Logística

Conheça o passo a passo do processo logístico da Mandaê

Postado por Mandaê

Atualizado em março 30, 2022 por Talitha Adde

Em tempos de instabilidade, como a exemplo da pandemia, destacar-se no mercado online é fundamental. A logística é parte estratégica de qualquer e-commerce e, por isso, apostar em um processo logístico que auxilie no crescimento da sua empresa é mais do que necessário.

A tecnologia pode ser uma forte aliada para melhorar as entregas da sua loja virtual. Portanto, é importante contar com um parceiro logístico que acompanhe as tendências do mercado.

Se você está a procura de um novo serviço de entrega para o seu e-commerce, chegou no lugar certo.

E, se você não conhece a logística da Mandaê, vamos contar tudo em detalhes. Nosso modelo de negócio funciona com a excelência da operação do Cross Docking e, principalmente, com algoritmos que conectam o seu e-commerce com a transportadora ideal para enviar a sua encomenda.

Conheça neste artigo como funciona o processo logístico da Mandaê!

Como é o processo logístico da Mandaê 

Saber sobre logística é essencial para quem tem uma loja online. E, sobretudo, conhecer como a Mandaê funciona pode ajudar você a decidir com qual parceiro logístico seguir.

Desde a coleta até a chegada no destinatário, o processo logístico da Mandaê funciona em 5 etapas:

1. Coleta

O processo de coleta é a porta de entrada das encomendas na Mandaê. Veículos parceiros buscam as encomendas no estoque do e-commerce e trazem para o Cross Docking.

A equipe da Mandaê administra os parceiros logísticos, gerencia as coletas e roteiriza os veículos de acordo com a necessidade dos clientes. Além disso, treinamos constantemente os nossos parceiros para realizar o melhor serviço de coleta.

É importante ressaltar que, atualmente, somente e-commerces dos estados de São Paulo e Minas Gerais podem contar com o serviço de coleta da Mandaê. Em breve, iremos atender mais regiões.

Ao chegar na Mandaê, as encomendas passam pela conferência. Alguns detalhes são analisados como, por exemplo, encomendas sem nota fiscal, embalagem adequada e informações do destinatário. Se tudo estiver correto, a encomenda segue para a cubagem.

2. Cubagem

De uma forma geral, a cubagem é o meio utilizado para medir o volume da encomenda. Ou seja, o espaço que irá ocupar dentro do caminhão.

É o padrão de medida usado para verificar a dimensão dos objetos, já embalados, para precificar o custo do envio.

Na Mandaê, as encomendas são separadas por modalidade. As encomendas de modo “rápido” são priorizadas, enquanto os envios “econômicos” são colocados em sequência.

Em seguida, as encomendas são dimensionadas na máquina de cubagem. Os sensores ópticos e a balança integrada captam todas as medidas da caixa, que são inseridas digitalmente em nosso sistema.

A partir daí começa a etapa de leilão. É nessa etapa em que a melhor rota para cada encomenda é traçada 💡

3. Etapa de leilão: o nosso processo-chave!

Aqui a Mandaê seleciona a melhor transportadora parceira para realizar o transporte da encomenda.

Antes de mais nada, é importante falar que não existe uma única transportadora que tem as melhores condições de preço, prazo e qualidade para todo o território nacional. É por isso que a Mandaê tem diversas transportadoras integradas em sua plataforma.

Por meio de algoritmos, cruzamos as informações do cubômetro com o CEP de destino, modalidade de envio, preço, prazo e valor declarado do produto.

Todo esse processo reduz custos para o e-commerce e aumenta a qualidade na entrega. Além disso, o e-commerce conta com o melhor de cada transportadora em um único contrato.

Por fim, uma etiqueta é impressa com o número da fila da transportadora. Depois, a encomenda segue para a expedição.

4. Expedição: separação da encomenda

Após a etapa de leilão, a encomenda passa por um processo de triagem.

Aqui, as encomendas são separadas por transportadora e são gerados alguns documentos, como os romaneios de saída e o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

O romaneio de saída é um documento que certifica a entrega dos pedidos aos nossos parceiros. Já o CT-e documenta, para fins fiscais, uma prestação de serviço do transporte de cargas.

Em nosso Cross Docking, cada parceiro logístico tem seu horário para a retirada das encomendas.

5. Envio da encomenda

Aqui, as transportadoras parceiras da Mandaê realizam um novo processo para triar as encomendas por região de destino. E, com isso, a encomenda seguirá para o seu destino.

Por fim, todas as informações do caminho da encomenda podem ser consultadas, tanto pelo cliente, quanto pelo destinatário, em nosso sistema Rastreaê.

Mandaê: o serviço logístico ideal para o seu e-commerce

Ter um processo logístico eficiente está no topo da lista de prioridades de todas as lojas virtuais.

Além disso, um serviço de entrega eficaz aumenta a satisfação dos seus clientes e, consequentemente, aumenta o número de vendas do seu e-commerce.

“Trabalhar em nosso Cross Docking significa viver a experiência da entrega na prática, vivenciar o quão desafiador e complexo é conectar o comprador com seu tão esperado produto. Fico feliz com a missão da Mandaê, de poder oferecer liberdade ao comércio online, nosso cliente, através da oferta de players de entrega relevantes no mercado”, relata Edvaldo Borges, supervisor do Cross Docking da Mandaê.

Uma simples frase resume todo o nosso processo logístico e a nossa proposta de valor ao comércio online:

🚛 Com a Mandaê, você vende e deixa o resto com a gente!

Se você ainda não é nosso cliente e deseja conhecer mais sobre os nossos serviços, então entre em contato conosco!

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