
Postado por Talitha Adde
Marketing
Postado por Talitha Adde
Atualizado em março 30, 2022 por Nuvemshop Acesso
Criar um negócio envolve muito planejamento. Além de definir o nicho de mercado, para quem vender e quais canais serão utilizados, é importante pensar na proposta de valor da empresa, isto é, qual será o posicionamento da marca para o público.
Isso porque esse elemento de marketing é o primeiro item que determina se um potencial cliente vai querer saber mais sobre o seu produto ou simplesmente clicar no botão para sair da sua loja virtual.
Mas, apesar de ser fundamental para o sucesso de qualquer negócio, muitos empreendedores não utilizam esse conceito ou não sabem exatamente como aplicá-lo no dia a dia. O resultado disso é a perda de oportunidades valiosas.
Então, quer entender o que é proposta de valor e como criar uma para o seu negócio? Continue com a leitura deste artigo! Vamos lá?
Proposta de valor é um conceito de marketing que determina se o que o seu negócio oferece é relevante para o público-alvo. Portanto, é por meio dela, que uma empresa cria o seu diferencial competitivo.
Além disso, a proposta de valor é uma etapa fundamental do Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.
Então, resumidamente, o conceito é construído com base na identificação dos pilares da marca, apontado como ela deve ser percebida pelo mercado.
Por isso, uma proposta de valor deve ter:
Além de ser a primeira informação que os visitantes veem na página inicial da sua loja, a proposta de valor deve ser visível em todos os principais pontos de entrada do site.
Isso não é apenas por estética, mas principalmente para melhorar o seu valor no ciclo de vida do cliente.
Criar a proposta de valor da sua marca permite que:
Além disso, a proposta de valor vai determinar os motivos pelos quais os consumidores escolhem a sua empresa e não uma concorrente. É a partir daí que ele fará a análise do custo-benefício para decidir se vale a pena comprar o que está sendo ofertado.
Lembre-se de que, apesar de a sua mercadoria ter uma boa qualidade, o que importa são os atributos do produto oferecidos pela sua marca, previstos na proposta de valor.
Dessa forma, o cliente será capaz de perceber que aquilo que sua marca oferece é ideal para suprir as necessidades dele.
Uma proposta de valor deve reunir elementos fundamentais para impactar o cliente no momento em que ele procura mais informações sobre um produto. Para isso, ela deve ter os seguintes aspectos:
Sua proposta de valor deve falar o “mesmo idioma” do seu cliente. Para isso, você precisa conhecer a linguagem que seus clientes usam para descrever a sua empresa ou produto e como se beneficiam dela.
Mas atenção: a maneira como você fala sobre seus serviços pode ser muito diferente da forma como seus clientes o descrevem.
Por isso, é preciso estudar os hábitos dos seus consumidores para compreendê-los. Observe quais redes sociais eles utilizam, quais são os sites que visitam para compras, como procuram se informar etc.
Na hora de desenvolver a proposta de valor da sua empresa, lembre-se de que a mensagem deve ser clara.
Além disso, fique atento ao tamanho do texto. Fornecer uma quantidade suficiente de informações é crucial para aumentar a taxa de conversão, mas você precisa aliar isso a uma proposta de valor clara e convincente.
Outro ponto que merece atenção é na forma como você diferencia a sua oferta dos concorrentes.
Analise os seus pontos fortes e pondere o que seus clientes prezam na hora de concluir uma compra: frete grátis, cupom de desconto, promoções etc.
Geralmente a proposta de valor é formada por um bloco de texto com um título, subtítulo e um parágrafo de texto aliados a um bom visual, como fotos ou recursos gráficos.
Apesar de existirem diversas formas possíveis para criar uma proposta de valor, a fórmula padrão é:
Defina o benefício que você está oferecendo em uma frase curta. Você pode citar seu serviço, produto ou cliente.
Faça um parágrafo com uma sentença de duas a três linhas que explique o que você faz, para quem é o seu serviço ou por que ele é útil.
Liste brevemente os principais benefícios ou serviços que você oferece. Dessa forma, é possível captar a atenção do cliente.
Utilize uma imagem que reforce a sua mensagem principal, sempre ilustrando a mensagem que está no conteúdo.
Agora, avalie a sua proposta de valor atual e verifique se ela responde às perguntas abaixo:
Use a fórmula padrão para estruturar essas respostas e, se necessário, desenvolva novas opções de proposta de valor para a sua empresa.
Agora que você já sabe o que é uma proposta de valor, veja dicas de como criar um documento diferenciado para o seu negócio:
Converse com seus atuais clientes para entender o seu público e o que o motiva. Isso vai moldar a linguagem que você utilizará na sua comunicação e ainda vai ajudá-lo a identificar melhorias nos seus produtos e na sua empresa.
Procure entender quais são as necessidades e problemas dos seus clientes, assim como a faixa etária, o grau de escolaridade e quais informações eles consomem.
Depois de pesquisar o seu público, analise os dados qualitativos e procure padrões:
Com essas informações em mãos, defina a persona do seu negócio, isto é, a representação do seu cliente ideal. Isso tudo te ajuda a entender melhor os seus potenciais clientes, indicando o que eles valorizam e que aspirações têm.
💡Saiba mais: O que é análise de Cohort e por que ela é importante?
Suas conversas com os atuais clientes podem ajudá-lo a descobrir lojas, empresas e marcas que eles admiram.
Com esses dados, especialmente sobre seus concorrentes diretos, você pode descobrir o que seus consumidores prezam e o que é possível melhorar em seu negócio.
Agora que você compreende melhor a sua persona e os seus concorrentes, é hora de determinar a sua principal vantagem.
Embora possam existir várias razões para comprar seus produtos, muitas vezes, há um detalhe especial em que o seu público está mais interessado, como:
Com esses dados em mãos, comece a desenvolver sua proposta de valor.
Por fim, chegou a hora de conhecer algumas propostas de valor para inspirar na criação da sua! Confira a seguir:
O que a empresa vende: plataforma para criação de site ou blog.
Qual é a vantagem de usá-lo: ter um site gratuito.
Quem é o público-alvo para esse serviço: pessoas que querem um blog pessoal ou um site de negócios.
O que a empresa vende: camisas masculinas com bom caimento e tecido confortável.
Qual é a vantagem: comprar online camisas com bom caimento, tecidos leves e secagem rápida.
Quem é o público-alvo para esse produto: homens que buscam elegância e conforto para desempenhar as mais diversas atividades do dia a dia.
O que a empresa vende: mochilas para viagem.
Qual é a vantagem: mochilas de viagem espaçosas, práticas e funcionais.
Quem é o público-alvo para esse produto: viajantes que fazem mochilão e precisam carregar sua bagagem de forma prática e funcional.
O que a empresa vende: uma ferramenta que ajuda a organizar visualmente arquivos e atividades.
Qual é a vantagem de usá-lo: é possível movimentar as atividades por posição e colunas para manter o controle das informações e condensar tudo em um só lugar.
Quem é o público-alvo para esse serviço: pessoas e empresas que querem organizar suas tarefas.
Como vimos, uma boa proposta de valor mostra aos seus clientes como as soluções são interessantes e de que forma elas atendem às necessidades que eles têm. Por isso, ao criar a estratégia de marketing da sua empresa, é preciso planejá-la.
Caso você precise de uma ajuda para essa etapa do seu negócio, baixe o nosso plano de marketing gratuito:
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Além disso, não deixe de conferir os seguintes artigos para te ajudar na elaboração do texto da sua proposta de valor:
💡Saiba mais:
Neuromarketing ajuda a desvendar a mente do seu consumidor