considera que é muito importante ter uma boa experiência de compra no meio digital. Já na loja física, a experiência de compra foi considerada muito importante por 65% dos participantes da pesquisa.
Existem alguns fatores que influenciam a experiência positiva do consumidor no e-commerce. De acordo com a pesquisa, mais da metade dos consumidores apontaram o Frete grátis como fator principal.
Descrição do produto, Entrega mais rápida e Avaliações de outros consumidores também foram apontados pelos usuários como importantes.
Segundo a pesquisa, mais da metade dos consumidores voltou a comprar em uma loja por causa do bom atendimento. Isso acontece tanto em lojas físicas quanto nas virtuais.
Mas, como ter um bom atendimento na loja virtual, já que eu não tenho contato com o cliente?
Invista em um atendimento ágil e personalizado. Assistentes virtuais, Chatbots ou o Chat online, por exemplo, podem ajudar a tornar a experiência do consumidor ainda melhor.
Além disso, 88% dos consumidores concorda totalmente que um bom atendimento faz toda a diferença na hora de escolher uma loja para comprar.
Por fim, a pesquisa mostra que 51% dos consumidores tornou-se fiel à loja após uma boa experiência de compra.
Com o crescimento do mercado online, novos consumidores compraram na internet pela primeira vez. Além disso, novas marcas e empresas também começaram a vender no meio digital.
Concluímos que a concorrência aumentou. E muito. Portanto, a diferenciação do seu negócio estará na experiência que o cliente terá em sua loja virtual.
Tudo é feito de forma online. E se o consumidor não tiver uma experiência boa na sua loja virtual, ele poderá acessar outra em apenas alguns segundos
Lembre-se que o cliente não quer esperar. Por isso, invista em tecnologias e automações que estabeleçam uma relação mais próxima com o seu cliente no curto e no longo prazo. Além disso, outras ações são importantes:
Como falamos, a entrega mais rápida do produto é um dos principais fatores para a experiência de compra no e-commerce. Por isso, conte com um parceiro logístico de confiança.
Afinal, de nada adianta deixar a sua loja virtual impecável e o produto não chegar ao destinatário dentro do prazo esperado.
A Mandaê conecta o seu e-commerce com as melhores transportadoras do País. Oferecemos melhor qualidade de envio, economia em fretes e prazos de entrega menores. Além disso, você tem acesso à um painel exclusivo para controle de todos os seus envios.
💡 Se você quer conhecer mais sobre o nosso negócio e tirar suas dúvidas, então entre em contato conosco!
Leia também:
+ Customer Success – o que é e como usá-lo para lucrar mais
+ Impulsione suas vendas com descrições de produtos perfeitas
+ Pix no e-commerce: o que é e como começar a usar